Já aconteceu de te perguntarem sobre como vai organização do seu negócio e você ficar na dúvida do que responder, pois não sabe se ele vai bem ou mal?

Isso acontece com muitos empreendedores que não conhecem bem os indicadores financeiros do seu negócio ou utilizam indicadores muito simplórios para avaliar o desempenho da própria organização.

Esses indicadores são os números que resumem a saúde financeira e geral da empresa, e tem origem em 3 relatórios principais: fluxo de caixa, Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) e balanço patrimonial. Continue sua leitura e entenda mais sobre esses conceitos!

O que são indicadores financeiros?

Indicadores financeiros são os resultados que resumem a saúde financeira geral da sua empresa, obtidos após a realização de uma análise de dados.

Ter bons indicadores financeiros é como ter informações suficientes para pilotar um avião. Um bom piloto precisa dominar a altitude da aeronave, saber a velocidade adequada, pressão interna e externa da cabine e, principalmente, precisa saber se está na rota correta, ou seja, se o avião está na direção esperada pelos passageiros.

Com a empresa não é diferente. Todos os colaboradores, do seu mercado e até mesmo a sua família podem estar dependendo de você e da sua interpretação dos indicadores financeiros.

Por que os indicadores financeiros são importantes?

Em uma empresa, os indicadores financeiros fornecem subsídios aos gestores para melhores tomadas de decisões, baseadas em dados. Quando a empresa monta o seu planejamento organizacional, ela determina metas e estratégias para alcançar a curto, médio e longo prazo.

Os indicadores é que vão estabelecer se as metas estão sendo atingidas e se a atividade da empresa está gerando lucros. Eles também são muito assertivos quando usados para analisar possibilidades de investimento e expansão do negócio e reduzir gastos e despesas.

Sem os indicadores a empresa pode estar indo de mal a pior sem que ninguém se dê conta dos prejuízos.

Quais são os principais indicadores financeiros?

Existem muitos indicadores que ajudam sua empresa em diversas análises de dados e, para escolher, tudo depende dos seus objetivos. Lucratividade da empresa, retorno sobre investimento e crescimento de receitas são alguns dos pontos que os indicadores revelam.

Contudo, é preciso entender que falhas podem acontecer e se necessário refaça o processo para tirar a prova real. Os indicadores financeiros podem ser usados também por investidores do mercado financeiro, além das empresas.

Margem EBITDA

EBITDA significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Em português, são os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Esse é um dos indicadores mais usados no mercado, principalmente por empresas que têm capital aberto.

Esse indicador mostra a rentabilidade da empresa, demonstrando a eficiência da empresa levando em conta os resultados de operação.

Quanto maior for a margem EBITDA, maior será a eficiência da empresa para gerar lucro e valor para seus acionistas e sócios. Além disso, o indicador também é parâmetro para analisar o índice de lucratividade e endividamento da empresa.

Margem Líquida

Aqui, o indicador segue a mesma linha de raciocínio. Ele serve para mensurar o lucro líquido de uma empresa em porcentagem. Para isso, leva em consideração todas as despesas da empresa, diretas e indiretas, como a venda e produção de produtos ou prestação de serviços.

Margem Bruta

O indicador mensura o lucro bruto da empresa e seu objetivo é constatar o quanto a empresa é eficiente quando o assunto é vendas.

Margem de contribuição

Este indicador financeiro serve para medir qual parte do valor das vendas de produto ou prestação de serviços pode contribuir para o pagamento dos custos fixos da empresa.

É uma margem que pode ser unitária ou medida em porcentagem. Basicamente, podemos entendê-la como o indicador que dita o valor que é preciso cobrar pelo produto para ter lucro.

Custos fixos e variáveis

Um detalhe: custos e despesas não são o mesmo. As despesas são qualquer tipo de gasto que não tenha relação direta com o produto ou serviço prestado. Os custos são os gastos indispensáveis para o funcionamento da empresa. Eles podem ser fixos ou variáveis.

Custo fixo é todo gasto que mensalmente permanece igual, independente de aumento ou diminuição na venda, ou produção. Por outro lado, os custos variáveis são aqueles dispensados para a compra de mercadorias e matéria-prima para o funcionamento do processo.

São considerados variáveis pois, caso a empresa tenha uma alavancagem nas vendas os gastos variáveis também subirão.

Ponto de equilíbrio

Este indicador serve para apontar o mínimo de receitas necessárias para a empresa cobrir todos os custos sem ter prejuízo.

Diferentemente dos indicadores que mostram as margens de lucro, o resultado do ponto de equilíbrio deve ser o menor possível. E quanto antes a empresa conseguir atingir o ponto de equilíbrio, mais rápido o lucro será contabilizado.

Retorno sobre Investimento - ROI

A taxa de retorno, ou retorno sobre investimento, é um indicador que mensura o rendimento de um investimento em determinado período. Ele pode ser usado na gestão de empresas para campanhas de marketing, por exemplo, e por investidores para analisar seus ativos financeiros.

Retorno sobre o Patrimônio Líquido - ROE

O ROE é um indicador que representa as posses de uma empresa em valores. Basicamente, ele é calculado pela diferença entre os ativos e passivos da organização. Seu fundamento é determinar o quanto de lucro uma empresa consegue gerar a partir dos seus próprios recursos.

Ticket Médio

Quanto maior for o ticket médio, melhor. Esse indicador serve para entender como o valor gasto por cliente em média se comportou durante determinado período.

Analisando o indicador do ticket médio, você pode conhecer melhor o seu cliente para lançar produtos, entender o comportamento de compra do seu público-alvo e se planejar para novas ações de marketing.

Como os indicadores financeiros funcionam?

Após entender os objetivos e a relevância de cada indicador para a sua empresa, é hora de colocá-los em prática e fazer uma análise dos resultados. Os resultados devem ser comparados com o histórico da empresa para fazer uma interpretação dos mesmos.

O próximo passo é reunir a equipe para debater as variáveis e responder questões como: como alcançamos – ou deixamos de alcançar – determinados resultados? Quais ações realizamos (ou não) que nos levaram a esse desempenho?

Depois, é hora de planejar as próximas ações e determinar quais projetos serão colocados em prática para otimizar os resultados e tomar outras decisões para o futuro da empresa.

Quais são os principais relatórios de indicadores financeiros?

Na maioria das empresas, os indicadores financeiros são provenientes de três relatórios principais: o relatório de fluxo de caixa, o Demonstrativo do Resultado do Exercício, o DRE e o balanço patrimonial.

Fique bem atento a esses relatórios do ponto de vista gerencial e não apenas sobre as informações contábeis.

Demonstrativo de fluxo de caixa

O demonstrativo de fluxo de caixa é o relatório mais simples e mostra somente as entradas e saídas da sua empresa, tendo como resultado um fluxo que pode ser positivo, quando sua empresa termina um período com mais dinheiro do que começou ou negativo se o contrário acontece.

O mais importante é que na apuração do seu relatório de fluxo de caixa, você considere como data de entrada ou saída, o dia em que houve movimentação financeira na sua empresa.

Demonstrativo de Resultado do Exercício

Esse relatório pode ser mensal ou anual. Nele, o que vale é a data pelo regime de competência, ou seja, o que conta como receita não é pelo dia que o dinheiro entrou na sua conta, mas sim a data em que sua empresa entregou o produto/serviço para o cliente.

O mesmo conceito serve para os gastos e custos ou despesas, computados no dia em que sua empresa consome esses insumos. No final do demonstrativo, você conseguirá medir o lucro ou prejuízo da empresa, pois somente na competência é que é possível obter esse resultado.

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial completa o quadro de relatórios de indicadores financeiros, pois tanto o fluxo de caixa quanto o DRE estão olhando o dinheiro que circula na sua empresa, quando na verdade, existe a necessidade de você fazer um balanço para saber quanto dinheiro fica de alguma forma guardado, estocado na empresa.

Nos ativos, o balanço patrimonial vai apontar o que ficou estocado na empresa, não somente mercadorias, mas os valores no banco, de contas a receber. Esse é o seu ativo. Mas temos também, os passivos, os seus "estoques" de compromisso, suas obrigações e deveres e até dívidas que a empresa possa ter com o banco ou com o fisco.

Como analisar os indicadores financeiros?

Os indicadores financeiros são resultados da análise de um histórico de dados que fornecem informações para o gestor conseguir projetar e planejar novas metas e objetivos para o futuro da empresa.

Para uma maior efetividade da análise dos indicadores, é importante lembrar que nenhum deles é exato e quanto maior o recorte temporal, mais dados poderão ser coletados. Além disso, comparar diferentes tipos de indicadores pode ajudar a compreender melhor a situação da empresa.

Acompanhe nossos conteúdos, estamos sempre pensando em assuntos relevantes para você e seu negócio!