É provável que na sua empresa você já tenha se deparado com algum cliente com histórico de pagamento ruim. Cheio de dívidas, com a renda comprometida e vários indícios de que ficará inadimplente, você sabe que esse é um consumidor para o qual é recomendado vender apenas à vista. Toda essa análise, porém, torna-se mais fácil com o Serasa Score.

O objetivo desse índice de pontuação é indicar em quais situações é seguro conceder crédito. Mais do que isso, o score de crédito também vale para empresas. Isso significa que, além de contribuir para manter uma boa reputação, também ajuda na negociação com fornecedores por permitir a análise tanto de CPF quanto de CNPJ.

Percebe como esse sistema de pontuação é mais completo do que parece? Por isso, criamos este artigo para explicar como ele funciona, de que forma impacta a análise de crédito de clientes pessoas físicas e jurídicas, e como adotar boas práticas para ter bons resultados.

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O que é o Serasa Score?

Para começar, é preciso entender que o Serasa Score é um modelo estatístico que avalia o risco de crédito de uma empresa ao realizar determinada negociação. Ele é baseado em um sistema de pontuação válido para pessoas físicas e jurídicas. O índice é determinado a partir de informações públicas a respeito de:

  • movimentações financeiras;
  • pagamentos;
  • dados do Cadastro Positivo;
  • informações relativas aos birôs de crédito.

O score vai de 0 a 1.000 e quanto mais alto, melhor. Afinal, indica que há uma chance maior de o comprador honrar seus compromissos no prazo dos próximos 12 meses. Nesse cálculo, estão abrangidas informações referentes a:

  • consultas à Serasa;
  • dívidas vencidas negativadas;
  • Cadastro Positivo aberto e com informações atualizadas;
  • processos judiciais existentes;
  • cadastro de emissão de cheques sem fundo;
  • relacionamento financeiro com empresas;
  • pagamentos realizados dentro do prazo de vencimento.

O peso das informações depende do estudo de comportamento histórico de grupos que abrangem indivíduos com características financeiras similares. Assim, um consumidor específico pode ser comparado a outros do mesmo conjunto. Como resultado, há mais precisão nas informações.

Como funciona o Serasa Score?

A partir das informações coletadas das diferentes fontes de dados, o sistema de score da Serasa Experian faz o cálculo automático e apresenta a pontuação. Esse índice varia de acordo com diferentes faixas. Elas são divididas da seguinte forma:

  • score de 0 a 300 — apresenta histórico de pagamento ruim, com elevado índice de inadimplência. Isso significa que não é recomendado conceder crédito para esse cliente;
  • score de 300 a 700 — é um cliente com risco médio de inadimplência. É alguém que pode estar passando por uma situação financeira complicada. Por isso, teve sua pontuação diminuída. No entanto, também pode ser um mau pagador;
  • score de 700 a 1.000 — oferece risco baixo de inadimplência, especialmente se tiver uma pontuação acima de 900. É alguém com bom histórico de pagamentos e que atrasa apenas quando tem algum imprevisto financeiro.

Dentro desse contexto, é importante entender que houve uma mudança na pontuação do Serasa Score. Ela ocorreu em 2019 devido ao Cadastro Positivo, que foi criado para auxiliar os bons pagadores a conseguirem crédito.

Isso porque, ao se cadastrar, o consumidor permite que possíveis débitos, pagamentos de cartão de crédito e outras contas registradas em seu nome sejam consideradas na avaliação. As informações se tornam mais acessíveis e há mais transparência na negociação.

Assim, a consulta de CPF e CNPJ se torna mais correta e todos têm acesso a uma análise de crédito mais justa. Além disso, o Cadastro Positivo faz as dívidas pesarem menos no score de crédito. De toda forma, é importante lembrar de que ele é um dos critérios. Existem outros para tornar a avaliação adequada para sua empresa e o consumidor.

Quais são os benefícios do Serasa Score para empresas?

As mesmas regras de funcionamento para pessoas físicas vale para as jurídicas. Com a classificação do risco de crédito, você toma decisões precisas, que diminuem a chance de inadimplência, que leva à falta de capital de giro e ao desequilíbrio financeiro da empresa.

Essa atitude é fundamental, especialmente porque o total de inadimplentes chegou a 63,8 milhões no Brasil em janeiro de 2020. Como consequência, as empresas também deixaram de honrar seus compromissos em dia.

Para ter uma ideia, em janeiro de 2020, o crescimento dos negócios devedores foi de 9,9%, totalizando 6,2 milhões. Esse cenário afeta a reputação da empresa e mostra que é necessário se preocupar com o score da Serasa Experian. Entre as vantagens para o seu negócio, estão as que apresentamos a seguir.

