5-sinais-que-você-deve-atentar-antes-de-fechar-uma-negociação

Escolher um fornecedor é como decidir um namoro, isto é, vale para o futuro. Na vida pessoal, nem sempre temos como avaliar o passado, ao contrário de um parceiro de negócio que pode ser analisado conforme os seguintes critérios:

1. Pendências financeiras

Uma consulta aos bancos de dados de órgãos como a Serasa Experian pode mostrar pendências financeiras de seu potencial fornecedor. Embora o nome sujo nem sempre seja causado voluntariamente, o melhor é evitar empresas com muitas anotações no CNPJ.

2. Indicadores financeiros

Os indicadores financeiros também ajudam a formar um quadro da reputação de um possível fornecedor. Além das soluções Serasa Experian, uma consulta na Junta Comercial pode ser reveladora sobre o perfil de uma empresa nesse aspecto.

3. Grau de dependência

Outro ponto que pode revelar possíveis problemas com um futuro fornecedor é verificar seu grau de dependência. Ou seja, o quanto a empresa avaliada depende de um único cliente para manter sua lucratividade. Quanto menos dependente, melhor.

4. Reputação no mercado

Credibilidade é outro ativo fundamental. Por isso, avalie junto a outras empresas se a reputação da sua candidata a fornecedora está arranhada ou não. Se a sua investigação mostrar que no passado ela feriu acordos ou descumpriu tratos, evite fechar negócio.

5. Qualidade da entrega

Respeitar prazos e entregar mercadorias e serviços em boas condições é o mínimo que se pode esperar. Sendo assim, faça testes antes de assinar um contrato para avaliar como o potencial fornecedor entrega o prometido. Se necessário, repita o processo!