Fazer benchmarking é atitude importante em qualquer área de atuação. No caso do empreendedorismo, conhecer as melhores práticas do mercado e iniciativas que fizeram a diferença é essencial.

Empreendedores que têm a inovação no DNA estão entre os grandes responsáveis por movimentar a economia mundial. Está nas mãos deles a possibilidade de disrupção e mudar a forma como processos são executados. Para isso, o conhecimento é um dos principais aliados.

Entre as fontes indispensáveis para se atualizar estão blogs de empreendedorismo, livros, podcast, filmes, séries e, claro, documentários. Para ajudá-lo a conhecer alguns conteúdos interessantes, neste post listamos opções imperdíveis para assistir em casa. Veja 11 documentários sobre empreendedorismo que todo empresário deve conferir!

1.Brené Brown: o poder da coragem (2019)

Neste documentário de 2019, a pesquisadora Brené Brown discute a importância de trocar o conforto pela coragem para fazer a diferença. Ao longo de 1h16m, a autora de cinco best-sellers mostra, de forma bem-humorada, como a cultura definida pelo medo e pela incerteza exige uma postura corajosa das pessoas.

O documentário de Brown, que fez uma das palestras do TED Talks mais assistidas do mundo, é sob medida para empresários que buscam incentivo e inspiração para ousar e fazer a diferença Disponível na Netflix.

2.Brinquedos que marcaram época (2017)

Também na Netflix, o documentário Brinquedos que marcaram época mostra como funcionam as mentes por trás de produtos infantis que impactaram gerações. A produção, que tem duas temporadas, discute a ascensão e, em alguns casos, a queda de criações bilionárias.

Star Wars, Barbie, He-Man, LEGO e Hello Kitty estão entre os brinquedos citados no documentário. Pedida perfeita para empresários que querem saber mais sobre processo criativo e adaptação à demanda de mercado.

3.Tony Robbins: eu não sou seu guru (2016)

Coach conhecido por suas técnicas inovadoras, Tony Robbins atrai uma legião de fãs incondicionais do seu trabalho. Não é à toa. O grande trunfo do profissional é mostrar na prática como funcionam conceitos discutidos exaustivamente em livros.

No documentário da Netflix é possível conhecer os bastidores do megaevento anual promovido pelo coach que atrai milhares de participantes ávidos por seus ensinamentos. Além do carisma de Robbins, a produção conta com o talento do cineasta indicado ao Oscar Joe Berlinger, que também dirigiu o documentário Mettalica: Some Kind of Monster.

4.From Business to Being (2015)

A produção, que foi exibida pela Netflix, discute como a técnica de Mindfullness pode ajudar a enfrentar problemas contemporâneos. O documentário retrata como o excesso de trabalho e a pressão do dia a dia pode afetar equilíbrio e conta a trajetória de pessoas que conseguiram reverter o quadro de infelicidade. É a pedida para empresários que pretendem alcançar uma vida mais plena.

5.Print the legend (2014)

Ao longo de 1h39m, o documentário original da Netflix mostra a realidade do mercado de impressão 3D. Na produção é discutida a importância da inovação constante andar lado a lado com a garra e com a coragem de fazer diferente.

O documentário é interessante para empresários que querem não só saber mais sobre essa tecnologia inovadora, que permite desde a impressão de bijuterias a armas de fogo, passando por órgãos humanos, como também querem entender a corrida para atuar em um mercado ainda novo.

6.Secrets of Selfridges (2014)

O documentário de 54 minutos faz um passeio pela história de Harry Gordon Selfridges, que criou um novo modelo varejista que mudou a forma como as pessoas faziam compras em Londres.

Apesar da inovação e da notoriedade que conquistou na época, o empresário também enfrentou alguns obstáculos principalmente em sua vida pessoal. Uma produção importante para entender que toda revolução tem seu preço.

7.The Startup Kids (2013)

Documentário que acompanha a trajetória de jovens empreendedores nos Estados Unidos e na Europa, The Startup Kids é uma produção que tem como objetivo inspirar uma nova geração, mostrando como criadores de empresas como Dropbox, Vimeo e Soundcloud revolucionaram seus mercados. Na produção, é possível saber mais sobre a trajetória da empresa e também acompanhar de perto como é a rotina desses profissionais inovadores.

8.Burt's Buzz (2013)

O documentário conta a história de Burt Shavitz, o fundador da marca Burt's Bee. A produção explora a vida fascinante e única do empresário, mostrando a colisão entre os negócios e os valores pessoais de Shavitz. É um filme interessante para refletir sobre o desafios do pioneirismo e a importância de ter valores alinhados na vida pessoal e profissional.

9.The Director - Uma criadora na Gucci (2013)

O trabalho da designer de moda italiana Frida Giannini, diretora criativa da Gucci, é o tema do documentário, que mostra como a profissional conseguiu reverter a trajetória da grife, que estava em decadência. Uma produção sob medida para quem acredita no poder da criatividade e da reversão de crises no negócio.

10.Something Ventured (2011)

Apesar de não ser exatamente um lançamento, o documentário continua atual, jogando uma luz sobre temas contemporâneos, como a relação entre risco e recompensa.

Na produção, dirigida por Dan Geller e Dayna Goldfine, ganhadores do Emmy, a criação de uma indústria que se tornou a maior engrenagem da inovação e do crescimento econômico do século XX é dissecada. Something Ventured conta também a trajetória de empreendedores que ocuparam posições de destaque em grandes corporações, como Apple, Cisco Atari e Intel, contando como eles levaram essas grandes empresas ao crescimento.

11.Zeitgest (2007)

A manipulação das pessoas por instituições e governos é o tema desse documentário de 2007. Dividido em três partes, a produção mostra imagens de eventos trágicos da história e discute a possibilidade da população ser iludida em relação ao nível de liberdade que tem.

A primeira parte do documentário trata de religião, comparando crenças astrológicas pagãs com religiões modernas e antigas. Na segunda parte, o 11 de setembro é trabalhado sob diversas perspectivas. Por fim, na terceira etapa, conta-se a história da formação do Banco de Reserva Federal, assim como sua habilidade de controlar a economia.

Coloque esses documentários sobre empreendedorismo na sua lista e se inspire ainda mais para o seu dia a dia como empresário!

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais!