Dia do Consumidor: 4 dicas sobre como atacadistas podem aproveitar essa oportunidade

Gestão
dia do consumidor

Além de gerir o fluxo de caixa e aplicar as melhores estratégias para fidelizar clientes, os Atacadistas devem ficar de olho em datas especiais para fomentar vendas para Varejistas. Ao longo do ano, existem diversos períodos favoráveis para aumentar as vendas e, assim, fechar o ano com resultados até acima das expectativas. E o Dia do Consumidor é um deles!

Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados… Esses são ótimos exemplos de datas que costumam impulsionar o faturamento do empreendedor, caso ele aproveite da melhor maneira ela em seu negócio.

Por isso, hoje nós vamos explicar por que o Dia do Consumidor deve ser levado em consideração na hora de fazer o planejamento anual de vendas da sua empresa.

Descubra a importância dessa data e quais vantagens ela proporciona para seu negócio!

O que é o Dia do Consumidor?

Acontecendo todo dia 15 de março, o Dia do Consumidor já é um dos momentos do ano mais aguardados pelos consumidores. Isso porque o Varejo aproveita a semana do período para praticar promoções e lançar condições especiais de pagamento. Além disso, essa data é considerada como o primeiro grande dia do calendário do varejo para vendas, sejam elas online ou não.

Qual é a importância do Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor vem ganhando muita importância digitalmente, como uma das datas em que os e-commerces aproveitam para aumentar seu faturamento e oferecer melhores valores para seus clientes.

Vale destacar que o conjunto de ações dedicado exclusivamente para essa data muda de uma empresa para outra. De modo geral e à semelhança do que acontece com a Black Friday, por exemplo, é comum encontrar a “semana do consumidor” ou o “mês do consumidor”.

A intenção de aproveitar um espaço maior do que um único dia dá pistas da contribuição do Dia do Consumidor para a melhora do faturamento. Na prática, é como se a data fosse uma espécie de Black Friday do primeiro semestre.

O que oferecer aos Varejistas?

Basicamente, o consumidor reparou que a época é extremamente favorável para ser presenteado. Mas o que oferecer para empresas Varejistas para impulsionar ainda mais as vendas? Algumas ações que você, atacadista, pode oferecer para o varejista, são:

  • realização de entregas grátis para compras de estoque mínimo;
  • extensão do tempo do parcelamento sem adição de juros;
  • desconto especial em produtos que estão parados a muito tempo no estoque; 

Quais as vantagens de investir nesse dia?

Com base no que dissemos, certamente você já deve ter começado a visualizar algumas vantagens de montar um planejamento para o Dia do Consumidor. Para que não reste nenhuma dúvida de que seu negócio só tem a ganhar com essa data, vamos resumir quais são os principais benefícios dela para sua empresa.

Maior disposição para as compras

Algumas datas sazonais são importantes porque estimulam as pessoas a irem às compras. Se o Natal é o maior exemplo, está longe de ser o único. Ao se programar para o Dia do Consumidor, você acrescenta mais um excelente intervalo de vendas ainda no primeiro trimestre para o seu negócio.

Além disso, ao oferecer preços bons para o seu consumidor, você acaba criando, com o passar dos anos, o hábito de que ele sempre encontra uma ótima opção de compra para o começo do ano, criando essa sazonalidade no seu público.

Oportunidade de estreitar os laços com seus clientes

Esses momentos também são oportunidades de melhorar o vínculo com empresas. Com boas práticas de comunicação, profissionais engajados e um bom catálogo online, criado especialmente para o período, a probabilidade de sucesso é alta.

Atrair novos clientes

Os esforços direcionados à preservação de uma base de clientes consolidada é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio. Ao mesmo tempo, sua empresa deve ter estratégias voltadas à atração e conquista de novos negócios.

Fato é que o uso inteligente das datas comemorativas é uma das melhores formas de alcançar ainda mais vendas. Por meio de promoções, sua empresa tem mais chances de fechar contratos com novas empresas.

Como usar o Dia do Consumidor para vender mais?

Agora, vamos, finalmente, a 4 dicas imperdíveis para vender mais nessa data tão especial. A aplicação de cada uma delas, inclusive, faz toda a diferença no aproveitamento de qualquer data sazonal, por isso, atente-se e utilize-as no seu planejamento para 2022!

1. Demonstre que sua empresa entende a relevância da data para o Varejo

Antes de qualquer coisa, seja coerente com o momento. Planeje promoções para compra de estoque mínimo praticamente um mês antes e informe para sua carteira de clientes e prospects a relevância da data para o mercado e divulgue as ofertas para a data.

Dessa forma, você permite que o seu cliente também consiga se antecipar e oferecer melhores preços para seus clientes, criando um efeito cascata positivo no varejo.

2. Colete dados

A data é igualmente propícia para que sua organização entenda melhor o comportamento do seu público-alvo e identifique eventuais mudanças quanto às suas preferências.

Desse modo, aproveite o movimento expansivo do Dia do Consumidor para tratar os dados referentes às visitas, taxa de conversão, produtos mais buscados e vendidos, etc. Esses detalhes ajudarão a criar estratégias cada vez mais precisas no futuro.

3. Seja criativo

Nem sempre promoções apenas com descontos são as melhores táticas para vender mais. Considere a possibilidade de utilizar a data para lançar um produto, por exemplo. Pense em soluções ou edições limitadas que valorizem o produto e impulsione ainda mais as vendas nesse período.

4. Ofereça frete grátis

O frete muitas vezes é um vilão na hora do varejista fechar um negócio, pois acaba somando no valor final do produto inviabilizando promoções. Por isso, faça parceria com transportadoras para baratear os custos e ofereça entrega grátis como um diferencial para o seu consumidor.

Com essas 4 dicas, você já tem um bom caminho para traçar um planejamento especificamente dedicado ao Dia do Consumidor. Períodos de maior movimentação, entretanto, também exigem o dobro de cuidados antes de fechar novos negócios.

Por isso, é importante que você saiba como e quando consultar o CPF de um cliente, afinal, isso permite que você aproveite da melhor maneira o Dia do Consumidor: aumentando suas receitas!

Publicada em 14/03/2022 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: