O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio. Por isso, é fundamental que donos e gestores de lojas tenham um planejamento adequado para aumentar o faturamento nesse período.

Como a concorrência é acirrada, com presentes de diversos tipos, é preciso criar ações diferenciadas para destacar o seu produto e atrair a atenção do consumidor. Quer saber mais? Então, continue a leitura e veja como preparar o seu comércio para o Dia das Mães em 2022!

Qual é a importância do Dia das Mães para o comércio?

Embora existam outros feriados que movimentam o comércio, o Dia das Mães é, sem dúvida, uma das principais datas do setor, tanto em loja física quanto virtual. Um estudo da empresa de inteligência de mercado Neotrust, divulgado pelo site Mundo Marketing, mostrou que a data gerou um faturamento de R$7 bilhões no comércio virtual em 2021.

De acordo com a empresa, a categoria que teve maior volume de compras foi moda e acessórios. Outros segmentos de destaque foram: beleza, perfumaria e saúde e artigos para casa.

Já o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, mostrou que, em 2021, as vendas no varejo físico cresceram 6% na semana do Dia das Mães. Vale lembrar que o setor sofreu grande queda em datas comemorativas, no ano anterior, devido à pandemia.

Uma pesquisa da Serasa Experian, realizada em fevereiro de 2021, para avaliar o impacto da pandemia em PMEs (pequenas e médias empresas) apontou que mais de 73% dos empreendedores vendiam ou começaram a vender em canais digitais. Dentre os entrevistados, cerca de 83% pretendiam continuar com a estratégia no futuro.

Quais são as principais tendências para o Dia das Mães?

Como foi mostrado, muitos empresários passaram a investir nos meios virtuais. A pesquisa da Serasa Experian ainda destacou que as vendas online foram feitas, principalmente, pelas redes sociais. Além desses canais, site próprio e marketplace também foram citados.

Sendo assim, é esperado que os lojistas continuem usando os canais digitais para as vendas e a divulgação de produtos para o Dia das Mães. Diante desse contexto, a tendência, em 2022, é aumentar os procedimentos de segurança para transações digitais, protegendo o negócio de golpes e fraudes, e a privacidade dos dados dos consumidores.

Outro ponto de atenção, tanto para o comércio virtual quanto físico, é a experiência dos clientes. Os lojistas devem estar preparados para atender às necessidades do público, oferecer um ambiente diferenciado e uma boa experiência de compra.

O que sua empresa pode fazer para se preparar para esse dia?

Assim como outras datas comemorativas, o Dia das Mães é significativo para o faturamento e não deve ser deixado de lado. Veja algumas dicas sobre como preparar o negócio para isso.

Estabeleça a estratégia de marketing

Pense em ações, promoções, temática para produtos e vitrines, entre outras iniciativas para diferenciar a sua loja. Ao definir a estratégia de marketing, é necessário levantar custos para as ações, prazos para colocá-las em prática, metas e objetivos.

Organize o estoque

A loja deve estar abastecida com itens para as mães. Por isso, defina produtos alinhados com o perfil do público e avalie o estoque com antecedência para garantir que ele consiga atender ao volume de vendas do período.

Prepare os canais digitais

As vendas pelos canais digitais são significativas para o negócio. Avalie se o atendimento está adequado e invista em melhorias, se necessário. Também é importante planejar peças de comunicação para realizar a divulgação dos itens especiais para a data, as promoções etc.

Treine a equipe

As pessoas que trabalham na loja devem estar preparadas para atender aos clientes, tirar dúvidas, dar sugestões de presentes para variados perfis de mães, entre outras atitudes. Por isso, elas devem estar treinadas sobre técnicas de atendimento, saber as características dos itens e materiais, quais são os procedimentos para troca, entre outras informações.

Aumente a segurança nas vendas

Datas comemorativas podem ser um prato cheio para fraudes e inadimplência, portanto, adote procedimentos para realizar vendas mais seguras, como análise de crédito e consulta ao CPF.

Quais ações podem ser tomadas para aproveitar melhor essa data?

Vitrine, ações de divulgação, elaboração de catálogo e estratégias de relacionamento com os clientes são essenciais para atrair o público-alvo. Contudo, para conseguir bons resultados, é fundamental que elas sejam feitas de forma adequada e estejam alinhadas ao perfil deles.

Promoções

Pense em promoções e ações de marketing criativas para a data. Vale oferecer kits promocionais especiais para o Dia das Mães, descontos progressivos para quem comprar mais de um item, entre outras iniciativas.

Uma dica é definir uma temática para direcionar toda a campanha, indo de elementos das vitrines às ações de comunicação em redes sociais. Ao definir promoções para a data, é fundamental indicar as regras e o prazo para não gerar desconforto e uma experiência negativa aos clientes.

Ações nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas significativas para manter o relacionamento com o seu público. Utilize essas plataformas para lembrá-lo da data, divulgar promoções, catálogo, entre outras informações. Embora o maior volume de compras seja na semana que antecede a data comemorativa, as campanhas nas redes sociais podem começar antes disso.

Divulgação da marca

A loja ainda pode aproveitar a data para fortalecer o relacionamento com os clientes e transmitir os valores corporativos. Empresas que valorizam a diversidade ou a sustentabilidade, por exemplo, podem inserir esses temas em suas campanhas de Dia das Mães.

Outros

Brindes e descontos para clientes recorrentes podem ser mais algumas estratégias para aumentar as vendas no período e fortalecer o relacionamento. Você pode enviar um código de desconto por e-mail, SMS ou WhatsApp, desde que a pessoa tenha autorizado esses tipos de contato, para informar a ação e convidar para uma visita à loja ou ao site.

Oferecer formas de pagamento variadas, como cartão, carteira digital e PIX, e possibilidade de parcelamento, também são atitudes significativas.

Essas são algumas dicas para preparar o seu comércio para o Dia das Mães. É importante fazer isso com antecedência para adotar medidas acertadas, realizar uma boa divulgação, ter destaque sobre a concorrência e obter sucesso com as vendas!

Gostou do texto? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais empreendedores fiquem por dentro do assunto!