Dicas Serasa: 8 características que um bom vendedor deve ter em relação aos seus clientes para ter sucesso nos negócios.

Existem algumas características comuns que clientes esperam de um bom vendedor. Aqui, listamos 8 delas para você se familiarizar e se tornar cada vez mais preciso na hora de prospectar e vender. Afinal, para criar uma relação de confiança com seus clientes, é preciso entender suas motivações, objetivos e dores.

Quer ser bem visto pelos seus clientes? Vamos lá:

  1. Oferecer novas perspectivas e ideias

Se os clientes pudessem diagnosticar seus próprios problemas e criar soluções viáveis ​​por conta própria, eles o fariam. Portanto, um bom vendedor deve conseguir coletar estes diagnósticos e trazer algo novo à mesa.

  1. Estar disposto a colaborar

Ao invés de tentar vender logo de cara, opte pela colaboração. Os clientes querem que você trabalhe com eles para alcançar um objetivo mútuo e, idealmente, querem que você se torne parte integrante do seu sucesso.

  1. Ter confiança na sua capacidade de obter resultados

Os clientes não comprarão nada se você não puder convencê-los de que a sua empresa e suas ofertas atingirão de fato os resultados prometidos. É quase impossível convencer um cliente a acreditar nessas coisas, a menos que você acredite nelas. Torne a sua confiança contagiosa e traga dados de sucesso. Resultados falam mais do que palavras.

  1. Ouvir o cliente com atenção

Quando falam de si mesmos e de suas necessidades, os clientes percebem imediatamente quando alguém está esperando uma pausa na conversa para iniciar um discurso de venda. Para realmente ouvir, você deve suprimir sua própria voz interior e esquecer seus objetivos. É sobre o cliente, sempre sobre o cliente, e não sobre você.

  1. Entender todas as necessidades do cliente

Não basta conectar os pontos entre as necessidades do cliente e a oferta da sua empresa. Você também deve se conectar com os indivíduos que serão afetados por sua oferta e entender como o seu produto ou serviço irá sanar as necessidades individuais de quem utilizá-los.

  1. Ajudar o cliente a evitar possíveis armadilhas

Aqui é onde muitos vendedores caem. Os clientes sabem que todas as decisões de negócios envolvem riscos, mas também querem ajuda para minimizar esses riscos. Eles precisam saber o que pode dar errado, o que falhou em situações semelhantes e quais precauções você está tomando para garantir que esses problemas não ocorram novamente. Transparência nestes momentos é uma excelente forma de aproximação e aceleração de vendas.

  1. Comunicar o processo de compra

A maioria dos clientes não gostam quando os vendedores discutem apenas questões como preço, descontos, disponibilidade, custo total, opções de complementos e assim por diante. Eles querem que você seja capaz de dizer a eles, em linguagem clara e simples, o que está envolvido em uma compra e como essa compra será realizada. Sem surpresas.

  1. Se conectar o máximo possível com o cliente

Obviamente, toda venda envolve fazer uma conexão entre dois indivíduos que gostam e confiam um no outro. Tente sempre construir esse tipo de relacionamento com o cliente, pois a maioria das pessoas prefere comprar de alguém que elas desenvolveram alguma empatia.

Lembre-se: no cenário ideal, ao entrar em contato com alguém para vender ou prospectar, essa pessoa deve pensar “olha só, ele sabe quem sou eu e sabe o que eu preciso”. Atente-se às 8 características acima e temos certeza de que você estará sempre um passo à frente dos seus concorrentes.