Marketplace de crédito: entenda como obter empréstimo para MEI ou ME

Dia a dia

Buscar crédito é importante para manter uma empresa saudável ou, inclusive, para investir no próprio crescimento do negócio. Para Microempreendedores Individuais (MEI) e Micro Empresas (ME), no entanto, conseguir empréstimo pode ser um enorme desafio, já que o processo é considerado burocrático e há certa dificuldade em encontrar credores confiáveis para esse tipo de empresa.

A boa notícia, porém, é que já existe uma solução voltada para esses empreendedores: o marketplace de crédito. No post de hoje, vamos mostrar como essas plataformas facilitam a busca por instituições financeiras confiáveis, bem como a comparação de diferentes ofertas e prazos de credores, facilitando a tomada de decisão dos empreendedores na hora de alavancar o negócio. Ficou interessado? Então, continue lendo!

O que é marketplace de crédito?

Você com certeza conhece marketplaces do varejo, como a Amazon ou Mercado Livre. Se quer comprar um computador, você faz a pesquisa nesses sites e pode visualizar ofertas de várias empresas cadastradas ali para encontrar a melhor. Tudo sem sair de casa, pelo computador ou celular.

Os marketplaces de crédito funcionam de forma parecida, só que, claro, com crédito. Caso o MEI ou ME precise de um empréstimo, ele não precisa sair batendo de porta em porta em cada instituição financeira da cidade. Ele entra no site ou utiliza o aplicativo, faz um cadastro rápido e informa quanto gostaria de receber e em quais condições ideais, ou seja, em quantas parcelas e com qual nível de juros, por exemplo.

Quais são as vantagens do marketplace de crédito?

duas maçãs uma verde e uma vermelha, ambas são ótimas mas cada empreendedor tem a sua preferida e a que parece melhor para aquele momento.
Não existe proposta ruim
A comodidade e a agilidade oferecidas pelos marketplaces de crédito são um enorme benefício: o empreendedor não precisa visitar cinco, seis ou sete sites, muito menos ir pessoalmente a várias agências.

Pela plataforma, ele tem acesso online a várias instituições ao mesmo tempo, bastando utilizar um dispositivo ligado à internet — seja um computador, tablet ou celular. Ele pode, inclusive, consultar com facilidade ofertas de créditos de instituições de outros estados do Brasil!

Também é importante lembrar que, como as ofertas são centralizadas dentro da plataforma, a tomada de decisão do empreendedor ganha bases muito mais sólidas. Ele consegue comparar formas de pagamentos, prazos e juros em uma única tela e avaliar qual solução é a mais adequada para o seu orçamento ou os seus prazos.

Qual é o passo a passo para conseguir um empréstimo via marketplace de crédito?

fluxo de simulação para obter crédito-1 simule, 2 escolha a melhor proposta , 3 Contrate junto a nossos parceiros e 4 receba o dinheiro na sua conta
Como fazer a sua simulação de crédito no Serasa Empreendedor

O primeiro passo é encontrar um marketplace de crédito confiável. Afinal, será preciso disponibilizar informações sobre a sua empresa. É crucial ter certeza de que esses dados estarão protegidos e permanecerão privados.

Uma forma de avaliar a confiabilidade de uma plataforma é pesquisando sobre outros clientes dela. Procure saber se empresas com porte parecido com a da sua já consumiram crédito, se há relatos sobre a experiência ou se existem reclamações.

Faça uma comparação entre as opções

Ao avaliar os diferentes marketplaces, analise quais são os parceiros de cada uma delas. Ou seja, quais instituições financeiras estão cadastradas e se são, por exemplo, bancos tradicionais ou as chamadas fintechs — startups do mercado financeiro.

Você pode encontrar parceiros em comum entre elas, o que é ótimo para verificar se há uma variação de tarifa entre as plataformas. Também verifique os parceiros diferentes com os quais você poderá encontrar boas oportunidades de negócios.

Não se esqueça, também, de verificar se existem custos adicionais para ter acesso ou realizar o cadastro na plataforma do marketplace de crédito. Alguns serviços cobram um valor fixo para esses processos. Em outros, essas etapas são gratuitas.

Realize uma simulação de crédito

Agora que você já pesquisou bastante para escolher o melhor marketplace de crédito, faça o cadastro na plataforma: em geral, são solicitados o CNPJ da empresa e o CPF de, pelo menos, um dos sócios. Essas exigências podem variar de marketplace para marketplace.

Antes de conseguir a concessão de crédito, você terá a oportunidade de fazer a simulação do empréstimo. Em geral, a empresa informa o seu faturamento médio e pesquisa por valores que estejam dentro da realidade dessa empresa. Ou seja, se um MEI Fatura R$4.000,00 por mês, qualquer credor vai hesitar antes de atender a um pedido de empréstimo de R$300.000,00, certo?

Para evitar esse tipo de problema, você recebe orientações sobre valores possíveis de serem concedidos, bem como pode testar várias possibilidades de prazos e juros, sempre com múltiplos credores de uma vez.

Assim, fica mais fácil encontrar o credor certo, com as melhores condições e de acordo com as possibilidades da sua pequena ou microempresa. Por exemplo: alguns podem oferecer prazos bem longos, mas com juros maiores. Outros vão pelo caminho inverso e, embora tenham prazos mais apertados, também apresentam taxas de juros mais vantajosas.

Encontre a melhor opção

Assim que você simular, vai ter opções de parceiros disponíveis. Veja qual é o mais adequado para a sua necessidade.

Alguns oferecem prazos maiores, mas com juros maiores também. Já outros oferecem prazos menores com juros menores. Outros oferecem juros menores com prazos maiores ainda. Escolha qual é o mais adequado ao seu orçamento e ao seu objetivo.

Mantenha um bom relacionamento com os credores

Para garantir que o seu negócio tenha acesso às melhores condições de pagamento ou, inclusive, a mais crédito, é preciso cuidar bem da sua reputação. É importante ressaltar que, mesmo nos marketplaces, os credores também precisam avaliar as condições da sua empresa, principalmente se ela tem um histórico de boa pagadora.

No Acesso ao Crédito Serasa, por exemplo, MEI e ME podem utilizar o seu Score Empreendedor para garantir boas condições.

Aqui vale uma explicação: qualquer MEI ou ME pode se cadastrar no Score Empreendedor para receber uma análise de risco de crédito. A empresa recebe uma nota de 0 a 1000 e, quanto maior, melhor a sua reputação junto ao mercado e, portanto, maiores as chances de conseguir crédito e em melhores condições.

Viu como utilizar o marketplace de crédito é fácil e traz uma série de benefícios para MEI e ME? Então, conheça o Marketplace de Crédito Serasa Empreendedor, serviço de uma empresa conhecida e respeitada no mercado, que ainda é complementado com soluções voltadas para pequenos e médios empreendedores, como Serasa Educa e o Score Empreendedor!

credito para mei e me, saiba para que pede e como pedir

credito para mei e me, saiba para que pede e como pedir

Publicada em 22/10/2018 - Fonte: Serasa Empreendedor
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: