Factorings são empresas que atuam no fomento de crédito mercantil, ajudando pequenas e médias empresas a conseguirem capital de giro para financiarem seus ciclos de produção. Afinal, é comum compradores exigirem de 30 a 90 dias para pagarem os produtos adquiridos, mas as PMEs nem sempre têm força e saúde financeira para esperar tanto tempo para receberem.

É aí que entram as factorings, que compram essas contas a receber, garantindo fôlego financeiro para que pequenas e médias empresas consigam expandir, cumprir o pagamento da folha salarial e fazer novos investimentos. Quer um exemplo prático?

Entenda como as factorings funcionam

Imagine que uma loja de bolos receba, inesperadamente, uma encomenda de 200 unidades para um grande evento. O problema é que essa loja não tem estoque de ingredientes suficiente para a quantidade solicitada e nem dinheiro para comprar tudo que precisaria. Ela então aciona uma factoring, que vai adiantar à loja os recursos necessários para que ela consiga fazer a entrega dos 200 bolos, comprando com desconto o valor que ela tem a receber.

Parece confuso, mas não é. Suponhamos que a loja receberia R$ 10 mil pelos 200 bolos. A factoring pode, por exemplo, comprar esses recebíveis por um valor um pouco menor, como R$ 9.500,00. Ou seja, a loja não precisa se endividar para comprar todos os ingredientes e esperar de 30 a 90 dias para receber os R$ 10 mil. Ela pode abrir mão de uma parte do que iria receber e, assim, ter capital de giro para fazer a entrega da encomenda.

Trata-se de uma operação de crédito mercantil, que recebe esse nome justamente porque o valor do crédito está na mercadoria, no que ela vale, e não no dinheiro, como acontece nos financiamentos realizados por bancos. Aliás, falando nisso, você sabe quais são as principais diferenças entre crédito mercantil e empréstimo bancário?

Crédito mercantil X Empréstimo bancário

Como é possível reparar, há diversas vantagens em optar pelo crédito mercantil ou invés de financiamentos bancários. A principal delas é justamente o fato de que o termômetro para a concessão de crédito é a qualidade do produto a ser vendido e a força de crédito de quem vai adquiri-lo ao invés do histórico operacional e de crédito da própria empresa.

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