Assim como todo ano, o calendário em 2021 está recheado de datas sazonais que podem ser muito bem aproveitadas pelo comércio brasileiro para alavancar as vendas. Independentemente do nicho e do tipo de produto ou serviço oferecido, esses dias sempre rendem boas oportunidades de negócio, já que o consumidor é estimulado a comprar mais para presentear ou por causa de descontos e condições especiais.

Sabendo disso, é essencial mapear esses dias e reforçar seu planejamento de vendas em datas comemorativas a fim de tirar proveito delas da melhor maneira possível, sabendo alinhar elementos importantes — desde backoffice e estoque até o marketing.

Neste post, você vai conhecer as principais datas sazonais em 2020 para se programar com antecedência. Listamos também dicas para traçar boas estratégias de vendas. Acompanhe!

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Datas sazonais mais importantes para o comércio em 2021

Todos os meses do ano contam com pelo menos uma data que pode gerar mais demanda de vendas para um empreendimento. Conhecê-las é fundamental para que o empresário possa configurar seu estoque e suas estratégias para explorar as oportunidades. Confira!

Janeiro

Férias. Graças às férias de verão, esse é um bom momento de divulgar produtos como roupas de banho, itens para praia etc. Essa é uma ótima desculpa para aumentar as vendas no início do ano.

Volta às aulas. Geralmente as escolas e universidades retomam suas atividades em fevereiro, logo, janeiro é uma boa época para impulsionar a venda de livros, cadernos e itens relacionados ao tema, como bolsas, mochilas, marmitas etc.

Fevereiro

Dia do Esportista (19/02). É um ótimo momento para divulgar produtos ligados às atividades físicas.

Carnaval (sem data confirmada). Esse é um grande feriado, que movimenta produtos e serviços relacionados à decoração, fantasias, bebidas e até mesmo itens para quem planeja viajar. No caso dos e-commerces, é preciso ter atenção ao fluxo de entregas, que modifica em função da movimentação das festas. É possível que, em 2021, o Carnaval seja celebrado em julho ao invés de fevereiro e março.

Março

Dia Internacional da Mulher (08/03). Campanhas voltadas para o público feminino, com descontos exclusivos para elas, são bem-vindas. É válido reforçar que a sua divulgação deve tentar homenagear o valor da mulher, em vez de focar em itens como utensílios de cozinha e maquiagem.

Abril

Páscoa (04/04). Essa é uma das datas sazonais que mais movimentam o comércio, especialmente o alimentício. Contudo, gera oportunidades também para o ramo de decoração, de brinquedos, de embalagens, o religioso etc.

Dia do Frete Grátis (final do mês). E-commerces e marketplaces não podem deixar esse momento passar, já que a data pode ser aproveitada por basicamente qualquer empresa que tenha um canal eletrônico de vendas.

Maio

Dia das Mães (09/05). Depois do Natal, é a data mais expressiva para vendas. É possível explorar diversos nichos e perfis de clientes, mas é crucial se planejar com antecedência, pois as vendas começam cedo.

Junho

Dia dos Namorados (12/06). Outra época bem expressiva para as vendas. Essa data pede campanhas românticas e personalizadas para o momento. Promoções voltadas para dois, como “compre um, leve dois”, são interessantes.

Julho

Dia do Amigo (30/07). Momento propício para estimular o engajamento dos clientes via campanhas de indicação.

Agosto

Dia dos Pais (09/08). Como o Dia das Mães, é uma época em que as pessoas querem presentear, com foco em itens para o público masculino.

Setembro

Dia do Cliente (15/09). Ótimo momento para valorizar seus clientes, então é uma boa ideia fazer liquidações e oferecer descontos para quem já faz parte da sua base de contatos.

Outubro

Dia das Crianças (12/10). Essa é a data mais importante para a venda de produtos do universo infantil. É importante investir em campanhas que vão mexer emocionalmente com os pais.

Novembro

Black Friday (26/11). A cada ano esse período se torna mais popular entre os consumidores que buscam grandes descontos. Para o empresário, planejar estoque, precificação, logística e marketing será decisivo para o sucesso.

Cyber Monday (29/11). A primeira segunda-feira depois da Black Friday é uma data para lojistas continuarem promoções, sobretudo de itens eletrônicos.

Dezembro

Natal (25/12). A maior data sazonal do comércio demanda extrema dedicação em relação ao planejamento. A concorrência é alta e os clientes estão buscando produtos de diversos nichos. Logo, uma boa manobra é focar na experiência de compra para se destacar.

Dicas para se organizar e aproveitar as datas sazonais para o seu negócio

Agora que você conhece algumas das principais datas sazonais de 2020, confira dicas úteis de como se programar e preparar o seu negócio para lidar com o aumento no volume de vendas nessas épocas.

Organize suas campanhas de vendas

Sabendo das datas sazonais de antemão, trace um plano de ação para cada uma delas. Reflita sobre os pontos abaixo.

  • Quais produtos serão divulgados?
  • Qual será o desconto?
  • Quando começar a divulgação? Quais canais utilizar?
  • O negócio tem estrutura para suportar o volume de vendas?

Pense em cada detalhe, avalie resultados dos anos anteriores e prepare-se para diferentes cenários. Assim, você antecipa problemas e alinha sua operação para ter sucesso nessas épocas.

Entenda o comportamento de consumo do seu cliente

Conhecer o perfil do seu público-alvo é um dos primeiros passos que qualquer empresa precisa dar para acertar em suas campanhas. O desafio nas datas sazonais é tentar compreender como o seu cliente compra — visto que, nessas épocas, ele não está adquirindo algo que tem a ver com suas necessidades e preferências, mas presenteando pessoas queridas.

Assim, é preciso procurar dados que auxiliem você a mapear essa jornada e os pontos cruciais para definir estratégias que indiquem o público certo. Faça pesquisas, observe a movimentação nas redes socais e troque ideias com parceiros para levantar o máximo de informação possível.

Planeje o estoque

Um ponto sensível, mas imprescindível, é a preparação do estoque para datas sazonais. Aqui, examinar dados de anos anteriores ajuda a prever uma média do quanto será necessário para a reposição e para entender quais são os itens com mais saída. Fazer isso com antecedência é primordial para conseguir negociar bons preços e prazos com fornecedores.

Programe os descontos e as promoções

Datas sazonais pedem descontos e condições especiais, mas elas devem ser bem pensadas para que não resultem em prejuízos e prejudiquem o fluxo financeiro do negócio. Calcule bem sua precificação para oferecer promoções atraentes para o público e que não afetem negativamente a sua margem de lucro.

Reforce a análise de crédito de clientes para vender com segurança

Vender muito, mas sem segurança, pode virar um pesadelo por conta de um problema tão comum: a inadimplência. Nessas datas, muitas pessoas compram sem pensar se vão conseguir honrar seus compromissos. Uma dica importante é: conte com ferramentas de análise de crédito para proteger a saúde financeira do seu negócio e aumentar as vendas sem calote.

Com criatividade, planejamento e estratégia, o empresário consegue usufruir das datas sazonais e conquistar vários objetivos como queimar estoque, ampliar a carteira de clientes e maximizar vendas. Agora que você já conhece as principais datas de 2020, comece a se programar e defina um plano de ação para lucrar muito o ano todo!

Gostou de saber mais sobre o assunto? Confira a nossa planilha de organização de vendas para acompanhar seus resultados mês a mês!