[INFOGRÁFICO] Entenda a importância e a força das PMEs para a economia brasileira

Mercado

Com as regras de flexibilização em muitas regiões, a economia começa e dar sinais de retomada e, nesse momento, é importante que as pequenas empresas adotem estratégias precisas para conseguir uma boa recuperação do negócio.

Esse segmento foi bastante afetado pelo momento atual em que vivemos. Dados do IBGE com empresas de variados setores mostram que quase 50% delas tiveram impactos negativos nas atividades nos últimos meses, o que inclui queda nas vendas.

Contudo, há algumas iniciativas que podem ajudar no andamento das atividades e no crescimento do negócio nos próximos meses. Um passo essencial é o planejamento financeiro. Embora a maioria das pequenas empresas não tenha muito dinheiro em caixa, é possível adotar estratégias para manter a saúde financeira, como corte de gastos, renegociação de dívidas e linhas de crédito especial.

Além disso, é preciso buscar soluções para adaptar as vendas à realidade atual, como comércio online, atendimento personalizado, entre outras iniciativas.

Cadastre-se de graça e conheça as soluções da Serasa Experian para a sua empresa

Outro ponto importante para a retomada das atividades é a atração de clientes. É fundamental aplicar ações eficientes para prospectar bons clientes e evitar riscos na venda. Além de ações para a prospecção, é necessário investir em medidas de higiene para garantir a segurança dos consumidores em negócios com espaços físicos.

As PMEs tem grande relevância para a economia e têm força para lidar com os desafios atuais e retomar as atividades. Veja no infográfico algumas dicas sobre isso!

Força-das-PMEs

O cenário atual apresenta inúmeros desafios, mas ao adotar estratégias certas é possível contorná-los e acompanhar a retomada da economia. Nesse sentido, as pequenas empresas podem investir em soluções tecnológicas e financeiras para reduzir os riscos e ter mais sucesso nas atividades.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre as ferramentas que podem ajudar nesse momento de retomada da economia? Então, conheça as soluções da Serasa Experian para a sua empresa!

Publicada em 23/10/2020 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: