Todas as empresas passam, uma hora ou outra, por desafios financeiros.

Alguns destes desafios podem ser gerados por fatores externos, que não estão no controle do seu negócio, como crises na bolsa de valores, flutuação incerta de preços de commodities e outras centenas de cenários possíveis que podem exigir agilidade e decisões certeiras.

Separamos uma lista de conteúdos práticos, desde os mais diversos desafios de gestão, até planilhas prontas para controlar finanças e outras informações da empresa, para você rapidamente realizar ações que vão ajudar a controlar os impactos de um potencial desafio financeiro.

Veja quais são:

Para um controle financeiro eficaz, é essencial mensurar os gastos da sua empresa. Registrando todos eles, você evita gargalos e consegue prever melhor os possíveis cenários de despesas do seu negócio. Além disso, ao entender a origem dos custos, você pode focar nos mais significativos para economizar ou negociar.

Entenda as adversidades da administração de empresas, acesso à crédito, quais estratégias são indispensáveis e como otimizar as finanças, o planejamento e a gestão fiscal e outros temas que vão te ajudar a mitigar riscos e se planejar com mais tranquilidade.

Controlar a movimentação financeira é fundamental para conhecer a origem e o destino de todo o dinheiro movimentado no dia a dia de sua empresa, dando uma visão mais ampla e segura do quanto dinheiro o seu negócio realmente tem disponível em caixa.

O crescimento da inadimplência durante uma crise financeira é um cenário comum e esperado. Sendo assim, seu negócio precisa se preparar e tomar as melhores decisões para minimizar estes impactos.

 

Manter as vendas recorrentes e pontuais do seu negócio visíveis e sob o seu controle é de suma importância para controlar o fluxo de caixa, o lucro e o pagamento de despesas em tempos como esse.

[wbcr_snippet id="2775" name="BOX-Download-Generico-Lead" title="Guia para PMEs" descricao="Não é a primeira vez e não será a última em que cenários conturbados da economia desafiarão pequenas e médias empresas. Neste eBook, listamos alguns aspectos básicos para guiar a sua empresa nesse período tão delicado, mostrando que, mesmo frente a problemas aparentemente sem solução, é possível buscar novas possibilidades. Basta agir com calma, analisar todos os cenários e tirar as ideias do papel." imagem="https://www.serasaexperian.com.br/images-cms/wp-content/uploads/2020/05/shutterstock_252333646.jpg" url="https://www.serasaexperian.com.br/blog-pme/?ddownload=3639%22%5D&utm_source=pagina&utm_medium=banner&utm_campaign=formulario&utm_term=donwload&utm_content=cta"]