As 8 ferramentas de gestão que você deve utilizar

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Praticamente indispensáveis no cenário empresarial atual, as ferramentas de gestão são elementos determinantes para a operação eficiente de diferentes setores dentro de qualquer negócio, sobretudo os de pequeno porte.

A boa notícia é que, com os avanços tecnológicos e a tendência de digitalização dos processos, o que não faltam são soluções capazes de oferecer suporte operacional, reforçando a execução das atividades mais simples até as mais complexas.

Contar com apoio da tecnologia na otimização da gestão de pequenas empresas, sem dúvida, é um diferencial valioso, capaz não só de melhorar a rotina e organização do negócio, mas principalmente os custos e o nível de profissionalismo imprimido na gestão.

Por isso, sabendo da importância das ferramentas de gestão no contexto das pequenas empresas, preparamos este artigo listando 8 delas que todo negócio deve adotar. Continue a leitura e descubra quais são!

1. ERP

O Enterprise Resource Planning, ou simplesmente ERP, é uma das ferramentas de gestão mais estratégicas para o cenário das PMEs. Essa ferramenta, na prática, diz respeito a um software de gestão, o qual está associada a um ideal de integração, centralizando dados, informações e processos de diferentes setores em um único sistema.

A vantagem do ERP, além da digitalização da gestão do negócio, está em facilitar o acesso às informações pelo gestor. A partir de uma base de dados centralizada, por exemplo, é possível desenvolver o controle financeiro, administrar as vendas, o estoque e até os recursos humanos, tudo dentro de uma única plataforma.

Além disso, o ERP é a base para a automatização de processos, como a emissão de documentos fiscais, fluxo de caixa, entre outros essenciais à boa gestão. Por meio dele, ganha-se visibilidade sobre tudo que acontece dentro da empresa, potencializando a tomada de decisão.

2. CRM

Outra ferramenta bastante importante na atualidade é o CRM (Customer Relationship Management). Basicamente, a função dessa tecnologia é otimizar a forma como a empresa se relaciona com o cliente, fortalecendo-a e personalizando-a cada vez mais para melhorar a sua experiência.

Hoje, o CRM é uma das estratégias mais efetivas quando o objetivo é conquistar novos clientes e aumentar as vendas de uma empresa. Isso porque essa ferramenta aprofunda o nível de conhecimento do negócio sobre o seu cliente, entendendo melhor o seu perfil, suas necessidades, preferências, queixas e outros atributos importantes.

O CRM centraliza um robusto conjunto de dados relacionados às interações da empresa com o consumidor. Com base nesse suporte informativo, por exemplo, se consegue desenvolver ações de marketing, promoções, além de otimizar o atendimento, mix de produtos, tudo para alinhar a empresa ao cliente.

3. Armazenamento de documentos em nuvem

A gestão de uma pequena empresa também recebe uma grande contribuição de tecnologias como a computação em nuvem. Nesse ponto, o armazenamento de documentos em formato digital, a partir de serviços em nuvem, além de mais modernos e eficientes, acabam simplificando muito as atividades.

Esse formato rompe com metodologias tradicionais, baseadas no uso de documentos impressos e grandes arquivos físicos para alocá-los. Aqui, os documentos têm existência digital, podendo ser armazenados de forma sistematizada, segura e econômica em servidores na nuvem.

Para as pequenas empresas, esse tipo de ferramenta é muito útil, pois reduz os custos com gestão de documentos, elimina a necessidade de grandes espaços para a instalação de arquivos, além de desburocratizar processos de arquivamento e busca das informações no futuro.

4. Gestão de Projetos

Analisando sob um ponto de vista mais técnico, a metodologia de Gestão de Projetos é outro exemplo de ferramenta de gestão capaz de reforçar as operações de uma pequena empresa. Aqui, como o próprio nome já indica, o foco está em gerenciar melhor os projetos do negócio, otimizando o controle e a visibilidade sobre eles.

A lógica da Gestão de Projetos é bastante simples: quanto mais organizado, planejado e visível for um projeto, menor a probabilidade de que algo inesperado ocorra. Ou seja, fica mais fácil controlar as variáveis que podem interferir nos projetos da empresa, adotando medidas de forma antecipada para minimizar erros e prejuízos.

Uma Gestão de Projetos efetiva se baseia em alguns pilares, como a elaboração e o detalhamento do seu escopo, definição dos recursos humanos envolvidos no projeto, alocação de recursos financeiros e materiais, análise de riscos, cronograma de execução, entre outros.

5. BPM

O Business Process Management (BPM), também tem um viés mais técnico. Assim como a Gestão de Projetos, o BPM é uma metodologia extremamente valiosa para as empresas, em especial as PMEs.

Na prática, esse conceito traduz um ideal de gestão baseado no controle sobre cada atividade desempenhada pelo negócio. O objetivo é estabelecer um fluxo de trabalho organizado, produtivo e duradouro.

Para isso, o BPM ajuda gestores e empreendedores a estruturar melhor as operações da empresa, definindo pontos elementares, como a ordem ideal dos processos, a forma adequada de se executar cada tarefa, a aplicação das ferramentas corretas, tudo isso visando minimizar desperdícios, erros e atrasos.

6. Consulta de CNPJ/CPF

Se engana quem acredita que a gestão de uma empresa depende apenas de expedientes técnicos e administrativos. Na realidade, a gestão tem uma abordagem bem mais ampla, estando ligada também à parte operacional e estratégica do negócio.

Nesse ponto, a Serasa Experian oferece uma série de ferramentas capazes de aprimorar a gestão empresarial, reforçando atividades extremamente importantes para o bom funcionamento do negócio. Exemplo disso é a ferramenta de consulta ao CNPJ/CPF:

Essa é uma solução Serasa Experian desenvolvida com o objetivo de proteger a empresa de situações prejudiciais, como a inadimplência. A partir dela, é possível avaliar o CPF de um cliente ou o CNPJ de um fornecedor, verificando sua situação financeira, existência de restrições e pendências financeiras, por exemplo.

Dessa forma, é possível negociar com mais segurança, fechando vendas e contratos com clientes e parceiros confiáveis, que apresentam um bom histórico no mercado, evitando calotes e outros contratempos com cobranças, por exemplo.

7. Lista de prospecção de clientes Serasa Experian

Outra ferramenta poderosa para reforçar as atividades da sua empresa é a lista de prospecção de clientes. A Serasa Experian oferece uma solução robusta, capaz de otimizar a busca de clientes em potencial, tomando como base um conjunto de filtros editado pelo próprio usuário.

Com a lista de prospecção, sua empresa pode ter acesso a uma base de dados de clientes que se adéquam com perfeição ao perfil da sua empresa e aos produtos/serviços oferecidos. Com isso, aumenta-se significativamente a probabilidade de fechamento de vendas, além de se reduzir os custos com ações de marketing e vendas, ao direcioná-las melhor para o consumidor ideal.

8. Monitoramento de CNPJ/CPF

No contexto da gestão empresarial, outra ferramenta oferecida pela Serasa Experian é a de monitoramento de CNPJ/CPF. Com ela, a empresa pode consultar a situação do seu CNPJ, obtendo um relatório completo e atualizado do seu cadastro.

Entre as principais funcionalidades dessa ferramenta da Serasa Experian, destacam-se a possibilidade de identificar protestos, pré-negativações ou negativações no CNPJ ou CPF. Além disso, é possível levantar informações sobre a existência de ações judiciais, cheques sem fundo, entre outras ocorrências negativas para a empresa.

Essa solução Serasa Experian também oferece um suporte informativo valioso sobre o score do seu negócio, indicando a pontuação vista pelo mercado e mostrando as práticas mais recomendadas para melhorar a imagem e reputação da empresa.

Por fim, como vimos, existem diversas ferramentas de gestão à disposição de empreendedores e líderes na atualidade. Cada uma delas tem potencial para promover melhorias em certos aspectos da empresa. No entanto, quando somadas, o potencial de otimização é ainda maior.

A Serasa Experian é a parceira número um dos negócios, oferecendo ferramentas de gestão, serviços e soluções de ponta, capazes de otimizar não apenas a administração dos negócios, mas a imagem, profissionalismo e segurança das operações empresariais, especialmente quando envolvem crédito.

Quer operar de forma moderna, eficiente e segura no mercado. A Serasa Experian tem as soluções que a sua empresa precisa. Entre em contato conosco e saiba mais!

Publicada em 16/04/2020 - Fonte: Serasa Experian
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