Você conhece seu limite de crédito? Te ensinamos a analisar!

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Talvez este não seja um ponto amplamente difundido no meio empresarial, mas o limite de crédito de uma empresa é um fator determinante para o seu sucesso.

Hoje, é difícil que um negócio (sobretudo os de pequeno porte) disponha de capital suficiente para arcar com as suas demandas básicas — como pagamento de contas, funcionários e fornecedores — e ainda investir no seu crescimento.

Nesse contexto de orçamento limitado, muitas vezes a saída encontrada pelo empresário é ir em busca de crédito no mercado. Assim, dispor de um bom limite de crédito, na prática, é o que viabiliza o crescimento da empresa.

Por exemplo, o acesso ao crédito pode facilitar novos investimentos, permitir a ampliação das atividades e do capital de giro, ou até mesmo ser útil para tirar o negócio de situações difíceis.

E você, conhece o limite de crédito da sua empresa? Preparamos este artigo para tratar desse assunto e ensinar você a analisar esse limite. Acompanhe!

O que interfere no limite de crédito da sua empresa?

O limite de crédito empresarial é um reflexo da situação financeira da empresa aos olhos do mercado. A lógica é: quanto melhor for essa situação, maior será o limite de crédito — embora existam muitos outros fatores capazes de interferir no cálculo.

É o mercado que precisa ter conhecimento sobre a saúde financeira do seu negócio. Isso é feito especialmente por meio das instituições financeiras, com base em dados como:

  • históricos de compras e pagamentos;
  • capital social da empresa;
  • fontes de financiamento;
  • contratos financeiros anteriores;
  • pendências e restrições no mercado;
  • índice de endividamento;
  • score de crédito;
  • performance financeira, além de outros pontos que sejam capazes de demonstrar a solidez do negócio e a sua capacidade de honrar dívidas.

Nesse sentido, pode acontecer de uma empresa apresentar finanças equilibradas, estar bem-estruturada, mas não dispor de um histórico de operações financeiras no mercado. Na prática, a ausência desse histórico pode acender um sinal vermelho para os bancos, pois dificulta a avaliação dos riscos — e isso acaba por interferir negativamente no cálculo do limite e na concessão de crédito.

Como entender melhor o limite de crédito do negócio?

O limite de crédito de uma empresa pode variar bastante de uma instituição financeira para outra. Isso acontece porque cada uma faz sua análise de forma particular, considerando critérios próprios e levando em conta o risco que está disposta a assumir em troca da remuneração dos juros.

Não é possível fazer um cálculo exato do limite de crédito. Entretanto, a empresa pode realizar uma autoavaliação e entender se a sua situação atual contribui mais ou menos para ter acesso a um bom crédito, antes mesmo de solicitá-lo. Para isso, o ponto de partida é a análise da situação financeira do negócio.

Análise da saúde financeira

Essa análise é primordial e deve anteceder qualquer pedido de concessão de crédito. Quando o negócio dá indicativos de que está com as finanças em desordem ou com dívidas em aberto, o acesso ao crédito se torna mais restrito.

Os bancos e financeiras entenderão que há um risco maior na liberação do crédito e, por isso, podem dificultar o acesso ou praticar altas taxas de juros.

Regularidade

A regularidade da empresa também tem muito a dizer sobre a sua performance de crédito no mercado. O negócio que está devidamente constituído, com toda documentação em ordem e cumprindo com rigor suas obrigações, com certeza tem muito mais condições de acesso ao crédito do que as empresas irregulares.

Para o acesso ao crédito, são muito importantes o cumprimento de obrigações acessórias, a execução correta de expedientes fiscais e o monitoramento do CNPJ. Documentos como a declaração de IRPJ, DRE e Balanço Patrimonial, por exemplo, oferecem uma visão confiável sobre a saúde do negócio. Isso é um subsídio informativo valioso para que instituições financeiras concedam limites maiores.

Meu limite está baixo. Como melhorar?

O limite de crédito é um atributo dinâmico. Ou seja, ele pode aumentar ou diminuir conforme a empresa passe mais ou menos segurança ao mercado.

Assim, se o seu negócio apresenta um limite reduzido, é possível assumir determinadas posturas para melhorar a imagem financeira da empresa — e, consequentemente, aumentar o limite de crédito.

A seguir, listamos algumas ações que podem fortalecer o seu crédito. Confira!

Manter uma boa gestão financeira

Dispor de uma gestão financeira, sem dúvida, pode evitar vários problemas para qualquer negócio. Com ativos e passivos em ordem, fica muito mais fácil entender a dinâmica de operações da empresa, evitando que ela atrase pagamentos, assuma riscos desnecessários ou contraia dívidas.

Efetuar o pagamento de contas nas datas de vencimento

O pagamento de contas na data correta também é uma ação capaz de interferir no limite de crédito de uma empresa. A pontualidade nos pagamentos demonstra boa organização financeira, além de compromisso com as obrigações e com a saúde do negócio.

Como o mercado tem acesso aos dados de pagamento de faturas, boletos, duplicatas e outros títulos, é fundamental priorizar a quitação deles sempre na data certa. Do contrário, o score de crédito da empresa pode reduzir, assim como o limite.

Desenvolver um bom relacionamento com o mercado

Vivemos na era da informação, um período em que dados trafegam a todo momento e informações são compartilhadas por diferentes empresas e órgãos governamentais. Por isso, o relacionamento com o mercado é um dos atributos mais importantes para a performance de crédito de uma empresa.

Nesse cenário, o histórico da empresa conta muito. A sua relação com instituições públicas e privadas está a todo tempo gerando dados, estatísticas e informações capazes de pesar positiva ou negativamente em vários aspectos — em especial no financeiro.

Assim, é primordial que o negócio tenha postura altamente profissional, honrando seus compromissos, cumprindo a legislação e as demais obrigações que recaem sobre as suas atividades. Isso fortalece a sua credibilidade e só faz melhorar o limite de crédito.

Vimos que o limite de crédito de uma empresa é um quesito essencial no cenário atual. Esse limite pode ser a base para o desenvolvimento do negócio e abrir portas para novas oportunidades e investimentos, aumentando sua competitividade. E o primeiro passo para melhorar o limite de crédito da sua empresa é analisá-lo e conhecer as variáveis que podem interferir nele.

Agora que você já entendeu a importância do limite de crédito para a sua empresa, não pare por aqui. Baixe o nosso guia completo para otimizar a saúde do seu negócio e aprenda mais sobre esse tema também!

Publicada em 09/04/2020 - Fonte: Serasa Experian
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