Passo a passo para consultar o score do CNPJ da sua empresa

Saúde Financeira
consultar score cnpj

Consultar o score do CNPJ é uma atitude importante, pois o procedimento possibilita transações comerciais mais seguras para negócios de variados portes. Os dados também são utilizados para a liberação de empréstimos e financiamentos.

Sendo assim, conhecer o score da sua empresa causa grande impacto na gestão da saúde financeira e no crescimento do negócio, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas. Para ajudar na compreensão do assunto, compilamos dicas sobre como consultar o score do seu CNPJ.

Continue a leitura e veja como consultar o Serasa Score da sua empresa é fácil e prático!

Qual o passo a passo para consultar o score do seu CNPJ?

Há diferentes birôs de crédito que definem a pontuação de pessoas físicas e jurídicas. Contudo, a solução Serasa Score é uma das mais precisas do mercado.

Além de analisar o Cadastro Positivo, que armazena informações dos consumidores que pagam as suas contas em dia, a companhia tem um amplo banco de dados sobre comportamentos financeiros.

Todo consumidor tem o direito de conhecer a sua pontuação de crédito, seja ele pessoa física ou jurídica. Além do mais, essa consulta é importante para entender qual o seu perfil de pagamento perante o mercado.

Consultar o score de seu CNPJ é feito de forma simples e rápida no site da Serasa Experian, e o processo é gratuito! Veja, a seguir, os passos para realizar esse procedimento:

  • acesse o site da Serasa Experian: esse é o primeiro passo para consultar o seu CNPJ;
  • clique na sessão Serasa Score: se não encontrar a área na página inicial, você deve clicar na aba “soluções para empresas” e, depois, no link “consulta a CNPJ ou CPF”;
  • informe o CNPJ da sua empresa: insira o número sem pontos ou traços;
  • finalize o cadastro: nessa etapa, você deve informar nome completo, data de nascimento, e-mail, entre outros dados. É imprescindível que as informações estejam corretas, pois você receberá um código por e-mail ou SMS para validar o cadastro;
  • analise a classificação da sua pontuação: após a finalização do cadastro, você terá acesso à página e conseguirá descobrir seu score.

Consultar o Serasa Score de seu CNPJ é um processo simples e rápido, e você também pode pesquisar a pontuação de seus clientes ou parceiros. Porém, nesse caso, será necessário contratar créditos. É possível escolher pacotes personalizados, de acordo com a quantidade de consultas e as informações que você precisa — há relatórios mais simples e outros mais aprofundados.

Por que a consulta ao score do seu CNPJ pode ajudar sua empresa a crescer?

O termo score de crédito surgiu nos Estados Unidos, na década de 40, e consiste em uma metodologia para avaliar o risco nesse tipo de transação. O processo é feito a partir da análise de vários critérios, como o perfil econômico e o comportamento de compra.

Tais dados indicam a probabilidade de determinada pessoa ou empresa pagar as suas contas em dia nos próximos 12 meses. A pontuação vai de 0 a 1000, e quanto mais elevada ela for, maior a probabilidade de o comprador realizar os pagamentos em dia, o que também resulta em melhores condições para o acordo.

No Brasil, a análise de risco por meio do score está autorizada pela Lei do Cadastro Positivo (Lei n. 12.414/2011). As instituições financeiras utilizam esse dado como um dos critérios para oferecer produtos e linhas de crédito e não ter problemas com os pagamentos.

Sendo assim, ao consultar o score do seu CNPJ e adotar estratégias para ter uma pontuação elevada, você pode obter recursos financeiros com melhores condições de pagamento. Isso viabiliza fazer investimentos que contribuam para o crescimento da empresa, manter a saúde financeira em dia, negociar prazos com fornecedores, entre outros benefícios.

Além das instituições financeiras, empresas de variados portes e segmentos também podem consultar o score do CNPJ de seus clientes. Ao fazer negociações com um cliente com boa pontuação, a outra parte do acordo tem mais segurança na transação e evita problemas com atrasos e inadimplência.

A falha nos recebimentos compromete as contas da empresa e, em casos mais graves, pode resultar até em uma crise financeira. Como você pôde perceber, adotar esse sistema de pontuação agrega diversos benefícios para o negócio, tais como:

  • reduzir risco de atrasos e inadimplência de pagamentos;
  • contribuir para o controle financeiro da empresa;
  • possibilitar acesso a melhores condições de crédito.

Qual é a frequência ideal de consulta?

A pontuação é dinâmica e pode mudar de acordo com os seus hábitos financeiros. Contudo, isso não é feito de forma automática, portanto, se você estava com o CNPJ negativado e acabou de quitar a dívida, provavelmente, o processo ainda não será contabilizado em seu score.

Diante disso, é importante fazer a consulta com frequência. Acompanhar o score do CNPJ é a melhor forma de entender o seu perfil financeiro perante o mercado e adotar estratégias para melhorá-lo. Algumas dicas para elevar o seu score são:

  • pagar as despesas em dia;
  • manter dados cadastrais da empresa e de sócios atualizados;
  • estar no cadastro positivo.

Além da consulta ao score do CNPJ, outra ferramenta que pode ser significativa para a empresa é a Saúde do seu Negócio. Essa solução da Serasa Experian permite um monitoramento mais eficiente do seu documento, pois você consegue acompanhar movimentações referentes ao CNPJ da companhia e aos CPFs dos sócios. Além disso, ela resulta em benefícios como:

  • recebe alertas em caso de pré-negativação;
  • evita que o seu documento seja utilizado em algum tipo de fraude;
  • dá dicas para melhorar a pontuação da sua empresa.

Quais são as outras soluções gratuitas oferecidas pelo Serasa Experian para empresas?

Além de poder consultar o score do CNPJ, sua empresa conta com outras comodidades desenvolvidas pela Serasa Experian para facilitar o cotidiano. As soluções oferecem versões gratuitas, para que você possa se familiarizar com as ferramentas e avaliar a contribuição dos serviços para o trabalho de sua empresa. Confira outras opções que a Serasa Experian oferece, a seguir.

Monitoramento do seu CNPJ

Com o monitoramento do próprio CNPJ, a empresa consegue receber alertas por e-mail toda vez que o cadastro for indicado para negativação. Assim, é possível que sua empresa se movimente para resolver a questão, antes que ela cause um grande impacto no histórico de crédito. Além disso, assinantes do Saúde do Seu Negócio monitoram documentos e recebem alertas toda vez que o CNPJ e o CPF forem consultados por outras pessoas.

Monitoramento de clientes

Com a solução da Serasa Experian para monitoramento de clientes, você consegue ser avisado em tempo real das mudanças na documentação e saúde financeira de seus parceiros comerciais. Com as informações corretas e atualizadas, é muito mais fácil acompanhar variações na capacidade de pagamento de seus clientes, evitando fraudes e reduzindo a chance de inadimplência.

Cobrança de dívidas

Para quem precisa lidar com a recuperação de crédito, a solução da Serasa Experian para recuperação de dívidas é simples, acessível e eficaz. A empresa opta por um procedimento que inclui cobrança eletrônica do débito e negativação da dívida. Ela também pode usar apenas uma dessas duas opções, podendo mudar de estratégia a qualquer momento.

A cobrança digital é feita pela Serasa Experian, com comunicados e tentativas de recuperação de valores intermediadas pelo sistema. Com isso, sua empresa mantém a boa relação com os clientes e evita os desgastes da cobrança direta.

A inclusão do cliente no cadastro de inadimplentes do banco de dados da Serasa Experian é uma estratégia comprovada de recuperação de crédito. Como essa iniciativa impacta diretamente as relações dos clientes com todos os agentes do mercado, as chances de conseguir receber os valores devidos aumentam com a negativação.

Quais são os impactos das soluções Serasa Experian para empresas?

Conduzir os negócios em uma pequena e média empresa já é um desafio por si. Sem usar ferramentas que facilitem a rotina, fica ainda mais complicado.

Por isso, a Serasa Experian desenvolveu soluções que facilitam o cotidiano do empresário, ajudando a evitar imprevistos e o aumento da inadimplência. Confira as principais vantagens de contar com esses serviços em sua empresa.

Evita a inadimplência

Segundo levantamento divulgado pela Pequenas Empresas Grandes Negócios, as crises mais profundas nas pequenas e médias empresas acontecem por quedas no faturamento. A inadimplência dos clientes contribui de forma relevante para que o caixa fique vazio. Por isso, é importante ter estratégias para lidar com o problema, antes que aconteça.

Adotar medidas preventivas e agir rapidamente quando os clientes atrasam os pagamentos é o segredo de quem consegue manter o controle da inadimplência. Para que você consiga visualizar de maneira prática a importância dessa questão, veja nossas estatísticas:

  • quando a empresa adota as soluções de recuperação de dívidas da Serasa Experian antes dos primeiros 30 dias de atraso, a taxa de recuperação é de até 64%;
  • se a comunicação for feita no período entre 31 e 60 dias de atraso, a taxa de recuperação cai para 48%;
  • nas cobranças de dívidas com mais de 90 dias de vencimento, as possibilidades de recuperação caem para 18%.

Por isso, quem cobra rápido, tem mais chances de receber. Adotar as soluções de recuperação de dívidas da Serasa Experian ajuda a empresa a organizar uma rotina de recuperação simples e ágil, com mais resultados.

Processos mais seguros

Um levantamento feito pelo centro de estudos Cetic aponta que apenas 41% das empresas do país já adotaram algum tipo de política de segurança em seus processos. A situação é mais crítica nas pequenas e médias empresas, que enfrentam os desafios tradicionais para se modernizar, como tempo e falta de recursos.

Por isso, utilizar serviços e ferramentas já consagrados é uma maneira mais simples de aumentar a segurança dos processos empresariais. Adotar a consulta e o monitoramento de CPF e CNPJ permite que sua empresa tenha as informações atualizadas em tempo real. Com isso, os processos internos são mais seguros, prevenindo os riscos de inadimplência e de fechar negócios que trarão prejuízos para o negócio.

Contar com as informações corretas, de fontes confiáveis, aumenta a segurança em seus processos internos de análise de crédito. Assim, considerar o uso de ferramentas da Serasa Experian é fundamental para quem quer mais tranquilidade.

Proteção de dados

Um tema muito relevante para as pequenas e médias empresas é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Para ter certeza de que os dados movimentados por sua empresa estão seguros, é importante contar com fornecedores que se preocupem em seguir as novas regras.

A Serasa Experian tem políticas rígidas de segurança de dados, adequadas à legislação, protegendo tanto as empresas quanto as pessoas identificadas pelas informações. Assim, ao escolher serviços seguros, sua empresa reduz o risco de penalizações que, segundo previsto na nova lei, podem resultar em multas de 2% do faturamento até R$50 milhões.

Proteção contra fraudes

O uso de dados das empresas sem que elas tenham conhecimento é uma fraude muito comum. Com isso, o fornecedor fecha uma venda baseado em informações inverídicas e, infelizmente, não receberá pelos produtos ou serviços vendidos.

Para prevenir esse tipo de ocorrência, é importante conferir os detalhes da identidade e legitimidade dos envolvidos. Sua empresa precisa, portanto, consultar mais informações sobre os documentos fornecidos. Checar tudo isso em uma base de dados fidedigna, como o sistema de monitoramento de clientes da Serasa Experian, é uma forma de prevenir a ocorrência desse tipo de golpe em seus negócios.

A administração de uma empresa envolve inúmeras etapas. Cuidar do seu perfil financeiro é uma atitude positiva para obter empréstimos e financiamentos, investir em melhorias e manter a saúde financeira em dia. Outro ponto de atenção é o perfil dos clientes, para reduzir a inadimplência e evitar dificuldades por falta de recursos.

Esperamos que as dicas do texto ajudem você a consultar o score do seu CNPJ e adotar estratégias para ter uma pontuação elevada. Agora que você já sabe a importância dessa ação, aproveite para fazer seu cadastro gratuito na Serasa Experian! Com ele, você consulta seu Serasa Score gratuitamente e em tempo real, além de poder conferir outras soluções especiais da Serasa Experian para Empresas.

Publicada em 20/11/2020 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: