Já é de conhecimento geral que datas sazonais como o Dia das Mães, dos Pais, Black Friday, Semana do Consumidor entre outras, são oportunidades grandes de gerar impactos positivos em toda a cadeia produtiva da comercialização de algum bem.

O varejo se fortalece aumentando suas vendas e entregando experiências relevantes para um público específico, a indústria aumenta a sua capacidade produtiva e entrega mais, as empresas de comunicação intensificam as ofertas e os consumidores, por sua vez, buscam soluções personalizadas e experiências únicas para agradar este público que todos amam, não é mesmo?

E levando em consideração um cenário financeiro desafiador, com muitas operações funcionando de forma digital e uma alta considerável em sistemas de delivery, a data se torna ainda mais importante para gerar fôlego para o seu negócio durante esse período de incertezas.

Para ilustrar melhor a importância desta data, separamos alguns números relevantes e na sequência trazemos algumas dicas de como usar esta data em favor do seu negócio.

Dia das Mães orientado a dados

Como bem ilustrou a capa do The Economist em meados de 2017: “data is the new oil” – os dados são o novo petróleo do mundo. Nesta linha, é importante analisar o cenário macroeconômico para embasar suas ações em fórmulas que já funcionaram e poder argumentar um direcionamento específico de verba e energia para o tema.

Então deixemos os dados falarem.

Mesmo com a ligeira queda de receita nas vendas físicas e digitais em 2019, segundo pesquisa divulgada pela Folha de São Paulo, o movimento nas lojas aumentou em 2% nos dias que antecedem a data comemorativa e a receita de ecommerces, conforme estudo da Ebit/Nielsen, na mesma data superou os R$2 bilhões, crescendo 5% em relação ao ano anterior, 2018.

É possível inferir que haverá uma transferência deste movimento físico para o ambiente digital e que o potencial de faturamento dos ecommerces nesta época será potencialmente maior, ou tão bom quanto.

Além disso, podemos citar highlights do estudo conduzido pela Social Miner, Vindi e Octadesk em conjunto, sobre o comportamento do público no Dia das Mães:

  • O setor que mais se beneficiou com as vendas no período foi o de Beleza e Saúde, que concentrou 27,1% das vendas, seguido de perto por Eletrodomésticos e Eletroportáteis, Multicategoria e Moda, representando 26,83%.
  • O público deixou as compras para a última hora, registrando picos de vendas entre os dias 6 e 8 de maio, aproximadamente uma semana antes da data. Este mesmo comportamento foi notado no mesmo período em 2018, reforçando que tem se tornado tendência.
  • Foram realizados 5,5 milhões de pedidos (20% acima de 2018), e o ticket médio registrou queda de 12%: para R$ 402.

Você pode ler o relatório completo clicando aqui e se inteirar dos principais insights desta data em 2019.

Considerando os dados apresentados, algumas dicas e boas práticas podem ser seguidas para se ter um resultado mais previsível e positivo durante o Dia das Mães. Vamos a elas:

Se a concorrência não é física, saiba concorrer no digital

Ações de Inbound Marketing podem ser uma forma de trazer tráfego e vendas para o seu site neste período. Para isso, uma coisa essencial a se ter em mente é: escolher bem as palavras chave. Com um planejamento criativo de palavras chave, é possível criar estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing) mais rentáveis e não concorrer com palavras que tem lances muito caros e concorrências muito altas.

Busque as palavras chave de cauda longa, procure nichos dentro do seu produto ou serviço que não sejam tão concorridos e conte com a criatividade do seu time neste momento.

Esteja preparado para o grande volume de clientes

Conforme os estudos apresentados acima, o volume de compras neste período é maior do que o restante do ano e o seu negócio deve considerar, por exemplo, que o estoque deverá ser um pouco maior nesta data.

Desta forma, deixe alinhado com seus fornecedores assuntos como valores e prazos de entrega, assegurando o abastecimento da loja. Certifique-se também de que a plataforma de vendas online está em bom funcionamento, com boa navegação e não apresenta erros ou problemas com o servidor, uma vez que o fluxo de visitantes deve aumentar bastante durante o Dia das Mães.

Considere também as opções de pagamento na sua estratégia, pensando em diversificar e atender o máximo de compradores que o seu negócio puder. Considere métodos como boleto bancário, débito e crédito, com as mais variadas bandeiras. Você pode concentrar estes esforços em Gateaways e/ou intermediadores de pagamento.

Fale com quem compra, e não com quem ganha o presente

Direcionar corretamente a comunicação é essencial para ser mais preciso, rentável e não atingir públicos que não tem potencial de conversão.

Todos sabemos que o dia é das mães, mas também temos que lembrar que raramente são elas que compram os presentes. Pode parecer óbvio, mas direcionar a sua comunicação para o público que compra o presente, na maioria das vezes filhos, filhas, maridos e esposas, é muito importante. Se atente à linguagem e ao aspecto visual das peças, é importante dialogar e gerar identificação neste momento.

Isole os dados, crie uma campanha

Tanto no aspecto de gerar mais inteligência para o seu negócio, quanto na precisão da entrega da sua mensagem, vale a pena criar uma campanha para o tema.

A sua campanha deve conter alguns aspectos importantes como conceito criativo, meios e veículos selecionados, total de investimento em mídia, parcela orgânica da campanha etc.

Quando os pontos acima são definidos e o seu negócio tem uma estrutura de campanha, fica mais fácil manter o fio condutor criativo em todas as peças, não perder o estilo e a linguagem, gerar identidade, além de ter mais pregnância visual na cabeça do consumidor.

Lembre-se que a campanha também permitirá um levantamento de dados específicos apenas das ações do Dia das Mães, facilitando as análises e as mudanças de rota necessárias durante as ofertas.

Seja empático, o momento é delicado

O Dia das Mães é uma data recorrente e que sempre terá grande importância, independente do cenário que o planeta ou país vivam.

Mesmo assim, é importante prestar atenção nas aflições, problemas e necessidades que as pessoas estão passando neste momento e adequar as suas ofertas ao contexto. Em um momento de distanciamento social, seria inadequado sugerir um abraço entre mãe e filhos por exemplo.

Munido destas dicas e de alguns argumentos que levantamos, temos certeza que você construirá uma ótima ação de Dia das Mães.

Vamos vencer esta fase juntos.