Conhecer os feriados de 2022 pode ajudar a sua empresa a lucrar mais. Afinal, algumas dessas datas podem representar oportunidades de negócio para diversos segmentos.

Não é só o setor de turismo que lucra com os feriados. Companhias do ramo alimentício, varejo e serviços também podem ter bons resultados com isso. Para ajudar nessa missão, mostraremos neste texto quais são os feriados de 2022 e as principais dicas para aproveitar as datas. Confira!

A importância de planejar o seu negócio para o feriado

As empresas precisam dar atenção a dois pontos em relação aos feriados de 2022. Um deles é quanto às oportunidades de negócio para aumentar as vendas e o outro está voltado para as questões trabalhistas — dependendo da modalidade de contratação, o pagamento da hora de trabalho no feriado deve ser diferenciado, ou será necessário conceder folga em outro dia, por exemplo.

Em relação às vendas, ao fazer o planejamento para os feriados e datas comemorativas, será fundamental considerar o ramo de atuação e o perfil do público. De acordo com esses elementos, algumas datas serão mais atrativas que outras. Dessa forma, será possível:

  • avaliar a necessidade de atualização do estoque para as datas;
  • planejar campanhas promocionais;
  • definir estratégias de marketing e ações de comunicação;
  • avaliar a necessidade de aumentar a equipe com contratações temporárias;
  • alterar vitrines.

Além de ficar de olho nos feriados mais lucrativos, é preciso acompanhar as datas em que o movimento é menor para aplicar estratégias que estimulem as vendas. O início do ano, por exemplo, pode ser mais complicado para quem trabalha no varejo, ou seja, é importante ter planejamento para esses períodos também.

Conheça os feriados de 2022

O Brasil terá 9 feriados em 2022, além de pontos facultativos como o Carnaval e Corpus Christi, que costumam alterar o horário de funcionamento de muitas empresas. Além disso, há os feriados municipais e estaduais que podem influenciar no negócio. Confira, a seguir, a lista com as datas nacionais:

  • janeiro: Confraternização Universal, 01/01, sábado;
  • fevereiro: Carnaval, 28/02 e 01/03, segunda e terça-feira;
  • abril: Paixão de Cristo, 15/04, sexta-feira;
  • abril: Tiradentes, 21/04, quinta-feira;
  • maio: Dia do Trabalho, 01/05, domingo;
  • junho: Corpus Christi, 16/06, quinta-feira;
  • setembro: Independência do Brasil, 07/09, quarta-feira;
  • outubro: Nossa Sra. Aparecida, 12/10, quarta-feira;
  • novembro: Finados, 02/11, quarta-feira;
  • novembro: Proclamação da República, 15/11, terça-feira;
  • dezembro: Natal, 25/12, domingo.

Como aproveitar essas datas e lucrar mais

Além das datas sazonais e comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados, alguns feriados também podem representar boas oportunidades de vendas, como é o caso do Carnaval, Páscoa, Dia das Crianças e o Natal.

Aproveitar essas datas para criar campanhas promocionais específicas, vitrines temáticas, entre outras estratégias, pode contribuir para um aumento nas vendas. Contudo, é importante fazer isso de forma adequada. Veja algumas dicas!

Defina o calendário de feriados para o seu negócio

Dependendo do ramo de atuação da empresa, algumas datas serão mais relevantes do que outras. Por isso, é recomendado definir um calendário promocional para as datas sazonais e feriados de 2022 para estabelecer as melhores oportunidades de vendas.

Para te ajudar com isso, algumas ações que você pode fazer no seu negócio, são:

Planeje as campanhas

Conhecendo as datas significativas para o seu público e o seu negócio, será possível planejar as campanhas temáticas com antecedência. Levante as ferramentas adequadas e os recursos necessários. A estratégia pode incluir:

  • divulgações em redes sociais;
  • ações com influenciadores;
  • e-mail marketing;
  • eventos;
  • vitrines temáticas;
  • panfletos e banners;
  • sorteios;
  • brindes.

As campanhas dos feriados de 2022 devem ser divulgadas com uma certa antecedência e precisam estar alinhadas com o perfil do público. Sendo assim, é importante definir o tema, a comunicação visual que será aplicada em vitrine, os banners, as postagens em redes sociais e demais peças de comunicação, o prazo de execução e o lançamento, entre outros passos.

Além de uma comunicação visual atrativa, dependendo do feriado, o negócio pode investir em ações para a porta da loja, oferecendo amostras ou brindes, por exemplo.

Também podem ser aplicados descontos e promoções para as datas, visando atrair mais consumidores. Nesse caso, as ofertas devem ser divulgadas com transparência, incluindo seu prazo de duração.

Se a empresa conta com uma rede de lojas, procure incluir todas elas nas campanhas promocionais, ou tenha regras precisas sobre as unidades participantes para não gerar uma experiência indesejada ou desconfiança nos clientes.

Crie uma vitrine temática

Empresas que atuam no comércio também podem aproveitar os feriados de 2022 para caprichar na decoração da vitrine e chamar a atenção de quem passa pelo local. A estratégia é válida tanto para as principais datas comemorativas quanto para outros feriados.

Um exemplo disso é a Semana Brasil, quando diversas lojas investem em vitrines personalizadas, campanhas e descontos para estimular as compras na semana do feriado de 7 de setembro.

A vitrine é um elemento significativo na jornada de compra do cliente. Ela é positiva para chamar a atenção de quem passa, divulgar produtos e transmitir um pouco do perfil da loja com uma ambientação mais criativa, mais formal, despojada, etc. Alguns passos para criar uma vitrine atrativa são:

  • conhecer o perfil dos clientes;
  • separar os produtos que ficarão na vitrine;
  • estabelecer o tema da decoração e a paleta de cores;
  • definir elementos e objetos decorativos para a vitrine.

Um dos feriados que mais movimenta a economia do país é o Natal. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) prevê aumento de 3,8% nas vendas no período, em 2021. Sendo assim, ter uma vitrine natalina bem elaborada pode ser vantajoso para as empresas do varejo.

Analise os resultados

A estratégia é essencial para avaliar o investimento e o retorno financeiro e entender o que funcionou com o seu público e o que pode ser aprimorado para os feriados do ano seguinte. Por isso, é importantíssimo que você analise seus resultados com atenção.

Viu como é possível lucrar com os feriados de 2022? Porém, é importante que você tenha um planejamento bem feito para analisar as datas e o perfil do público e consiga criar campanhas atrativas e diferenciadas.

Gostou das dicas? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto!