Os 11 livros sobre empreendedorismo para quem quer ser, ou já é um empreendedor

Gestão
livros sobre empreendedorismo

Atualização e aprendizado contínuo são fundamentais no segmento de empreendedorismo. Afinal, tendências são lançadas a todo momento e processos, produtos e serviços mudam e evoluem em velocidade cada vez maior.

Para não ficar para atrás nesse mercado tão dinâmico, o aprendizado precisa ser um hábito rotineiro. Nesse sentido, investir em livros sobre empreendedorismo é uma atitude indispensável.

Não podem faltar na sua estante títulos essenciais para a carreira como os que apresentaremos nesse artigo. Então, confira 11 livros sobre empreendedorismo para quem quer ser ou já é empreendedor!

1.O Lado Difícil das Situações Difíceis, de Ben Horowitz

Muitos falam sobre as maravilhas de ser empresário, como a de ter liberdade para decidir o futuro do próprio negócio. No entanto, poucos abordam com sinceridade os desafios de ter uma empresa e a importância de saber como lidar com erros e com o fracasso.

Experiente empreendedor no Vale do Silício, Ben Horowitz trata dessas questões em O Lado Difícil das Situações Difíceis. Ao longo das páginas do livro, publicado pela Martins Fontes, o autor dá dicas para resolver situações que não são trabalhadas nas faculdades de Administração. O livro ajuda o leitor a lidar com problemas como ter que demitir um amigo ou, até mesmo, identificar o momento de vender sua empresa.

2.Startup Enxuta, de Eric Ries

Empreendedor residente na Harvard Business School, Eric mostra neste livro como empreendedores usam a inovação contínua para criar empresas de sucesso no mercado. No centro da discussão estão princípios que podem ser usados por todos que buscam construir produtos novos sem desperdício.

O autor conta histórias da vida real e leva para o leitor lições de algumas das empresas mais dinâmicas do momento. O diferencial do livro é que os princípios da startup enxuta podem ser aplicados em todo e qualquer projeto, independentemente do segmento de atuação.

3.O Gestor Eficaz, de Peter F. Drucker

O clássico de Peter F. Drucker ensina, como o próprio nome indica, como gerenciar de forma eficaz e prática. Mostrar para os gestores como fazer acontecer é um dos grandes trunfos da obra. Lançado em 1990, o livro segue atual por abordar tendências administrativas que são atemporais e conjugá-las com dicas práticas, que podem ser aplicadas no dia a dia de qualquer gestor.

4.Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie

Outra obra clássica que não pode faltar na biblioteca de empreendedorismo é Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas. Lançado em 1936, o livro continua atual, abordando conceitos essenciais para quem quer melhorar a forma que se relaciona com outras pessoas, seja no âmbito pessoal ou profissional. Carnegie fornece métodos e técnicas indispensáveis para quem quer se destacar nos relacionamentos interpessoais e se sair bem em uma negociação.

5.O Jeito Disney de Encantar os Clientes, por Disney Institute

Um atendimento excepcional é um dos grandes diferenciais da Disney. Por isso, essa é uma ótima obra para quem quer se inspirar nos métodos criativos e nas práticas inovadoras que tornaram a empresa referência na satisfação dos próprios clientes. No livro, é possível conhecer as iniciativas praticadas pela Disney, assim como os fundamentos de seu fundador, Walt, para o sucesso e o crescimento.

6.7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey

Como administrar problemas e usar o tempo da melhor forma possível são alguns tópicos abordados no livro, que é um dos maiores fenômenos editoriais do mundo dos negócios. Ao longo das páginas, o leitor tem acesso a ferramentas que ajudam a colocar em prática uma mudança efetiva no seu dia a dia tanto pessoal, quanto profissional.

7.Girlboss, de Sophia Amoruso

A inspiradora história de uma executiva de 100 milhões de dólares é o que o leitor encontra em Girlboss, de Sophia Amoruso. Um dos diferenciais do livro é mostrar que, mesmo quando tudo parece perdido, é possível usar suas habilidades e talentos pessoais para virar a mesa e construir uma empresa em que acredita.

8.Aventuras Empresariais, de John Brooks

Best-seller do New York Times e apontada como livro preferido de Bill Gates, a obra de Brooks trata de grandes fracassos em grandes empresas. Um dos cases abordados é o da Ford, que desenvolveu o Edsel, um carro de passeio que foi um fracasso, devido a avaliações equivocadas em relação ao seu nome e design. Em Aventuras Empresariais é possível entender que decisões são capazes de alçar uma empresa ao sucesso ou, por outro lado, tirá-la do mercado.

9.Mindset, de Carol Dweck

O termo, apontado como a nova psicologia do sucesso, é destrinchado no livro de Carol Dweck, professora de Psicologia na Universidade de Stanford e especialista em sucesso e motivação. Em linhas gerais, mindset é a atitude mental com que encaramos a vida. Mudá-lo pode ser essencial para que todo o potencial seja devidamente explorado.

10.Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Em sua segunda edição, o livro mostra uma maneira inovadora de pensar sobre estratégia. Isso resulta no desenvolvimento de novos espaços (o oceano azul do título) e separação da concorrência (oceano vermelho).

Para desenvolver a teoria, os autores fizeram um estudo com 150 vencedores e perdedores em 30 diferentes indústrias. Segundo Kim e Mauborgne, empresas que criam novos nichos encontram, consequentemente, caminhos diferentes para o crescimento contínuo.

11.O Mito do Empreendedor, de Michael E. Gerber

Ajudar o leitor a se preparar melhor, manter uma atitude positiva e aumentar sua produtividade é a proposta de O Mito do Empreendedor. Ao longo das páginas, o autor traz métodos eficazes para atingir esses objetivos. Gerber mostra como o empresário pode dar sua cara ao negócio, sem precisar fazer tudo sozinho, além de mostrar formas de estruturar a empresa para superar eventuais desafios.

Investir em livros sobre empreendedorismo é essencial para quem é ou quer se tornar empreendedor. No entanto, a busca por conhecimento não deve parar por aí. Blogs, cursos, vídeos e participação em eventos são bons recursos para continuar firme no caminho do desenvolvimento e se tornar um empresário mais capacitado a cada dia.

Gostou das nossas sugestões de livros sobre empreendedorismo? Então leia também sobre a importância de fazer cursos para aprender a empreender!

Quer conhecer a solução que pode ajudar a sua empresa? Ligue agora para 3003-3709 ou acesse empresas.serasaexperian.com.br.

Publicada em 21/10/2019 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: