Seu negócio não atende à distância? Saiba como adquirir novas fontes de renda extra!

Negócios
fontes de renda extra

Em tempos desafiadores como agora, donos de negócios que não atendem à distância precisam se reinventar para não sofrer tanto com a perda de clientes por conta das lojas fechadas. Nesse sentido, buscar fontes de renda extra é um passo indispensável, principalmente para empresas que estão paradas por conta do contexto atual.

Entre as opções para manter as entradas em caixa em dia estão: criar uma loja virtual, atuar na revenda de produtos, fazer um bazar ou ser afiliado. Tornar o negócio online ou optar por delivery também são alternativas que não podem ficar de fora do radar de quem quer driblar cenários desafiadores. Confira!

A importância de adquirir novas fontes de renda extra

De acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesse ano de 2020 houve uma queda na demanda por produtos e serviços industriais para 79% das empresas. Dessas, 53% relatam “queda intensa”. O impacto é ainda maior para negócios que não atendem à distância.

Se esse é o seu caso, adquirir fontes de renda extra é um dos caminhos para manter o fluxo de caixa em dia nesse período atípico de sazonalidade. Entenda por que é importante adquirir novas fontes de renda extra:

  • ter uma receita enquanto o negócio está fechado;
  • conseguir manter os pagamentos em dia mesmo sem faturar com a empresa;
  • não precisar atrasar contas e pagamentos de fornecedores e funcionários;
  • se manter ativo mesmo com a empresa fechada.

Como adquirir novas fontes de renda

Agora que você já sabe a importância de adquirir novas fontes de renda extra durante esse momento complicado, deve estar se perguntando como adquirir novas rendas. A boa notícia é que há várias opções disponíveis, como: criar uma loja virtual, revender produtos, ser afiliado ou fazer um bazar. Entenda melhor, a seguir!

Venda produtos pela internet

Uma opção para passar por esse momento, em que as receitas são escassas, é vender produtos pela internet enquanto seu negócio não volta a funcionar. Há várias opções para quem quer começar uma loja virtual e comercializar itens online, que vão desde vender produtos digitais a cursos variados, nas mais diversas áreas de atuação.

A venda online não precisa ser necessariamente ligada ao segmento que o seu negócio atua. O importante é usar sua expertise para ter um receita com vendas pela internet. Quem tem amplo conhecimento em gestão financeira, por exemplo, pode produzir um e-book ou fazer um curso com dicas sobre o tema e vender online.

Há também a possibilidade de comercializar produtos físicos, como livros, equipamentos etc. Nesse caso, um ponto de atenção é garantir que a plataforma usada seja confiável para não ter problemas com suas vendas.

Faça bazar virtual com itens que não usa mais

Um das fontes de renda extra que você pode recorrer durante o período de isolamento social é um bazar virtual. Podem ser vendidos, por exemplo, itens que não tem mais uso. Todo mundo tem em casa peças de roupa pouco ou nunca usadas que podem ser revendidas por um preço mais baixo do que foram adquiridas.

O mesmo vale para eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, livros e, até mesmo, CDs e DVDs. São produtos que podem ser vendidos online com facilidade, sem necessidade de encontros presenciais.

Caso opte por fazer um bazar virtual, garanta que os produtos estejam bem conservados. Além disso, é importante cuidar dos aspectos logísticos das vendas para, assim, se certificar de que os itens chegarão sem problemas nas casas dos compradores.

Trabalhe como afiliado

Ser afiliado é outra opção que permite ganhar uma renda extra sem precisar sair de casa. Ao trabalhar como afiliado, sua função é promover produtos por outras pessoas e empresas, recebendo por isso comissões de venda de acordo com o número de negócios realizados.

Uma das plataformas de afiliados mais conhecidas é a Hotmart. Você pode se cadastrar de forma totalmente gratuita, escolher entre milhares de nichos e produtos e começar a trabalhar promovendo os itens na internet, diretamente da sua casa.

Atue como revendedor de produtos

Outra forma de garantir uma renda extra é atuar como revendedor de produtos. Um dos segmentos com maior demanda é o de cosméticos, mas há a possibilidade de revender outros itens, como roupas, bijuterias e acessórios para eletrônicos.

Além de escolher o segmento com sabedoria, avalie a reputação da marca e a relação que ela tem com seus revendedores para se certificar de que está fazendo a melhor escolha e que conseguirá vender com segurança.

Por que é importante ter o negócio online e delivery

Adquirir fontes de renda extra é ação necessária para driblar os obstáculos para o mercado nos dias de hoje. No entanto, para estar mais preparado em cenários complexos futuros, é essencial considerar no planejamento estratégico da empresa a importância de ter negócio online e delivery, para ampliar a adaptabilidade do seu negócio a contextos adversos. Para se ter uma ideia, o aplicativo de entregas Rappi registrou um aumento de 30% no número de pedidos em março de 2020, principalmente em restaurantes, supermercados e farmácias, como mostrou para o Huffpost.

Ainda, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o delivery movimenta R$ 11 bilhões por ano. Além disso, consumidores tendem a dar preferência para empresas que ofereçam entregas em casa. Com esses dados em mente, é essencial preparar sua empresa para esta tendência que veio para ficar.

Faça uma análise completa do seu negócio e do seu setor de atuação para verificar a viabilidade de criar uma loja online para comercializar seu produto ou serviço. Cheque as opções de entrega para quem comprar por aplicativo ou site. Se reinventar é necessário, mas também pode ser uma oportunidade de otimização do seu negócio com possibilidade de aumentar as vendas no futuro. Para os próximos meses, é indispensável investir em planejamento e adaptar o seu negócio para atuação online e/ou em sistema de delivery e, dessa forma, estar melhor preparado em períodos de instabilidade.

Gostou deste conteúdo sobre como adquirir novas fontes de renda extra? Então não deixe de assinar nossa newsletter para ter acesso em primeira mão a outros conteúdos sobre gestão de negócios!

Publicada em 27/05/2020 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: