Escolhemos as 10 melhores séries sobre empreendedorismo. Confira!

Dicas
series sobre empreendedorismo

Mais do que entretenimento, as séries sobre empreendedorismo também podem ser usadas como aprendizado. Afinal, várias situações são mostradas na ficção — e, como diz o ditado, “a arte imita a vida”.

Pode ser que os episódios não tenham exatamente as situações pelas quais você passa. Ainda assim, eles ajudam a ter ideias, enfrentar desafios e encontrar soluções para as dificuldades do dia.

Então, que tal conferir as 10 melhores séries que abordam empreendedorismo para você se inspirar? Acompanhe!

1. Silicon Valley

A história é simples: traz seis programadores que querem ter sucesso na carreira no Vale do Silício, na Califórnia. Afinal, esse é o local com maior número de startups no mundo. As situações pelas quais eles passam, porém, mostram como tomar decisões.

Apesar de serem jovens, os protagonistas precisam lidar com investidores e colaboradores, entrar em consenso, testar hipóteses etc. Por isso, é uma série que vale a pena assistir. Além de ser uma comédia, mostra os desafios de escalar um negócio.

Assim, você aprende os processos para buscar investimentos e como fazer a gestão de pequenas empresas, ou até mesmo de grandes. Inclusive, Silicon Valley é assistida até por Bill Gates. O seriado está disponível na HBO e no streaming HBO Go.

2. Suits

Mais que ver Meghan Markle, Suits é uma série sobre empreendedorismo perfeita. Ela traz negociatas e jogadas que ocorrem no mundo corporativo, demonstrando como é possível usar a inteligência e o poder a seu favor.

Situada em um escritório de advocacia, os episódios mostram, muitas vezes, como burlar as leis, sem desrespeitá-las. Ainda demonstra como ter autoconfiança e fazer boas negociações.

Outras situações importantes para o empreendedorismo são a resolução de casos, as oportunidades de inovação e as saídas ousadas e inteligentes para os momentos difíceis. Além disso, as cenas são bem realistas. A série está disponível na Netflix.

3. The Office

A comédia mostra o dia a dia de um escritório. Várias situações bizarras acontecem, até mesmo como paródias do que os funcionários vivenciam. Por isso, vale a pena ler para entender como é importante efetivar uma liderança comprometida e confiável, a fim de motivar os colaboradores.

O importante, aqui, é saber que The Office vai mostrar tudo que você não deve fazer. O seriado está disponível na Globoplay.

4. Shark Tank

Falar em séries sobre empreendedorismo e esquecer Shark Tank é impossível. Tanto a versão americana quanto a brasileira têm o mesmo objetivo: receber ideias no palco que podem ser financiadas pelos tubarões.

Ali, você aprende como fazer um pitch rápido, a importância da boa apresentação e quais ideias são consideradas as melhores. Ao mesmo tempo, você passa a entender melhor a cabeça dos investidores.

Assistindo ao Shark Tank, é possível perceber, por exemplo, que algumas ideias que você vê ciomo ótimas são encaradas como ruins pelos investidores. Além disso, por ser real, é praticamente um documentário sobre empreendedorismo. A série está disponível no canal Sony.

5. Dirty Money

É uma série original da Netflix que mostra fraudes e corrupção no ambiente de negócios. São apenas seis episódios, que focam um caso de maneira específica. Ali, você aprende o que não deve fazer e como as leis são burladas, de acordo com o interesse pessoal.

Um dos episódios conta, por exemplo, sobre presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua história de fracassos empresariais. Outro trata do financiamento de cartéis de drogas no México pelo HSBC. Achou interessante? É só ver na Netflix e na Globoplay.

6. Billions

É uma série bastante conhecida, que mostra a disputa de dois homens em posições opostas:

  • o promotor-chefe, que deseja se promover no governo;
  • o dono de uma empresa de investimentos que está envolvida em ilegalidades.

Por esse motivo, a série sobre empreendedorismo trata muito da ética e da moral. Com a história, você aprende que nunca deve perder seu objetivo de vista, mesmo que tenha uma empresa com sócio. Por outro lado, entende que nem tudo vale a pena para alcançar o sucesso. Quer assistir? Veja na Netflix.

7. Chef’s Table

O documentário gastronômico também foca o empreendedorismo. É ideal para quem deseja montar um restaurante. No entanto, é útil para qualquer empresário que deseja conhecer mais sobre gestão.

O roteiro de Chef’s Table é bem diferente. Aparece, principalmente, os chefs e suas histórias. O destaque são as posturas empreendedoras e o que é preciso ter para se destacar. A série está disponível na Netflix.

8. O Sócio

Marcus Lemonis, investidor americano, já é conhecido do público. Ele ajuda pequenas empresas a se modificarem e recuperarem seus negócios à beira da falência. Novamente, é uma espécie de documentário, porque retrata situações reais.

Lemonis já chegou a aplicar mais de 7 milhões de dólares e sempre compra uma parte do negócio para ajudar o pequeno empresário. Com suas visões diferentes, mostra como é possível expandir o negócio por meio de boas práticas, como nunca misturar finanças pessoais e jurídicas, e aplicar os 4Ps do marketing. Para assistir, basta acessar o History Channel.

9. Gigantes da Indústria

Os grandes inventores e empreendedores são o foco dessa série, que mostra como eles construíram suas companhias. Alguns exemplos de personagens são John Rockefeller, Andrew Carnegie, J. P. Morgan e Henry Ford.

Um dos pontos positivos sobre o seriado de empreendedorismo é que apresenta os riscos e as oportunidades enfrentadas. Também mostra como esses empresários usaram inovação, visão e engenhosidade a seu favor. A apresentação é feita pelo History Channel e History Play.

10. Girl Boss

A vida de Sophia Amoruso é contada nesse seriado de forma bem humorada. A empresária que teve sucesso vendendo roupas online. Por sua trajetória, Girl Boss mostra o empoderamento feminino e como o ambiente corporativo impõe desafios.

Mostra ainda de que forma é possível ter paixão pelo que faz e como aprender com seus erros para se tornar um recorde de vendas, como a Nasty Gal, empresa de Amoruso. Apesar disso, a série recebeu algumas críticas, como sobre o comportamento da protagonista.

De toda forma, é uma boa série para ter inspiração. Está disponível apenas uma temporada na Netflix.

O que achou de todas essas séries sobre empreendedorismo? Elas têm focos diferentes e ajudam a entender aspectos diversos. Por isso, assista a todas que puder, porque elas valem a pena.

Gostou das dicas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e indique os seriados para outras pessoas.

Publicada em 28/12/2020 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: