É fato que existem várias diferenças entre as pessoas e todas devem ser respeitadas, afinal, cada ser é único e traz consigo suas marcas e valores. Diante disso, foi criado no dia 28 de junho, o Dia do Orgulho LGBTQIA+, com o intuito de ser uma data que tem o objetivo de conscientizar a população para que todos entenda a importância de viver em sociedade sendo éticos e empáticos uns com os outros.

Nas empresas e instituições, esses valores também precisam ser reforçados, visto que aceitar as minorias e respeitar os seus direitos é uma responsabilidade social. Afinal, todos os cidadãos têm direitos que devem ser respeitados independentemente da sua opção sexual.

Por esse motivo, preparamos este post para mostrar a importância e também algumas razões para ajudar você, PME, a entender os motivos para investir em diversidade nas empresas. Continue a leitura e fique por dentro desse assunto que é tão importante para a construção ética do nosso país.

Quais os principais motivos para investir em diversidade na sua empresa?

Investir em diversidade e inclusão é o papel de toda empresa. Isso porque os gestores precisam ouvir opiniões de todos os seus colaboradores para que a marca consiga alcançar os seus objetivos. Listamos abaixo algumas razões para investir em diversidade no seu negócio. Acompanhe!

1. Aumento do desempenho e da criatividade da equipe

Para garantir grandes resultados, é importante que os seus colaboradores façam parte da organização. Para isso, todos devem se sentir confortáveis para emitir a sua opinião e propor estratégias para aumentar a visibilidade da marca, sem qualquer discriminação.

Diante disso, respeitando e considerando as particularidades de cada um, o senso de pertencimento pode aumentar. Dessa forma, os colaboradores conseguirão fortalecer ainda mais o trabalho em equipe e, consequentemente, o desempenho e a criatividade do time.

2. Engajamento dos colaboradores

Um time motivado e satisfeito consegue alavancar as vendas e bater metas. Nesse sentido, quando é criado um ambiente saudável e acolhedor, o local de trabalho fica mais agradável.

Para isso, é importante respeitar as particularidades de cada funcionário e propor rodas de discussão com temas de relevância social, como discriminação e homofobia. Também podem ser adotadas campanhas de conscientização em datas especiais, como o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Dessa forma, é possível conscientizar os colaboradores sobre o respeito à diversidade e inclusão.

3. Facilidade na resolução de problemas complexos

Com uma equipe diversa, a empresa consegue resolver os problemas com maior facilidade. Isso porque as diferentes experiências de vida e perspectivas de mundo dos funcionários trazem novas abordagens para as situações.

Dessa forma, as visões e pontos de vista dos colaboradores abrem um leque de novas oportunidades de gestão. Com isso, todos caminham juntos em prol do sucesso da empresa.

4. Aumento da credibilidade entre clientes

A decisão de contratar colaboradores que façam parte do grupo LGBTQIA+ mostra que a sua empresa sabe da importância de respeitar as diferenças e está engajada frente às questões sociais. Assim, essa visão de respeito e empatia pelas diversidades transparece até mesmo para os clientes que, sabendo dessa atitude, tendem a avaliar positivamente o seu negócio.

5. Atração e retenção de talentos

A imagem pública de empresas que promovem a diversidade reflete para a sociedade um compromisso da marca com os valores e a ética. Esses aspectos são bem vistos pelos consumidores e investidores, afinal, em um mundo marcado por preconceito, as empresas com responsabilidade social conseguem recrutar profissionais talentosos e que podem fazer a diferença no mercado.

6. Diminuição de conflitos internos com compartilhamento saudável

O investimento usado na contratação de profissionais com diferentes perfis faz com que o gestor consiga manter uma certa ordem nos departamentos da empresa. Com o respeito que cada funcionário tem pelo próximo, os conflitos são reduzidos e a relação interpessoal se torna mais saudável e prazerosa. Logo, isso ajuda tanto no rendimento dos colaboradores quanto no sucesso empresarial.

7. Melhoria no processo de tomada de decisões

Toda empresa busca destaque e reconhecimento no mercado, isso é um fato. Porém, para chegar nesse nível, é preciso muita cautela na tomada de decisões, visto que uma estratégia errada pode gerar muita dor de cabeça.

Diante disso, uma rede de funcionários com diferentes histórias e pensamentos pode ajudar na formulação de boas decisões, pautadas na criatividade da equipe, bem como da sua união frente aos problemas que devem ser resolvidos.

8. Redução da rotatividade de funcionários

A rotatividade intensa de funcionários não é positiva para uma empresa. Isso porque além de gerar problemas financeiros, compromete o fluxo de atividades. Desse modo, é importante traçar metas eficientes para reduzir ao máximo esse indicador.

Nesse sentido, a valorização das diferenças traz muitas vantagens, visto que os funcionários se sentirão acolhidos pelos colegas e pelo ambiente de trabalho, fazendo com que os desentendimentos ou a insatisfação com o ofício exercido sejam minimizados.

Como tornar o processo seletivo da sua empresa mais inclusivo?

Essa não é uma tarefa simples, por isso é preciso de muita cautela e organização. É claro que os gestores buscam profissionais qualificados, resolutivos e produtivos. Desse modo, em uma entrevista de emprego, por exemplo, os responsáveis pela contratação devem tratar com igualdade todos os candidatos, escutando as suas experiências e validando o seu conhecimento e habilidades para ocupar a vaga.

Além disso, para que esse processo seja mais inclusivo, é importante que o tratamento seja feito sem distinções. Afinal, todos têm direito de expressar a sua vocação durante a entrevista de emprego sem nenhum tipo de preconceito em relação à sua cor, orientação sexual, religião ou outras particularidades.

Portanto, ter uma empresa que se preocupa com essa causa social e que "abraça" essa luta é de fundamental importância para a formação de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa. Por isso, os empresários do Brasil precisam reconhecer o seu papel de incluir diversos profissionais no mercado e oferecer oportunidades que transcendem as individualidades de cada pessoa.

Por fim, agora que você já sabe da importância de promover ações de conscientização na sua empresa, como no Dia do Orgulho LGBTQIA+, e da importância desse grupo no desenvolvimento da nossa sociedade, busque diversificar a sua rede de funcionários. Para isso, não deixe de adotar políticas inclusivas no seu negócio, contribuindo para o combate ao preconceito no país.

Gostou do post? Então, deixe nos comentários quais ações inclusivas são adotadas na sua empresa. Até a próxima!