O Dia do Cliente, celebrado dia 15 de setembro, é um lembrete da importância de construir relacionamentos duradouros. Pois é a partir de ações para se aproximar das necessidades, expectativas e opiniões dos clientes que você vai encontrar seu melhor consumidor: o recorrente. Aquele que faz questão de negociar só com você, que indica sua empresa e promove seus produtos e serviços porque acredita no valor que eles entregam.

Dessa forma, se para ter clientes recorrentes é necessário construir relacionamentos duradouros com eles, o primeiro passo é conhecer melhor quem compra e negocia com você. E nesse processo, as pequenas e médias empresas têm vantagem com relação às mega corporações. Afinal, nas PMEs, o atendimento mais próximo e pessoal é o grande aliado para transformar clientes pontuais em clientes recorrentes, que voltarão outras vezes para negociar com você.

Para criar relacionamentos com os clientes e retê-los, aproveite o Dia do Cliente para fazer tudo o que puder para envolver, cativar e, principalmente, ouvir seus consumidores. Mas fazer isso com eficiência nem sempre é tão fácil, então comece pelas cinco dicas abaixo.

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1.O poder da boa comunicação

A chave para qualquer bom relacionamento está na boa comunicação. E o segredo aqui é conseguir promover o seu negócio ao mesmo tempo em que ouve as necessidades dos clientes. Em vez de apenas contar aos clientes sobre sua empresa, converse. Descubra o que eles precisam e mostre que você tem uma solução para o problema que relatarem.

Se você tiver funcionários, ensine-os a se comunicar de maneira eficaz com os clientes. Mapeie as principais situações pelas quais eles podem passar e mostre como agir e o que falar em cada uma delas. Não espere ou deixe que o atendimento ao cliente se torne um problema. E não se esqueça dos meios digitais. Se a sua empresa tem contatos de e-mail, WhatsApp e redes sociais, certifique-se de sempre responder os clientes o mais rápido possível.

2. Sempre dá para superar as expectativas

Seus clientes esperam ótimos produtos ou serviços de você. Ou seja, para superar as expectativas é preciso ir um pouco além disso. Mas como? Você pode entregar um produto ou serviço mais rápido do que o previsto, por exemplo. Se geralmente demora três dias para o seu produto ser entregue ou serviço ficar pronto, divulgue aos clientes que são necessários quatro dias. Então entregue um dia antes e cause uma boa impressão.

3. Peça avaliações dos seus produtos ou serviços

Quer os clientes tenham uma opinião boa ou má sobre a sua empresa, deixe-os e instigue-os a manifestarem seus sentimentos. E, mais do que isso, mostre que você está ouvindo. Coloque cartões de comentários no balcão da sua empresa ou faça pesquisas via e-mail periodicamente.

Esse trabalho de feedback ajudará você a mapear necessidades específicas dos clientes e, assim, encontrar as melhores soluções para seus problemas. Lembre-se que, quanto mais você atender às necessidades deles, melhor para os seus negócios.

Sempre ouça com atenção os comentários e responda prontamente, seja um elogio ou uma reclamação. A pior coisa que você pode fazer é pedir feedback e não responder às questões negativas. Mesmo opiniões fortes e controversas podem fornecer informações valiosas a respeito do nível de satisfação dos seus clientes.

4. Conecte-se, porque o mundo é conectado

Com a tecnologia, há mais maneiras do que nunca de iniciar conversas com seus clientes. Existem muitas ferramentas online e meios de comunicação sociais que você pode usar para alcançar seus consumidores. Aproveite todos os recursos à disposição.

Além disso, mantenha seu site sempre funcionando e atualizado. Se puder, invista também em um blog para oferecer bons conteúdos, interagir e construir novos relacionamentos por meio da sua presença online.

5. Mostre consideração e apreço pelos clientes

Recompense seus clientes mais antigos e recorrentes. Uma ideia é ter descontos vinculados a algum programa de fidelidade. Restaurantes costumam fazer isso muito bem, onde a cada 7 ou 10 refeições, a próxima é de graça. Você pode também instituir um sistema de pontuação, no qual a cada 10 reais gastos, por exemplo, o cliente ganha um ponto. E a cada 20 pontos acumulados, ele ganha um desconto ou um brinde especial. Em datas sazonais e até no próximo Dia do Cliente, faça ainda promoções especiais.

Dia do Cliente ou não, lembre-se de manter seu relacionamento latente

Na era digital de hoje, o impacto do desenvolvimento de relacionamentos mais fortes com os clientes se espalha como poeira ao vento. Os clientes estão ansiosos para compartilhar suas opiniões, sejam elas positivas ou negativas, e têm muitos canais para fazer isso. Assim, o trabalho que sua empresa dedica à manutenção e ao fortalecimento de relacionamentos é fundamental para o sucesso dos seus negócios. E como em qualquer relacionamento, manter tudo de forma saudável exige trabalho, mas a recompensa para os resultados financeiros em seus negócios valerá o esforço. Ou seja, Dia do Cliente ou não, mantenha seu relacionamento sempre latente.