Aprovação de crédito

A decisão de vender ou não a prazo continua sendo da empresa, mas a Serasa Experian fornece os subsídios necessários para tomar a decisão. Pela faixa de classificação de risco, conforme a pontuação do score, você sabe se o cliente é um bom pagador e se é seguro vender a prazo.

Ainda é possível fazer uma análise setorial para comparar a pontuação com outras em âmbito regional, estadual e nacional. Assim, você verifica se, para aquele perfil, os dados estão condizentes com a expectativa.

Recomendações de negociação

Uma forma de diminuir os riscos, porque o score aponta o que sua empresa deve fazer considerando a saúde do seu negócio. Desse modo, você oferece condições justas, conforme o perfil do seu cliente e as suas necessidades da sua empresa.

Acompanhamento da saúde financeira do seu negócio

O equilíbrio das finanças depende de baixos níveis de inadimplência e manutenção de um bom capital de giro. Com o Serasa Score, você acompanha qual é a pontuação da sua empresa, verifica o que pode ser feito para melhorar os resultados e descobre se terá boas condições de negociação com os fornecedores.

Melhoria do relacionamento com fornecedores

Uma boa reputação para sua empresa garante as melhores ofertas de crédito no momento de negociar com fornecedores. Essa é uma forma de manter o seu histórico financeiro a seu favor. Inclusive, o índice do Serasa Score também pode ser dividido de acordo com as possibilidades de acesso ao crédito. Veja:

  • score de 0 a 100 — alta dificuldade;
  • score de 101 a 250 — acesso moderado;
  • score de 251 a 550 — acesso às melhores condições de crédito;
  • score de 551 a 1.000 — acesso a condições especiais do mercado.

Qual é a influência do Serasa Score na análise de crédito?

O score de crédito sofre impactos de diferentes fatores. Por isso, é dinâmico e muda com frequência. Seja de uma pessoa física, seja de uma empresa, as regras são sempre as mesmas:

  • pagar as contas em dia;
  • manter o nome limpo;
  • atualizar os dados cadastrais.

No entanto, uma empresa que deixa de seguir essas diretrizes — seja pelo motivo que for — tem sua reputação afetada. Com isso, tem menos condições de negociar suas dívidas com o mercado, conseguir linhas de crédito especiais e ter um bom relacionamento com o mercado.

Afinal, o Serasa Score positivo é um diferencial na negociação, que viabiliza o processo e garante condições mais justas. Assim, você pode:

  • negociar o pagamento a prazo, com juros menores no mercado;
  • conseguir descontos para quitações feitas na modalidade à vista;
  • obter crédito com condições diferenciadas de pagamento.

Ao mesmo tempo, você realiza uma gestão mais estratégica. Além de conceder vendas a prazo com mais segurança, também tem informações que ajudam a ter insights sobre a situação atual do seu negócio.

Afinal, sua empresa também tem uma pontuação com a Serasa Experian e isso fornece a base necessária para garantir a saúde do negócio. Por exemplo, se estiver baixo, indica pouca sustentabilidade financeira. Esse é o momento de equilibrar as finanças, melhorar o capital de giro disponível e tentar pagar todas as contas em dia.

Com a melhora do score na Serasa Experian ou se sua empresa já tiver um resultado alto, mostra que as finanças vão bem e que é possível traçar um plano de expansão. Em outras palavras, sua empresa tem boa saúde e consegue boas ofertas de renegociação no mercado.

Quais são as boas práticas para manter um bom Serasa Score para sua empresa?

A manutenção de uma boa pontuação referente ao score de crédito passa pela adoção de boas práticas. Já citamos algumas, mas vamos explicar melhor as principais. Confira abaixo!

Mantenha um fluxo de caixa saudável

O fluxo de caixa deve ser feito todos os dias para garantir dados corretos e conferir a movimentação de dinheiro na empresa. O ideal é fazer um controle do que entra e sai, mas também fazer projeções para os próximos meses ou as semanas seguintes. Para isso, basta inserir as quantias empregadas.

Por exemplo, se você vendeu um produto em 5 vezes, coloque todas as parcelas como recebimento. Assim, já sabe quanto tem para receber nos próximos períodos. Faça a mesma coisa para os pagamentos.

Essa prática traz uma visão mais clara da situação financeira. Se você perceber que precisa pagar R$ 1.000 no dia 10, mas tem para receber apenas R$ 500, pode procurar crédito no mercado ou renegociar com o fornecedor, conseguindo mais alguns dias de prazo.

Faça pagamentos dentro dos prazos

A demonstração da capacidade de pagamento da sua empresa passa por honrar os compromissos dentro das datas de vencimento estipuladas. Se não tiver o dinheiro necessário, existem três possibilidades:

  • contratar crédito no mercado, com uma instituição financeira ou fintech. Você pode encontrar a melhor taxa de juros usando birôs que concentram diferentes opções;
  • antecipar recebíveis, ou seja, vender títulos a prazo para empresas especializadas e receber de forma antecipada os valores com a cobrança de uma taxa de deságio;
  • renegociar os valores com os fornecedores.

Deixe os dados da empresa sempre atualizados

Os dados da sua empresa podem mudar, como endereço, telefone, quadro societário e outros. O importante é que eles sejam mantidos atualizados. Assim, fica claro que não existem fraudes nem golpes e que seu CNPJ está regularizado e sem pendências judiciais.

Faça campanhas para redução da inadimplência

A diminuição do número de devedores é fundamental para você manter a saúde do seu negócio e quitar suas dívidas em dia. É importante implementar uma régua de cobrança para avisar os clientes dos pagamentos e informar sobre possíveis atrasos.

Use diferentes dinâmicas para entrar em contato, sempre respeitando os direitos do consumidor, e abra a possibilidade de negociação. Além disso:

  • identifique o perfil do inadimplente;
  • defina uma data limite para quitar a dívida;
  • converse de maneira mais firme, caso o pagamento ainda não seja efetuada.

Como consultar o Serasa Score da sua empresa?

Para saber qual é a pontuação de crédito do seu CNPJ, você precisa acessar o site do Serasa Score. No campo específico, basta inserir o número do seu Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas e clicar em "Consultar agora".

Caso sua empresa ainda não seja cadastrada, insira os dados de:

  • CPF;
  • nome completo;
  • data de nascimento;
  • telefone celular;
  • e-mail principal.

Se já tiver o cadastro, apenas clique em "Já sou cliente" e insira login e senha. Depois disso, você será direcionado para a página com o cálculo do score. Ali, você ainda verá o significado das pontuações, de acordo com o que já apresentamos antes.

Além disso, terá disponível várias funções. Elas são:

  • consulta de CPF e CNPJ — permite adquirir créditos para verificar dívidas, informação do score de crédito, dados cadastrais atualizados e informações dos sócios;
  • monitoramento de clientes — oferece acompanhamento gratuito para até 100 parceiros de negócio, com configuração de alertas para períodos em que houver alteração;
  • prospecção de clientes — favorece a busca de empresas ou pessoas com as quais você pode fechar negócio;
  • saúde do seu negócio: é a que apresenta o Serasa Score CNPJ, de acordo com as faixas apresentadas.

Ainda há possibilidade de adquirir o certificado digital, que permite emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e assinar documentos online sem precisar do reconhecimento de firma. Perceba, portanto, que a ferramenta oferece o controle do score do seu CNPJ, mas também permite o monitoramento e a consulta dos dados de clientes e fornecedores.

Assim, se houver alguma pendência, você descobre na hora e pode fechar negócios com mais cuidado e acerto. Tudo isso ajuda sua empresa a evitar a inadimplência e a manter o bom score na Serasa Experian.

Por que consultar o score de clientes e fornecedores?

Para uma empresa, acompanhar o score do CNPJ é uma forma de manter a credibilidade no mercado. Quanto melhor for o resultado, maior é a possibilidade de conseguir linhas de crédito especiais, com prazos de pagamento mais extensos e menor taxa de juros.

Da mesma forma, consultar o score de um cliente ou fornecedor é uma forma de preservar a saúde e a sustentabilidade financeira do seu negócio. Como há tendência de reduzir a inadimplência — já que você realiza vendas mais acertadas, de acordo com avaliações técnicas —, você mantém o capital de giro em caixa e honra seus compromissos em dia.

A consequência é o aumento da credibilidade perante o mercado, como já dissemos. Portanto, é um círculo vicioso, que traz vários benefícios. No entanto, as vantagens ainda vão além. Veja algumas delas:

  • transparência no ambiente comercial, já que as operações são mais seguras e você estabelece um relacionamento de longo prazo com clientes e fornecedores;
  • possibilidade de precificar melhor os produtos, pois sua empresa deixa de ter um alto nível de débitos em aberto e se torna desnecessário pulverizar os potenciais prejuízos derivados da inadimplência;
  • redução das fraudes e dos golpes, porque a análise de CPF e CNPJ garante que o parceiro é correto e tende a honrar seus compromissos. Isso significa que você recebe os produtos ou os insumos adquiridos com o fornecedor, mas também recebe o pagamento das vendas feitas ao cliente;
  • aumento da possibilidade de recuperar débitos em aberto, a partir de uma negociação bem realizada e de acordo com as prerrogativas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Ao mesmo tempo, deixar de consultar CPF e CNPJ é um risco. Seu negócio fica exposto a diferentes problemas e golpes, que prejudicam o bom funcionamento das atividades e até a manutenção da saúde financeira. Com isso, aumentam os calotes e há um desequilíbrio de caixa.

Por isso, o foco sempre deve ser a prevenção. Na prática, a ideia é realizar uma consulta constante do Serasa Score de clientes e fornecedores, a fim de identificar possíveis alterações. Assim, caso algum problema ocorra, você descobre e pode fazer uma negociação mais justa para aquele momento.

Como consultar o Serasa Score de terceiros?

Existem ferramentas especializadas na consulta de CPF e CNPJ. A Serasa Experian tem várias soluções específicas para sua empresa. Para explicar todas elas, vamos apresentar aquelas que oferecem esse recurso. Confira!

Consulta de CPF e CNPJ

Foca a redução da inadimplência por meio de consultas individuais. Por meio dessa ferramenta, você:

Para usar a solução, você precisa adquirir créditos, com valor inicial de R$ 3,50. A partir disso, existem quatro possibilidades de análise. Veja as diferenças entre elas:

  • Consulta Completa — indicada para negociações de alto risco, porque traz informações amplas para descobrir possíveis dívidas, protestos, falências e mais. Também pode ser usada para a primeira negociação com um fornecedor ou cliente;
  • Consulta Intermediária — gera um relatório detalhado, mas deixa de trazer informações societárias, antecessores e consultas à Serasa Experian. É recomendada para negociações de risco moderado ou com um parceiro frequente;
  • Identificador de Dívidas — é uma análise inicial, que apresenta a situação cadastral e dívidas, mas sem especificações;
  • Confirmação Cadastral — verifica se os dados estão corretos para evitar fraudes e golpes.

Serasa Score

Permite visualização dos dados de CPF dos clientes. Basta inserir o número do documento pessoal e analisar o resultado. Ainda são apresentados detalhes do Cadastro Positivo, como informações sobre consulta de empresas a respeito daquele CNPJ.

Ainda existe o Serasa Score PJ, que verifica o CNPJ. Ele traz as mesmas informações, mas com foco na sua empresa. Tenha em mente que essas soluções são voltadas para a consulta dos seus dados pessoais ou empresariais.

Monitore Clientes

Oferece o monitoramento dos parceiros de negócio. Dessa maneira, você:

  • protege sua empresa, porque verifica possíveis alterações e problemas;
  • mantém sua praticidade e comodidade, já que recebe notificações por e-mail ou pelo site;
  • garante a segurança do seu negócio, devido ao acompanhamento do CNPJ de clientes e fornecedores.

Para utilizar essa solução, você pode optar por um de dois planos oferecidos. O primeiro é o gratuito. Ele tem uma limitação de 100 documentos e oferece:

  • notificação por site e e-mail;
  • aviso do risco de inadimplência da carteira, desde que seja a partir de três clientes;
  • alerta de alterações por CNPJ.

O segundo é o plano detalhado. Ele tem uma assinatura anual por R$ 734,40 à vista ou em 12 vezes de R$ 61,20 no cartão de crédito. Ele também permite monitorar até 100 documentos, oferece as notificações por site e e-mail e acompanha o risco de inadimplência da carteira.

A diferença em relação à modalidade gratuita é a oferta de um alerta detalhado de modificações por CNPJ. Ali, são oferecidos avisos sobre:

  • inclusão e exclusão de dívidas vencidas negativadas e protestos;
  • inclusão e baixa de cheques sem fundo;
  • solicitação de falência ou recuperação judicial;
  • mudanças na classe de risco e nos dados cadastrais.

Monitoramento de Score

Garante o acompanhamento do seu Serasa Score e indica se a sua empresa tem algum protesto. Você ainda recebe notificações em caso de:

  • consultas;
  • pré-negativações;
  • negativações dos seus documentos na Serasa Experian.

Assim, você pode:

  • monitorar documentos para acompanhar a situação e encontrar alterações no seu CPF e no CNPJ da sua empresa. Você recebe os alertas já mencionados;
  • verificar protestos e apontamentos no CNPJ e no CPF, com avisos em caso de protesto, negativação ou pré-negativação e obtenção de informações sobre a existência de recuperações judiciais, ações, cheques sem fundo e falências;
  • acompanhar seu Serasa Score em tempo real, com a possibilidade de melhorar a reputação da sua empresa e aumentar a chance de obter crédito com condições especiais.

Viu como todas essas soluções contribuem para o sucesso do seu negócio? Além de analisar o Serasa Score, você tem a chance de detalhar várias informações tanto da sua empresa quanto de clientes e fornecedores. Assim, há menos chance de erros, perdas e problemas financeiros.

Achou interessante conhecer o que é o Serasa Score, como ele influencia a análise de crédito e de que forma as soluções da Serasa Experian ajudam seu negócio? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas ferramentas e como elas atendem sua empresa!