Para realizar uma gestão de pequenas e médias empresas eficiente, é preciso contar com o auxílio de ferramentas, como a Demonstração do Resultado do Exercício. A DRE detalha os resultados da organização fornecendo uma visão global e realista das despesas e lucros de seu negócio.

Se você está buscando soluções para o crescimento do seu negócio, elabore a sua DRE. Aliás, ela deve ser feita anualmente por todas as empresas, exceto MEI, e assinada por um contador. Continue a leitura e entenda o que é uma DRE, como analisar, como fazer a sua e tudo o que precisa conter para uma apresentação completa!

O que é DRE?

A DRE é um documento feito por toda empresa, em que são registrados os resultados relacionados com suas operações financeiras. Nela, é preciso constar os lucros e os prejuízos ao longo de determinado período.

A declaração é um relatório com dados a respeito da receita, dos gastos, das despesas e dos investimentos do negócio. Ela deve ser planejada em formato de planilha para facilitar a visualização e avaliação das informações.

Ela pode ser elaborada mensal, bimestral, semestral ou anualmente, conforme os objetivos de análise de crescimento da empresa. Apenas a demonstração anual é obrigatória.

Qual a importância da DRE?

A DRE é de extrema importância uma vez que sua análise e coleta de dados, gera resultados capazes de estabelecer mudanças e adaptações em diversas áreas da empresa.

Se sua organização tem um setor de contabilidade, é válido reunir logo no começo do ano todas as informações necessárias para elaborar os documentos contábeis de forma eficiente.

Agora, se você ainda não tem um contador, o mais indicado é contratar os serviços de uma empresa especializada para ajudar na elaboração na DRE.

A declaração funciona como uma prestação de contas de seu empreendimento com o governo. A partir dela, a Receita Federal se certifica de que todos os impostos devidos foram declarados de forma correta.

Também é feito um comparativo entre o lucro presente na DRE e o valor declarado no Imposto de Renda feito pelo empreendedor como Pessoa Física. Por essa razão, é necessário ficar atento nas declarações feitas por você e pela empresa.

Por que utilizar a DRE?

A Demonstração do Resultado do Exercício é um dos relatórios mais relevantes para a contabilidade de uma empresa, pois permite analisar os dados coletados e elaborar um overview da situação da empresa para conhecer melhor o consumidor e lançar produtos, direcionando os esforços futuros em ações mais efetivas.

A DRE também é fundamental para fazer um comparativo entre períodos sequenciais para entender se as operações estão sendo lucrativas para a empresa.

Estrutura da DRE

Para qualquer empresa brasileira que não seja MEI, a Demonstração do Resultado do Exercício anual é obrigatória. Na estrutura de uma DRE devem constar:

  • Receita Bruta;
  • Receita Líquida;
  • Lucro bruto;
  • Resultado líquido;
  • Despesas financeiras;
  • Despesas administrativas;
  • Despesas com vendas;
  • Custos de produtos/mercadorias vendidas.

Uma dica: quanto mais detalhista for a DRE, mais fácil será de compreender a rotina da empresa.

Como analisar a DRE?

Existem duas maneiras para fazer a análise da DRE, a análise vertical e a análise horizontal.

Na análise vertical, é possível olhar mais detalhada e minuciosamente cada despesa, custo e receita, entendendo qual a parte que cabe a cada valor em relação ao faturamento bruto. Esse tipo de análise vai te ajudar a identificar quais são as maiores receitas e despesas da empresa.

Na análise horizontal, você pode analisar uma receita ou despesa em específico para compreender seu crescimento ou decadência ao longo do tempo.

Como fazer a DRE de uma empresa?

Como já dissemos, a única DRE obrigatória é a anual, mas se você mantiver uma organização mensal, ficará mais fácil produzir a anual. A maneira mais prática e comum de produzir a DRE é com planilhas para poder detalhar todas as despesas necessárias.

Após todos os meses preenchidos de forma correta, é preciso apenas fazer a soma dos resultados de cada campo. Esse resultado pode ser passado para um sistema, para o gestor ou outros colaboradores também terem acesso. Assim, a empresa consegue ter informações relevantes para tomar decisões mais assertivas no decorrer do ano e, assim, potencializar o desenvolvimento da organização.

Aliás, a Serasa Experian tem tecnologias para trazer ainda mais agilidade para os seus negócios. As plataformas de Motores de Decisão facilitam muito a vida de qualquer empreendedor ou empresário que precisa e gostaria de otimizar suas tomadas de decisão.

O que entra na DRE?

Para a DRE ser executada de maneira satisfatória e sem falhas, vamos detalhar os dados que devem estar na estrutura de uma DRE:

Receita bruta

Da receita bruta fazem parte todos os valores de entrada da empresa. Precisam ser inseridas as receitas alcançadas com o recebimento de juros, venda de serviços ou produtos e o retorno de dividendos ou royalties.

Tributos

Na DRE devem constar todos os impostos que a organização precisa pagar, como o Imposto Sobre Serviços (ISS) e o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Além disso, é preciso inserir os descontos e devoluções feitas pelos clientes.

Receita líquida

A receita líquida é a subtração entre a receita bruta e os tributos a serem pagos.

Custos dos produtos vendidos

É preciso colocar todos os gastos envolvidos no processo de produção e logística do produto, como mão de obra, matéria-prima, transporteestoque, entre outros.

Lucro bruto

O lucro bruto consiste no resultado da subtração entre o valor da receita líquida e os gastos com produção.

Despesas

É necessário incluir todas as despesas relacionadas com a comercialização do produto ou serviço, como marketing e publicidade. Também é preciso considerar o salário dos colaboradores, comissões, despesas com o estabelecimento comercial e outras.

Lucro operacional

O lucro operacional é a diferença entre o lucro bruto e as despesas mencionadas. Essa métrica tem como finalidade permitir uma avaliação mais completa do resultado operacional da empresa.

Aprofunde seus conhecimentos com o nosso artigo sobre como calcular o índice de lucratividade da sua empresa. Nosso objetivo é trazer conteúdos relevantes para sua empresa prosperar!

Resultado

Para encontrar o resultado financeiro, é preciso somar todos os juros pagos naquele determinado período pela empresa devido a algum débito. Ainda, é necessário inserir o montante recebido pela empresa por meio de rendimentos com investimentos financeiros.

Lucro sem o Imposto de Renda

É preciso saber o valor do lucro sem o Imposto de Renda, já que ele é o que mais interfere no valor do faturamento final.

Imposto de Renda

É preciso considerar também o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), sendo que esse imposto é calculado com base no lucro absoluto do empreendimento. A CSLL é paga por meio da DARF, que é um documento para manter a regularização fiscal da empresa.

Lucro líquido

Após passar por todas as etapas anteriores, é preciso calcular o lucro líquido, ou seja, o destinado para o empresário e seus sócios, se existirem. É preciso ter atenção a esse ponto, pois se ele for negativo, mostra que a empresa ficou no prejuízo.

Caso tenha sido positivo, determina que a empresa lucrou com seus produtos e serviços. Se apresentou um valor zero, o negócio se encontra em equilíbrio.

Fica claro que a DRE é uma demonstração muito importante para as empresas, já que nela é preciso inserir informações financeiras.

Um negócio que quer crescer e ser diferenciado no mercado precisa estar atento a esse documento, pois ele é um orientador para realizar ações precisas para o seu crescimento.

Agora que você entendeu o que é e a importância de fazer a DRE, coloque os conhecimentos em prática para obter resultados positivos quanto antes.

Continue acompanhando nosso blog e conheça nossa solução para a saúde do seus negócio! É a Serasa Experian facilitando as coisas para a sua empresa!