Desde sempre, o empreendedorismo figura na listinha de desejos de muitos e muitos brasileiros. O detalhe é que, por mais que ter o próprio negócio pareça ser o cenário ideal para muita gente, é preciso lembrar: ser empresário exige uma série de conhecimentos e habilidades que normalmente não são aprendidas em casa, na escola ou na faculdade.

Para aprender a empreender, é preciso buscar outros recursos. Estamos falando de cursos de empreendedorismo. Quando aliados à prática, esses são ótimos instrumentos para adquirir a capacitação necessária a fim de traçar um caminho rumo ao sucesso!

Ainda vale ressaltar que aprender unicamente com a prática é muito arriscado, podendo até levar negócios à falência pela falta de conhecimentos básicos de gestão. Melhor não correr esse risco, não concorda? Então entenda desde já: para prosperar nos negócios, é fundamental buscar conceitos e metodologias devidamente testados e comprovados.

Quer entender melhor como você pode se transformar em um empreendedor de verdade? É só continuar lendo!

Será que é mesmo possível aprender a empreender?

Como ninguém nasce empreendedor, é claro que é possível adquirir as habilidades que caracterizam um verdadeiro empresário. E é aí que entram os cursos de empreendedorismo!

Aqui podemos abrir um parêntese: muitas pessoas ainda confundem o empreendedorismo com o ato ter uma ideia e simplesmente abrir um negócio. Na prática, porém, o empreendedorismo está muito mais associado à capacidade de desenvolver, acompanhar e se qualificar constantemente para fazer uma empresa ter sucesso.

O que significa ter atitude empreendedora?

Ter atitude empreendedora significa levar a atividade empresarial a sério, a ponto de querer ser o melhor, transformando-se em uma referência no mercado. A partir daí, o caminho é um só: o empreendedor sai em busca de ferramentas para fazer daquele negócio um grande sucesso.

Mais que simplesmente abrir um CNPJ, o empreendedor precisa ter a chamada visão empreendedora, sabendo identificar boas oportunidades, além de concretizar e aprimorar ideias constantemente, até darem certo.

Aqui no Serasa Empreendedor, nosso papel é justamente fomentar essa cultura por meio de aulas de empreendedorismo gratuitas e online, que podem ser acessadas de qualquer lugar, a qualquer hora, via qualquer dispositivo com acesso à internet. Já facilita bastante, não acha?

O que é preciso saber para se formar em empreendedorismo?

Estudante de empreendedorismo, fazendo anotações -  é muito importante se capacitar e planejar o seu negócio
Quer se formar em empreendedorismo?
Apesar de não existir uma graduação voltada especificamente para donos de negócio, temos muitos empreendedores formados por aí! Estamos falando daquelas pessoas que desenvolveram as competências necessárias para administrar uma instituição da melhor maneira possível.

Confira a seguir algumas das principais características que um empreendedor deve ter para alcançar o sucesso!

Senso de organização

Sem uma rotina organizada, é absolutamente impossível ter controle sobre o que está acontecendo com o negócio. A boa notícia é que, como a organização está muito ligada a metodologias, o empreendedor pode encontrar processos já testados que funcionam para esse ou aquele determinado objetivo.

Nesse contexto, é bom levar em conta questões como a necessidade ou não de funcionários, as atribuições de cada pessoa, se é preciso contratar serviços ou softwares para a empresa, entre outros pontos.

O que você tem que guardar agora é que a capacidade de organização é uma habilidade que está ligada ao dia a dia, à operação real do negócio. Esse é o principal pilar da produtividade, sem o qual a empresa acaba gastando muita energia, mas sem sair do lugar.

Gestão estratégica

A gestão estratégica é responsável por definir aonde a empresa quer chegar, incluindo tanto os objetivos em si como os planos para alcançá-los. Ao combinar visão de futuro e planejamento, o empreendedor consegue dizer se está ou não no caminho certo em relação a suas metas. A partir daí, a gestão estratégica permite uma tomada de decisões certeira para dar andamento à operação do dia a dia.

Essa habilidade está muito ligada ao planejamento de longo prazo, à expansão e à diversificação. Em outras palavras, portanto, tem tudo a ver com a evolução do negócio.

Gestão financeira

A gestão financeira é a base para que a empresa continue em funcionamento. O empreendedor precisa saber quanto tem gerado de faturamento, quais são os custos fixos e variáveis envolvidos nas operações do negócio e como administrar adequadamente seu capital de giro.

Para quem está em uma etapa mais avançada, preocupações mais complexas já começam a surgir. É a hora de aprender a separar no fluxo de caixa quanto vai para expansão, garantir a tomada de crédito para liberar algum tipo de pagamento, entre outros inúmeros aspectos.

Para você ter uma ideia, no Serasa Educa é possível encontrar aulas específicas para cada tipo de empreendedor, seja ele iniciante ou avançado, dependendo do estágio em que se encontra. Assim, simplesmente não há mais desculpas para não aprender!

Como funcionam as trilhas de capacitação do Serasa Empreendedor?

Perfis Empreendedores - Serasa Empreendedor conheça o seu
Perfis Empreendedores
Podemos dizer que a plataforma do Serasa Empreendedor funciona como a Netflix, só que com o conteúdo todo focado no universo do empreendedorismo. Isso significa que você pode consumir videoaulas sob demanda, de acordo com os temas que deseja estudar naquele momento.

O aprendizado está dividido dentro das 3 habilidades fundamentais do empreendedor que citamos anteriormente: gestão financeira, gestão estratégica e organização. Por meio de um questionário, a plataforma avalia o nível em que o empreendedor está em relação a cada um desses pilares. Com base nas respostas dadas, organiza-se uma trilha de capacitação customizada. Os conteúdos são curtos, até porque a dinâmica do empreendedor é muito rápida, não é mesmo?

São 4 os tipos de empreendedor que recebem sugestões de materiais direcionados especialmente para seu perfil. Acompanhe a seguir para entender melhor!

Arrojado

O empreendedor arrojado é visionário e tem muitas ideias. Pessoas com esse perfil podem abrir e fechar diversos negócios ou até mesmo ter várias empresas simultaneamente. É um empresário que não está apegado emocionalmente a conceitos.

O objetivo do empreendedor arrojado é ser bem-sucedido e crescer financeiramente, independentemente da sua área de atuação. Por isso, onde existe uma oportunidade, ele investe.

Realizador

Apesar de ter similaridade com o perfil arrojado, o empreendedor realizador é alguém que sempre quis abrir seu próprio negócio. Por isso, ele costuma apostar em uma única ideia e faz questão que aquele projeto dê certo. É um perfil que investe em cursos, melhorias e novidades para ser referência no mercado.

Malabarista

O empreendedor malabarista é aquele que não planejou empreender. Em muitos casos, é uma pessoa que trabalhava com carteira assinada e decidiu ter o próprio negócio como forma de buscar novas oportunidades.

Autônomo

O autônomo é alguém que não costuma ter um perfil empreendedor. Muitas vezes, ele pode ser dono de uma empresa e possuir um CNPJ, enquanto atua como freelancer e busca estabilidade. Seu principal objetivo é garantir que a empresa fature todo mês um valor constante. Esse perfil não tem, portanto, tantas ambições de crescimento.

Mas então qual o caminho certo para aprender a empreender?

É fato: o Brasil vive um momento de expansão do número de empreendedores, mais que comprovado pelo aumento das taxas de aberturas de empresas. Surgem aí os cursos de empreendedorismo como o principal caminho para adquirir a capacitação necessária nessa jornada ao mesmo tempo desafiadora e empolgante.

Atualmente, especialmente graças às facilidades proporcionadas pela internet, todos têm a oportunidade de aprender por conta própria. Essa é uma oportunidade única para quem deseja adquirir conhecimentos sobre empreendedorismo sem ter que passar pelas dificuldades pelas quais outros empresários já passaram.

Então o que você ainda está esperando para conhecer as trilhas de conhecimento do Serasa? São aulas curtas e objetivas que, quando estudadas em conjunto, formam uma verdadeira universidade do empreendedorismo, proporcionando um aprendizado completo. Pronto para começar? Veja a aula de controle e gestão financeira das nossas trilhas de conteudo.

Por fim, se gostou deste conteúdo e quer receber mais materiais como este, aproveite para se cadastrar na nossa newsletter!