Passo a passo para consultar o score do CNPJ da sua empresa

Saúde Financeira
consultar score cnpj

A concretização de vendas é essencial para o sucesso de qualquer negócio, mas ela deve ser feita de forma segura. Diante disso, consultar o CNPJ tem sido uma medida adotada por muitas empresas para evitar atrasos no pagamento, inadimplência e fraudes. O processo se torna ainda mais significativo em cenários delicados, já que períodos de recessão podem aumentar o risco de inadimplência de clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

Logo, a inadimplência se torna um fator que gera muita preocupação para todo empresário. Afinal, tal fato afeta a gestão financeira da companhia e pode fazer até com que ela fique em débito com as suas despesas e fornecedores.

Diante disso, é fundamental adotar medidas para prevenir essa situação, além de ações para minimizar os impactos, caso ela aconteça. O pagamento antecipado ou à vista são alternativas para reduzir a inadimplência, mas nem sempre isso é possível. Sendo assim, a consulta ao CNPJ se torna uma solução para avaliar a capacidade de pagamento do cliente e estabelecer um acordo adequado.

A estratégia é importante para aumentar a segurança na operação e garantir a saúde financeira da empresa. Veja, no infográfico a seguir, mais alguns benefícios disso!

A atitude de consultar CNPJ antes de concretizar um negócio é essencial para evitar riscos na operação e perdas financeiras. A estratégia pode ser feita por empresas de variados portes e segmentos. Saiba mais, a seguir!

Descubra o seu Serasa Score gratuitamente aqui!

Dados sobre inadimplência no Brasil

  • mais de 66 milhões de pessoas estão inadimplentes no país
  • mais de 5 milhões de empresas estão com as contas em atraso

Benefícios de consultar CNPJ

Apesar de simples, a consulta ao CNPJ apresenta incontáveis vantagens. Confira as principais delas, abaixo.

Aumenta o conhecimento sobre os seus clientes

Uma das vantagens em avaliar o perfil financeiro dos clientes é estabelecer um ambiente comercial mais adequado. Ao conhecê-los melhor, você evita riscos com atrasos no pagamento e pode estabelecer uma parceria mais duradoura.

Proporciona vendas mais seguras

As relações comerciais são feitas com clientes de variados perfis. Por isso, é recomendado consultar o CNPJ para avaliar o histórico de pagamento da empresa, garantir uma negociação mais segura, prevenir inadimplência e fraudes.

Verifica a capacidade de pagamento

A concretização de um negócio não pode ser feita na base do achismo. É preciso ter dados confiáveis para evitar problemas no futuro. Sendo assim, é importante adotar medidas para analisar a capacidade de pagamento dos clientes.

Contribui para a negociação saudável

A consulta ao CNPJ também influencia o relacionamento com os seus clientes. Quando eles apresentam um bom perfil de pagadores e score de crédito elevado, você consegue ter mais segurança para negociar prazos e formas de pagamento.

A inadimplência de clientes afeta toda a gestão financeira da empresa. Consultar o CNPJ reduz riscos e protege o seu negócio.

Aumenta a credibilidade da empresa

Assim como as pessoas físicas, qualquer organização também tem uma reputação pela qual zelar. O termo “score de crédito” surgiu nos Estados Unidos, justamente, com esse objetivo de avaliar as “reputações” de empresas com base na análise de vários critérios, como o seu comportamento padrão de compras e perfil econômico.

Com base na avaliação desses critérios, é possível traçar uma metodologia capaz de prever o nível de risco em transações com determinada organização. Logo, uma empresa com boa reputação em seu score tende a passar uma imagem de credibilidade e responsabilidade.

Isso pode conceder diversas vantagens, como uma posição prioritária dentro de uma negociação com fornecedores, a realização de compras à prazo e, até mesmo, uma maior facilidade na contratação de serviços terceirizados.

Como avaliar a pontuação do score

Consultar o score de um CNPJ dá a você acesso a diversos tipos de informações, como dados cadastrais da empresa, pendências financeiras (tanto o seu histórico como as dívidas atuais) o relacionamento da empresa e, até mesmo, de seus sócios com o mercado.

Em suma: você terá em mãos diversas informações que podem prover um panorama da saúde financeira daquela empresa. Com base na avaliação desses dados é feita a análise de crédito e riscos, mensurada em uma escala que vai de 0 a 1000 pontos.

Para ter uma noção de como avaliar a situação de uma instituição a partir de seu score, podemos considerar os seguintes critérios, abaixo.

Entre 0 e 250

O nível desse score é considerado extremamente baixo. Por isso, indica uma alta probabilidade de inadimplência. Aqueles que se encaixam nessa pontuação, certamente, terão dificuldades para ter acesso a crédito e precisam pensar em formas de aumentar seu score.

Entre 250 e 550

Essa pontuação representa um nível de ameaça moderada para acesso ao crédito e concessão de financiamentos. Seu risco de inadimplência varia de médio a alto, por isso, talvez você não tenha acesso às melhores condições oferecidas pelo mercado. Uma boa opção é contar com cartões e serviços pré-pagos.

Entre 550 e 700

Nessa categoria, já conseguimos encontrar um bom acesso a produtos financeiros interessantes e condições facilitadas de crédito. Como o risco de inadimplência é considerado médio ou baixo, algumas contas digitais, cartões de crédito e outras opções vantajosas estão disponíveis. Mantenha as boas práticas financeiras para não deixar esse nível cair.

Entre 700 e 1000

O score acima de 700 é considerado alto pela a maioria das instituições financeiras. Consequentemente, você poderá ter acesso às melhores linhas de crédito e produtos financeiros aprovados. Como a empresa com essa pontuação apresenta um risco de inadimplência baixo, seus parceiros verão uma grande facilidade de negociação com você.

Vale lembrar que cada organização estabelece a sua própria política para conceder ou não a aprovação de crédito aos solicitantes. Ainda que seja possível que uma empresa com score baixo consiga a aprovação, uma boa pontuação é importante para garantir a boa reputação de qualquer pessoa jurídica ou física.

Conclusão

A análise do CNPJ pode ser feita de maneira rápida e prática com empresas especializadas em consulta de crédito. Dessa forma, você consegue descobrir o perfil de pagador do cliente, verificar se há histórico de dívidas, obter dados confiáveis para evitar fraudes e golpes, entre outras informações.

Como você pôde perceber, consultar CNPJ se torna uma atitude essencial para garantir negociações mais seguras. O investimento nesse serviço pode ser feito por empresas de portes e segmentos variados, pois é possível contratar pacotes personalizados.

Entendeu as vantagens dessa estratégia e quer aplicá-la na empresa? Então, entre em contato conosco e conheça o serviço de consulta de CNPJ e CPF da Serasa Experian!

Publicada em 26/01/2022 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: