Um empreendedor de sucesso não é aquele que tem apenas boas ideias e consegue colocá-las em prática. É preciso ir além, estar o tempo todo buscando por novos conhecimentos e habilidades para melhorar o trabalho e, claro, alcançar novos resultados. E uma excelente maneira de se atualizar é começar desde já a procurar cursos para empreendedores em 2019.

Um novo ano também pode ser a oportunidade de dar um novo significado a um negócio que precisa ser mais dinâmico e lucrativo. Então, nada mais acertado do que procurar ferramentas e diferentes bases de conhecimento para descobrir novos caminhos e alternativas que poderão ajudar o seu negócio a se tornar ainda melhor.

E entendendo a importância desse assunto, criamos este post que traz os principais cursos para empreendedores em 2019. Confira as dicas logo abaixo!

empreendedora ao computador cercada de todas as ferramentas e recursos necessários para realizar o seu trabalho
capacitação é a chave do sucesso

Cursos de empreendedorismo

Seja para quem está começando ou mesmo para aqueles que já possuem um negócio próprio, é interessante aprender lições de empreendedorismo a partir de outras experiências. Essas lições podem ser inspiradoras e também ajudam a pensar em soluções e, até mesmo, a criar novas oportunidades de negócio. Esse tipo de curso pode ser encontrado nas plataformas:

Serasa Educa

O Serasa Educa é um espaço de capacitação criado pelo próprio Serasa Experian em parcerias com outras grandes empresas. Os cursos oferecidos são online e gratuitos, sendo necessário somente um cadastro prévio. Há também opções de cursos pagos, normalmente oferecidos por parceiros.

Na plataforma Serasa Educa, o usuário encontra conteúdos relacionados a diferentes temas do universo empreendedor, como gestão e finanças, por exemplo. Uma ótima ideia também é aproveitar os cursos relacionados ao empreendedorismo, um assunto que precisa de reciclagem constante!

iPed

O iPed, uma plataforma brasileira online, também disponibiliza uma série de cursos gratuitos na área de administração. Assuntos como empreendedorismo, planejamento estratégico, produtividade e gestão são alguns dos mais abordados. Além das opções gratuitas, é possível também encontrar outros temas e também formações que precisam ser pagas.

Cursos de marketing digital

Hoje, as estratégias de marketing tradicionais já não são mais suficientes para se atingir o público-alvo. Graças ao acesso à internet e maior facilidade para a aquisição de aparelhos como smartphones, computadores e tablets, as práticas de consumo têm se transformado.

Com isso, as empresas estão sendo obrigadas a mudarem suas práticas de marketing e comunicação, de forma que atendam a demanda digital. E mesmo o pequeno empreendedor precisa ter ideias criativas e um planejamento de marketing digital para divulgar seu trabalho. Algumas plataformas que oferecem cursos de marketing digital são:

Universidade Rock Content

A Rock Content é uma das maiores empresas de marketing de conteúdo da América Latina e, além de oferecer esse tipo de serviço, ela também criou a Universidade Rock Content. Nessa plataforma, há cursos gratuitos e pagos, com certificações, relacionados a temas de marketing digital.

Entre os principais cursos oferecidos estão os de marketing de conteúdo, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, blogs corporativos e branding. Todos tópicos atuais, que conseguem abranger os assuntos mais importantes das práticas de marketing eficientes nos dias de hoje para empresas de todos os portes.

Escola do Marketing Digital

Como o próprio nome diz, a Escola do Marketing Digital oferece cursos na área de marketing, inclusive, para aqueles que são iniciantes no assunto. Também há opções gratuitas e pagas, sendo que 100% do aprendizado é online. Inclusive, essas opções à distância são as mais indicadas para quem tem pouco tempo disponível e precisa de alternativas de aprendizado mais práticas.

Cursos de liderança

Você consegue imaginar uma empresa que não tem uma liderança ou mesmo vários líderes que se dividem entre os diferentes departamentos? Realmente, não há negócio que consiga se desenvolver e prosperar sem que se tenha um líder para motivar os colaboradores, traçar estratégias assertivas e pensar nos novos caminhos que a empresa poderá seguir.

Justamente por isso, é mais do que recomendado que, mesmo pequenos empreendedores, aprendam lições de liderança. Isso pode ser através de livros, palestras, cursos e trocas de experiências, por exemplo. Para esse tipo de curso, duas páginas são mais do que recomendadas:

Universidade de São Paulo

A USP (Universidade de São Paulo) é referência em todo o país e também no mundo. Inclusive, sua faculdade de administração e economia é uma das mais prestigiadas, formando grandes profissionais todos os anos. O catálogo de cursos da universidade muda ao longo do ano, então, vale a pena ficar por dentro das atualizações para ter a oportunidade de estudar assuntos como liderança, economia, marketing e vendas, por exemplo.

Coursera

Coursera é um espaço online que reúne cursos de algumas das maiores universidades do mundo como Unicamp, Stanford, University of London e grandes empresas como a Intel, por exemplo. É possível encontrar diversos cursos de liderança em diferentes idiomas, inclusive, em português.

Cursos de gestão e finanças

Por último, não poderíamos deixar de citar a importância de buscar formações também nas áreas de gestão e finanças. Afinal, uma empresa que não é bem administrada e também não se importa com o controle das finanças, certamente, não durará muito tempo no mercado.

É essencial ter boas noções de gestão e também planejamento financeiro, principalmente quando não se há muitos recursos disponíveis para gerenciar o negócio. Além do mais, nem todo empreendedor teve a chance de estudar sobre esses assuntos específicos antes de iniciar o próprio negócio, mas lembre-se de que para adquirir conhecimentos nunca será tarde demais. Para esses tipos de cursos, duas páginas são recomendadas:

Sebrae

O Sebrae é referência nacional quando o assunto é treinamento para empreendedores, não apenas para quem está começando, mas mesmo para aqueles que já estão no mercado há muito tempo. O site do Sebrae está sempre disponibilizando cursos gratuitos nas áreas de gestão e finanças.

Veduca

O Veduca é outro espaço online superinteressante para aqueles que estão procurando atualização profissional. Novamente, há tantos cursos pagos quanto gratuitos, sendo que eles se dividem em assuntos como gestão, comunicação, comportamento organizacional e liderança.

Como você pôde perceber, mesmo o pequeno empreendedor precisa estar por dentro de assuntos e conhecimentos variados. E hoje, graças à internet, é possível estudar esses assuntos específicos à distância e, o melhor, gratuitamente. Basta se organizar para começar a aprender já!

E se você gostou deste conteúdo sobre cursos para empreendedores em 2019, aproveite também para assinar nossa newsletter!