Passo a passo para consultar o score do CNPJ da sua empresa

Saúde Financeira
consultar score cnpj

A consulta ao score de CNPJ é uma atitude importante, pois o procedimento possibilita transações comerciais mais seguras para negócios de variados portes e também é utilizado para a liberação de empréstimos e financiamentos.

Sendo assim, conhecer o score da sua empresa é uma atitude significativa para a saúde financeira e para o crescimento dela, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas. Exatamente por isso, para te ajudar, compilamos essas dicas sobre como consultar o score do seu CNPJ. Continue a leitura e veja como consultar o Serasa Score da sua empresa é fácil e prático!

Descubra qual é o Serasa Score da sua empresa

Passo a passo para consultar o score do seu CNPJ

Há diferentes birôs de crédito que definem a pontuação de pessoas físicas e jurídicas. Contudo, a solução Serasa Score é uma das mais precisas do mercado. Isso acontece porque, além de analisar o Cadastro Positivo, que armazena informações dos consumidores que pagam as suas contas em dia, a companhia tem um amplo banco de dados sobre comportamentos financeiros.

Todo consumidor tem o direito de conhecer a sua pontuação de crédito, seja ele pessoa física ou jurídica. Além do mais, a atitude é importante para entender qual o seu perfil de pagamento perante o mercado.

A consulta ao score de seu CNPJ pode ser feita de forma facilitada no site da Serasa Experian, e o processo é gratuito! Veja a seguir os passos para realizar esse procedimento.

  • acesse o site da Serasa Experian: o primeiro passo para consultar o seu CNPJ é acessar o site da Serasa;
  • clique na sessão Serasa Score: se não encontrar a área da Serasa Score na página inicial, você deve clicar na aba “soluções para empresas” e depois na aba “consulta a CNPJ ou CPF”;
  • informe o CNPJ da sua empresa: insira o número do CNPJ sem pontos ou traços;
  • finalize o cadastro: nessa etapa você deve informar o nome completo, data de nascimento, e-mail, entre outros dados. É imprescindível que os dados estejam corretos, pois você receberá um código por e-mail ou SMS para validar o cadastro;
  • analise a classificação da sua pontuação: após a finalização do cadastro, você terá acesso ao site e conseguirá descobrir a sua pontuação.

Consultar o Serasa Score de seu CNPJ é um processo simples e rápido e você também pode pesquisar a pontuação de seus clientes ou parceiros. Porém, nesse caso será necessário contratar créditos. É possível escolher pacotes personalizados de acordo com a quantidade de consultas e as informações que você precisa — há relatórios mais simples e outros mais aprofundados.

Por que a consulta ao score do seu CNPJ pode ajudar sua empresa a crescer

O termo score de crédito surgiu nos EUA na década de 40 e consiste em uma metodologia para avaliar o risco nesse tipo de transação. O processo é feito a partir da análise de vários critérios, como o perfil econômico e o comportamento de compra, que indicam a probabilidade de determinada pessoa ou empresa pagar as suas contas em dia nos próximos 12 meses.

A pontuação vai de 0 a 1000 e quanto mais elevada ela for, maior a probabilidade do comprador realizar os pagamentos em dia, o que também resulta em melhores condições para o acordo.

No Brasil, a análise de risco por meio do score está autorizada pela Lei do Cadastro Positivo (Lei n. 12.414/2011) e as instituições financeiras utilizam esse dado como um dos critérios para oferecer produtos e linhas de crédito e não ter problemas com os pagamentos.

Sendo assim, ao consultar o score do seu CNPJ e adotar estratégias para ter uma pontuação elevada, você pode obter recursos financeiros com melhores condições de pagamento para fazer investimentos que contribuam para o crescimento da empresa, manter a saúde financeira em dia, negociar prazos com fornecedores, entre outros benefícios.

Além das instituições financeiras, empresas de variados portes e segmentos também podem consultar o score do CNPJ de seus clientes. Ao fazer negociações com um cliente com bom score, a outra parte do acordo tem mais segurança na transação e evita problemas com atrasos e inadimplência que podem comprometer as contas da empresa, e em casos mais graves resultar até em uma crise financeira.

Como você pôde perceber, adotar esse sistema de pontuação agrega diversos benefícios para o negócio, tais como:

  • reduz risco de atrasos e inadimplência de pagamentos;
  • contribui para o controle financeiro da empresa;
  • possibilita acesso a melhores condições de crédito.

Qual é a frequência ideal de consulta

A pontuação é dinâmica e pode mudar de acordo com os seus hábitos financeiros. Contudo, isso não é feito de forma automática, portanto, se você estava com o CNPJ negativado e acabou de quitar a dívida, provavelmente, o processo ainda não será contabilizado em seu score.

Diante disso, é importante fazer a consulta com frequência. Acompanhar o score do CNPJ é a melhor forma de entender o seu perfil financeiro perante o mercado e adotar estratégias para melhorá-lo. Algumas dicas para elevar o seu score são:

  • pagar as despesas em dia;
  • manter dados cadastrais da empresa e de sócios atualizados;
  • estar no cadastro positivo.

Além da consulta ao score do CNPJ, outra ferramenta que pode ser significativa para a empresa é a Saúde do seu Negócio. Essa solução da Serasa Experian permite um monitoramento mais eficiente do seu documento, pois você consegue acompanhar movimentações referentes ao CNPJ da companhia e aos CPFs dos sócios. Além disso, ela resulta em benefícios como:

  • recebimento de alertas em caso de pré-negativação;
  • evita que o seu documento seja utilizado em algum tipo de fraude;
  • dicas para melhorar a pontuação da sua empresa.

A administração de um negócio envolve inúmeras etapas e cuidar do perfil financeiro dele é uma atitude positiva para obter empréstimos e financiamentos, investir em melhorias para a empresa e manter a saúde financeira em dia. Esperamos que as dicas do texto ajudem você a consultar o score do seu CNPJ e adotar estratégias para ter uma pontuação elevada.

Gostou do texto? Deseja monitorar o CNPJ da sua empresa? Então, cadastre-se de graça em nosso site e conheça as soluções da Serasa Experian para pequenas e médias empresas.

Publicada em 20/11/2020 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: