Como consultar o CNPJ: veja o passo a passo da Serasa Experian

Mercado
como consultar cnpj

Você tem dúvidas sobre como consultar um CNPJ? Essa iniciativa é importante para estabelecer acordos mais seguros, tanto com clientes empresariais quanto com fornecedores.

Como você sabe, gestores e empresários devem estar atentos às melhores estratégias para garantir o sucesso do negócio. Nesse sentido, a consulta ao documento de clientes e parceiros se torna significativa, pois reduz o risco de inadimplência e golpes.

Contudo, para ter bons resultados, é necessário que isso seja feito com certa frequência e nos canais adequados. Tem dúvidas sobre o assunto e quer entender como consultar CNPJ corretamente? Então, continue a leitura e saiba mais!

Qual é a importância de consultar o CNPJ?

A consulta ao CNPJ pode ser aplicada em três casos: ao fazer negócio com clientes empresariais, antes de acordos com fornecedores e para avaliar o perfil financeiro do seu empreendimento.

Independentemente da modalidade escolhida, se for realizada corretamente, sem dúvida, ela será vantajosa. Alguns benefícios da estratégia são:

  • conferir dados cadastrais atualizados;
  • analisar existência de dívidas anteriores e score positivo;
  • reduzir risco de fraudes e inadimplência;
  • estabelecer acordos mais seguros, alinhados com o perfil do cliente ou do fornecedor;
  • evitar negativações para a sua empresa.

Quando a consulta de CNPJ é recomendada?

Consultar o CNPJ de empresas é positivo para evitar inadimplência e para proteger as finanças do seu negócio. Além disso, você pode consultar e monitorar o documento da sua companhia para melhorar seu perfil financeiro perante o mercado.

A pesquisa de CNPJ é útil para empreendimentos de variados portes e segmentos. Se a sua empresa oferece serviços de tecnologia, por exemplo, pode pesquisar o documento do cliente antes de fechar o acordo para definir a forma de pagamento mais adequada.

O mesmo acontece com negócios que trabalham com venda de produtos ou matérias-primas, entre outros ramos. Como o procedimento é simples, é possível incluir essa atividade na política de vendas para que ela seja realizada antes de todo o acordo.

Como realizar a consulta do CNPJ?

Agora que você já entendeu a importância dessa estratégia, chegou o momento de descobrir como fazer a consulta de CNPJ. Vamos lá?

O CNPJ, ou Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, é a identificação de toda empresa na Receita Federal. Ele é obrigatório tanto para grandes companhias quanto para PMEs, ONGs, entre outros formatos, sendo necessário para regularizar a atividade, emitir nota fiscal, contratar colaboradores, etc.

Uma das formas de consultar um CNPJ é, justamente, pelo site da Receita Federal. Ao ingressar no portal, basta incluir o número do documento para ter acesso à inscrição e à situação cadastral da empresa. Essa atitude é essencial para verificar se o estabelecimento existe, de fato, e evitar qualquer tipo de golpe.

Além desse procedimento, é possível fazer uma consulta em um órgão de proteção ao crédito para analisar o perfil financeiro dos seus consumidores, descobrir a existência de dívidas e tomar decisões mais acertadas na negociação. A consulta é simples: basta realizar um cadastro na plataforma, finalizar a contratação e incluir o número do documento.

A Serasa Experian é uma boa solução para isso. Por lá, você pode contratar créditos e definir o tipo de pesquisa de acordo com as necessidades do negócio — há relatórios mais simples e outros mais completos, que apresentam informações societárias, protestos, cheques devolvidos, entre outros dados.

Posso consultar o CNPJ pelo CPF?

Como existem consultas de CPF e CNPJ, algumas pessoas podem achar que o cadastro é integrado. No entanto, vale destacar que são processos distintos. Sendo assim, para manter a segurança dos dados, não é possível averiguar o perfil de pessoa jurídica apenas com o CPF do dirigente.

Você pode pesquisar o documento do dono ou sócio de uma empresa para avaliar o perfil dele, mas tenha em mente que os dados não serão completos, já que muitas informações podem estar atreladas somente ao CNPJ.

E a consulta do CNPJ por nome, é possível?

A consulta de CNPJ pelo nome também não é viável, mas, hoje em dia, é fácil descobrir o número de identificação de uma empresa a partir da razão social ou do nome fantasia. Uma das opções para isso é com uma busca pela internet.

Outra dica é acessar o portal Redesim, do Governo Federal, que permite pesquisar pessoas jurídicas. Nesse caso, é preciso preencher um cadastro na plataforma para consultar os dados de um estabelecimento pelo nome empresarial.

Contudo, a melhor atitude é realizar um cadastro do seu cliente, ou fornecedor, solicitando dados como CNPJ, endereço e telefone para ter esses itens atualizados e fazer a consulta de forma facilitada.

O que devo fazer para consultar o CNPJ da minha empresa?

Por fim, se você deseja descobrir o perfil da sua companhia, também é possível verificar o seu documento. O processo é semelhante à consulta de terceiros e você terá conhecimento sobre score, existência de dívidas, entre outros.

Além disso, se quiser ampliar a segurança do negócio, uma ferramenta interessante é o monitoramento de CNPJ. Assim, a consulta é feita de forma automática e contínua e você receberá avisos em caso de alterações, como pré-negativação.

O procedimento é vantajoso para aplicar ações de correção rápidas e evitar que contratempos comprometam a reputação da sua empresa perante o mercado. Na plataforma da Serasa Experian, você pode contratar o monitoramento ideal aos objetivos e ao perfil da organização.

A solução ainda pode ser aplicada com o CNPJ de clientes. Dessa maneira, você consegue acompanhar a sua carteira com facilidade e pode definir estratégias de pagamento mais acertadas, caso haja alguma mudança no perfil deles.

Como saber se o CNPJ está ativo?

Para concluir as dicas sobre esse assunto, vale saber se o CNPJ da empresa que você está pesquisando está mesmo ativo. Ou seja, se ela está regularizada e desenvolvendo suas atividades normalmente, oferecendo produtos ou serviços ao mercado.

Quando o CNPJ é desativado por motivos de suspensão ou cancelamento, o cadastro é extinto e não poderá ser reativado novamente. A primeira fase costuma ser a suspensão até que as obrigações sejam colocadas em dia. Se isso não acontecer, a próxima etapa é o cancelamento pela Receita Federal.

Então, se em algum momento o responsável pela empresa decide suspender sua operação ou tem o seu cadastro cancelado, será preciso abrir uma nova inscrição caso queira retomar o negócio no futuro.

Essa consulta sobre o CNPJ ativo é importante para fechar parcerias, sabendo se a outra parte está em conformidade com a lei — podendo, inclusive, emitir notas fiscais. Portanto, se você tem interesse em fazer isso, basta seguir o passo a passo:

  1. acesse o site da Receita Federal;
  2. procure pela opção “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”;
  3. digite o número do CNPJ que você deseja saber se está ativo ou não;
  4. clique em “Consultar”;
  5. confira a nova tela aberta com os dados cadastrais.

O grande problema de fazer essa verificação apenas pela página da Receita é contar com informações limitadas. Como falamos acima, é muito importante monitorar a situação do CNPJ de todos os parceiros, fornecedores, clientes etc. Saber apenas se o cadastro está ativo ou não nem sempre ajuda ou é suficiente para tomar suas decisões.

Com o Monitore Clientes, a Serasa Experian reúne várias informações do jeito mais prático para facilitar as suas consultas e negociações. Assim, você não vai precisar consultar cartórios, ficar abrindo o site da Receita Federal ou perder tempo com outras pesquisas.

Confie em uma solução completa de verificação cadastral que permite acompanhar os dados de até 100 CNPJs. Quer ainda mais praticidade? Você também pode receber alertas por e-mail sempre que houver qualquer alteração nos perfis consultados.

Por exemplo, se a empresa está com novas dívidas vencidas, protestos, ações judiciais ou se declarou falência. Antes mesmo de você lembrar que tem que atualizar suas pesquisas, já vai receber o aviso. Então, você garante não só a consulta da situação do CNPJ como uma visualização cadastral completa, garantindo segurança e maior assertividade nas decisões.

Enfim, entender como consultar CNPJ de forma correta é um cuidado relevante para a saúde financeira e a proteção da empresa. Assim, você tem acesso a dados atualizados para estabelecer negociações mais seguras. Por isso, não deixe de adotar esse procedimento e buscar um órgão confiável para obter informações de qualidade.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre as consultas de CNPJ na Serasa Experian e como elas podem ser úteis para a sua empresa? Então, acesse o nosso site e entre em contato conosco!

Publicada em 09/05/2022 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: