Há algum tempo o Observatório Global do Sebrae divulgou um boletim informativo que aponta a concessão de crédito como elemento fundamental da retomada econômica, especialmente, para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e sua empresa pode se beneficiar bastante com isso.

Por isso, entender os parâmetros que o mercado utiliza para avaliar e conceder crédito às empresas é um elemento fundamental do trabalho da gestão estratégica de negócios.

As formas de avaliar a saúde financeira das pessoas e empresas mudam, com a aplicação de novos critérios e tecnologias para oferecer informações mais precisas. Consultar o crédito de alguém não significa mais verificar se há protestos ou outras restrições por inadimplência.

Nesse contexto, a pontuação no score de crédito é um fator relevante para conseguir um empréstimo e obter melhores condições de juros e pagamento. Ele é utilizado pelas empresas tanto na interação com instituições financeiras quanto na análise do perfil de fornecedores, clientes e consumidores.

Como entender o score de crédito

O score de crédito é calculado utilizando critérios de comportamento da pessoa consultada. A solução atribui, usualmente, uma pontuação de 0 a 1.000 que leva em conta variáveis como renda, comportamento e histórico de pagamento de um consumidor ou uma empresa, entre outras. No caso do Serasa Score, essa nota apresenta a probabilidade de um perfil pagar suas contas em um período determinado.

As informações usadas para calcular o número são fornecidas pelo cadastro positivo e pelos credores. A análise considera dados como ausência de restrições, pagamento de contas e faturas em dia e atualização de dados cadastrais.

Como o score de crédito pode beneficiar a empresa

O comportamento da empresa é observado, na prática, para determinar se existe uma relação saudável com o crédito ou se há maiores chances de inadimplência. Com isso, as empresas e instituições financeiras conseguem tomar decisões baseadas no perfil comportamental de quem deseja acessar o crédito.

A pontuação faz com que o credor ajuste as expectativas de recebimento e condições aplicadas ao negócio. Além dos dados comportamentais, a situação do mercado também influencia o número, que é um retrato do momento da consulta e pode variar.

Ter uma pontuação alta nem sempre quer dizer garantia de obter crédito, nem que o cliente pagará em dia, mas é um elemento a mais nas políticas de crédito. A pontuação de uma empresa no score da Serasa Experian é um critério muito utilizado pelas principais instituições financeiras para concessão de crédito.

Por isso, avaliar a situação da sua empresa e ajustar o comportamento para buscar formas de otimização de sua pontuação é muito importante. Essas atitudes contribuem para a realização de seus projetos, especialmente, se houver dependência de obtenção de capital no mercado.

Consultar o crédito da empresa, de clientes e prospects é importante para avaliar as oportunidades de expansão, obtenção de crédito no mercado e a situação da economia. A visão da conjuntura oferecida pelos dados permite que os gestores tomem decisões mais seguras, com base em informações reais do negócio.

Como o empreendedor pode usar o score

Pensando nas perspectivas otimistas das empresas na retomada econômica, é importante conhecer mais informações sobre o score de crédito e como ele pode interferir em novos negócios. O gestor que deseja se manter atualizado sobre a forma como o mercado vê a avaliação de crédito nas empresas precisa entender a pontuação.

Para facilitar a compreensão dos impactos do score de crédito, sob o ponto de vista das empresas, a Serasa Experian coletou dados de 815 companhias em diferentes segmentos de atuação pelo país. Foram ouvidos proprietários, gestores e diretores de empresas.

Considerando que 21% dos respondentes (173) não sabiam da existência do score de crédito, a Serasa Experian se concentrou em obter as respostas daqueles que já conheciam o conceito, ou seja, foram 642 empresas respondentes.

Algumas descobertas feitas pelo estudo, que repercutem diretamente no planejamento estratégico das empresas:

  • 74% dos entrevistados acreditam que um bom histórico de crédito é capaz de aumentar o score da empresa;
  • a quantidade de empresas que afirmam consultar o crédito aumentou para 82%;
  • a maioria das consultas são feitas pela plataforma da Serasa Experian (62%);
  • nas empresas, o comércio atacadista é a área que mais utiliza a consulta de score, tanto para clientes quanto para a própria empresa (89% fazem a consulta);
  • a forma de uso do score muda de acordo com o segmento de atuação das empresas: na indústria, a tendência é usar o índice em todas as operações (58% das indústrias), enquanto no varejo, a maior parte dos usuários da consulta (65%) faz a pesquisa para operações pontuais.

Por isso vale ficar sempre de olho! Para saber mais sobre como as empresas podem usar o score de crédito em suas atividades, aprofunde-se no tema, e confira os detalhes da pesquisa “Como as empresas brasileiras conhecem, usam e consultam scores em suas operações?”!