Por que é fundamental consultar o CNPJ de empresas no cenário atual?

Gestão
consultar cnpj de empresa

Oportunidades de fechar novos negócios são sempre bem-vindas. Entretanto, isso não significa que o empresário deve abrir mão da cautela durante a negociação. Afinal, uma gestão eficaz, principalmente no cenário atual, deve partir de um planejamento financeiro adequado. Nesse sentido, é fundamental consultar o CNPJ da empresa antes de conceder crédito.

O cuidado durante uma negociação traz mais segurança para o seu negócio, favorecendo a proteção e reduzindo o risco da inadimplência. Mas será que realmente é necessário realizar tal consulta, em qualquer situação? De que maneira uma pequena ou média empresa pode incluir essa etapa nos seus processos de gestão financeira?

Neste artigo, vamos analisar o momento atual da economia no contexto dos desafios financeiros e de gestão que as empresas têm enfrentado. Vamos mostrar, ainda, por que é importante ter cautela antes de contratar fornecedores e fechar novos negócios.

Você vai perceber como a saúde financeira pode ser protegida por meio de ações como a consulta de CNPJ de empresa e o planejamento estratégico e financeiro empresarial.

O que é possível analisar na consulta de CNPJ

O CNPJ — Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica — é a sigla referente ao número de identificação de uma empresa junto à Receita Federal. Na rotina dos empresários, é comum realizar a consulta do CNPJ junto à Receita Federal para averiguar se a empresa está ativa ou inativa, além de verificar a situação com relação a pendências financeiras, protestos, entre outros dados.

Além das consultas disponíveis em sites como o da Receita Federal, existem soluções oferecidas por empresas, direcionadas à obtenção de informações mais completas e estratégicas. Esses dados são compilados em um único relatório, com todas as informações necessárias para favorecer o entendimento das particularidades daquele negócio.

O serviço de consulta de CNPJ da Serasa Experian oferece a credibilidade e a confiança do maior banco de dados da América Latina. O empresário tem à sua disposição dois modelos de serviços — pré-pago ou pós-pago —, com relatórios que contêm uma lista completa de informações úteis para qualquer negócio:

  • situação e confirmação de cadastro;
  • Score CNPJ;
  • existência de dívidas em bancos e empresas;
  • cheques devolvidos;
  • protestos estaduais e nacionais;
  • falências;
  • ações judiciais;
  • consultas à Serasa Experian;
  • informações societárias;
  • antecessores;
  • endereço, telefone e outros;
  • CNAE e endereços etc.

Nesse contexto, o conjunto de dados obtidos por meio das consultas de CNPJ na Serasa Experian proporciona uma base de informações consistente do mercado. Assim, auxilia o gestor que busca compreender a situação financeira de seus clientes e fornecedores, negociando com mais segurança.

Por que consultar CNPJ de empresas

Falando em prática, vamos ajudar você a entender melhor como a consulta ao CNPJ se reflete na sua empresa. Todo negócio que busca desenvolvimento e crescimento junto ao mercado deve partir da elaboração de um bom planejamento estratégico.

Planejar-se deve ser um hábito incorporado e praticado na rotina de todas as empresas, independentemente do seu porte ou mercado de atuação. Isso acontece porque, de forma geral, o planejamento traz mais segurança com relação às vulnerabilidades, oscilações de mercado e variações econômicas.

A partir do momento em que o gestor pensa e prevê os seus passos, ele não compromete os resultados e traz mais proteção para a organização. A consulta ao CNPJ é uma ferramenta que deve integrar o planejamento estratégico na etapa de gestão financeira e de risco de crédito.

Como mencionamos, ela deve ser feita durante negociações com novos clientes e no parcelamento de compras, mas também, se estendendo para aquisição de materiais de fornecedores, contratação de prestadores de serviços, entre outros. Saiba por que essa estratégia é importante.

Permite conhecer o histórico da empresa

Por que é importante conhecer o histórico da empresa com a qual você vai fechar um negócio? Fundamentalmente, porque isso agrega mais segurança para as suas operações.

Caso identifique qualquer situação de risco relacionado ao passado daquela empresa, você tem a opção de não fechar o negócio ou, ainda, adicionar uma cautela extra nas transações mantidas com aquele cliente ou fornecedor.

Evita golpes

Outro aspecto que merece destaque na consulta ao CNPJ de empresa é que ela minimiza o risco de ocorrência de golpes. Ainda é muito comum encontrar negócios que sofrem as consequências do uso das suas informações por fraudadores.

Muito embora o monitoramento de CNPJ não elimine totalmente o risco, ele auxilia o empresário a ter acesso a dados de forma antecipada, reduzindo significativamente o impacto do problema junto à sua empresa.

Pode ser um critério na escolha de fornecedores

Dentro de uma estratégia de negócios, é preciso ter opções e isso se entende à escolha de fornecedores. A dica é que você use ferramentas de consulta ao CNPJ para conhecer melhor o comportamento dos seus parceiros e estabelecer critérios que levem em consideração o histórico financeiro e sua atuação junto ao mercado.

Traz mais segurança para as negociações

De uma forma geral, a consulta ao CNPJ de empresas é uma ferramenta estratégica recomendada para aumentar a proteção das suas transações. Por meio dela, é possível conhecer melhor a empresa com quem você está negociando, estabelecendo ações que visem à redução de riscos para o seu negócio.

Outras ferramentas que podem ajudar na gestão financeira

Além da consulta ao CNPJ, existem outras ferramentas que podem ajudar na gestão financeira da sua empresa. A seguir, elencamos algumas alternativas interessantes e que podem ser absorvidas nas suas estratégias.

Planilha de gastos

A planilha de gastos é uma ferramenta que ajuda o empresário a mensurar os seus gastos, categorizando-os de acordo com as suas características: fixos ou variáveis. Por meio dessa organização das informações, é possível entender o comportamento das despesas, identificando se elas estão crescendo ou reduzindo ao longo do tempo.

Para realizar uma boa gestão e um controle financeiro adequado, é fundamental mensurar todos os seus gastos. Com o registro completo e apurado dos dados, você evita gargalos e consegue estabelecer uma previsão de cenários, preparando-se melhor para eventuais momento de crise, economizando recursos e criando soluções inteligentes voltadas para o desenvolvimento da sua empresa.

Planilha de fluxo de caixa

A planilha de fluxo de caixa é outra ferramenta que pode ajudar na gestão da sua empresa. O fluxo de caixa é um instrumento gerencial utilizado com o propósito de fornecer uma análise das movimentações financeiras, auxiliando na gestão do negócio e na projeção de cenários.

Nele, existe um controle diário de informações, como vendas realizadas, contas a pagar e a receber, despesas e demais movimentações dos recursos financeiros da empresa.

Com base nesses dados e no histórico de operações financeiras, é possível fazer projeções de todas as entradas e as saídas de capital da empresa em dado período e, então, acompanhar aquilo que foi projetado e o que foi efetivamente realizado. Ou seja, o fluxo de caixa é um expediente mais rico e complexo.

Controlar a movimentação financeira permite ao gestor conhecer a origem e o destino de todo o dinheiro que é movimentado na rotina da empresa, trazendo uma visão ampla acerca das finanças, gargalos e oportunidades de melhorar o desempenho do caixa.

Planilha de controle de vendas

Por fim, a planilha de controle de vendas também pode agregar ainda mais eficiência na gestão da empresa. Com ela, é possível ter uma noção mais clara acerca dos produtos com maior e menor demanda, além de garantir um controle de estoque, evitando a perda de oportunidades de vendas.

Veja que essas são apenas algumas ferramentas complementares e que podem auxiliar a gestão do seu negócio. Nenhuma delas está focada especificamente na concessão de crédito. Por isso, em se tratando de gestão financeira e de risco de crédito, a consulta ao CNPJ é indispensável.

Quais são os riscos de não consultar o CNPJ de empresas

A falta de uma boa política de concessão de crédito e análise da situação e histórico de um fornecedor pode trazer prejuízos para a sua empresa. Por isso, toda negociação deve ser feita de forma planejada e, principalmente, baseada em dados e informações concretas.

Quando a empresa não estabelece uma política de consulta ao CNPJ, ela corre inúmeros riscos. A seguir, elencamos alguns dos principais. Fique atento a eles!

Aumento da inadimplência

Se em um cenário de normalidade a inadimplência já é um problema sério, imagina no cenário delicado, como o vivido no ano de 2020. A inadimplência pode trazer prejuízos consideráveis para o seu negócio.

Oferecer crédito, sem antes fazer uma análise adequada do perfil, representa um aumento importante nos riscos. Além disso, é importante que o empresário esteja ciente de que, mesmo o cliente tendo um bom histórico, isso não é sinônimo de segurança absoluta.

Por meio da consulta ao CNPJ, a empresa reduz as chances de ter problemas nesse sentido. Em qualquer situação, é preciso saber que, caso ocorram mudanças de mercado, como uma crise econômica, aumentam as chances de aumento nos índices de inadimplência.

Redução da competitividade

Outro risco associado à ausência de práticas de consulta ao CNPJ é a redução da competitividade. Isso porque, quanto maior o índice de inadimplência, maior será a necessidade de a empresa financiar as operações dos seus clientes.

Nesse sentido, acaba tendo que utilizar recursos próprios (capital de giro), e esse dinheiro, que poderia ser gasto com investimentos, é direcionado para cobrir um custo desnecessário.

Se os seus concorrentes realizarem uma concessão de crédito apropriada, com uma política bem desenvolvida, provavelmente, não terão problemas. Isso vai criar um ambiente favorável para que eles façam investimentos.

É justamente nesse cenário que a sua empresa reduz a competitividade e passa a ter resultados abaixo do esperado, perdendo espaço no mercado para a concorrência.

Encolhimento da previsibilidade financeira

As empresas que têm um índice elevado de inadimplência perdem a capacidade de antever, de forma adequada, como se darão as entradas financeiras. Isso ocorre pelo fato de o cliente ficar inadimplente em um período, mas fazer o pagamento logo em seguida. Igualmente, ele pode não cumprir com a sua obrigação até que tenha condições financeiras para isso.

A questão da inadimplência impacta, dessa forma, diretamente a projeção e previsibilidade financeira do negócio. Nesse sentido, a consulta ao CNPJ da empresa é fundamental, já que estratégias como o fluxo de caixa projetado perdem força quando não existe uma garantia real de que o cliente vai cumprir com as obrigações assumidas.

Desequilíbrio do fluxo de caixa

Falando em fluxo de caixa, a ausência da consulta ao CNPJ também pode influenciar essa ferramenta. Como vimos, esse processo está diretamente relacionado ao volume de capital que entra e sai da empresa.

Se o seu negócio realizar muitas vendas, mas sem o controle necessário, a entrada de recursos financeiros não será suficiente para manter o seu funcionamento de forma adequada. Com a falta de recursos essenciais, a empresa tem dificuldade de arcar com as suas despesas, pagar fornecedores e colaboradores. Essa situação poderá inviabilizar a continuidade do negócio.

Como consultar CNPJ das empresas

A Serasa Experian oferece soluções completas em serviços de consulta ao CNPJ. Por meio da pesquisa, é possível conhecer o histórico financeiro de seus clientes e fornecedores, negociando com mais segurança.

Quando se tem dados confiáveis, coletados em diversas fontes, e validados a partir de uma política de integridade da informação, tem-se maiores chances de tomar decisões de forma segura. Investir em soluções de análise de dados cadastrais e de histórico de clientes é essencial para subsidiar decisões estratégicas e reforçar a continuidade dos negócios.

Para usar os serviços da Serasa Experian é muito simples. Confira, a seguir, um passo a passo de como consultar o CNPJ usando as nossas plataformas.

Acesse o site de consultas da Serasa Experian

Para consultar o CNPJ de empresas na base da dados da Serasa, você pode acessar o site, criando a sua conta gratuita. A partir daí, é possível visualizar todas as soluções, escolhendo aquela que melhor se adapta às necessidades do seu negócio.

Carregue seus créditos para consultar

Após realizar o cadastro e acessar o sistema, você deve fazer a compra de créditos para consultar o CNPJ dos seus clientes e fornecedores. Depois de fazer isso e de escolher o tipo de consulta ideal para as suas necessidades, basta aguardar os créditos entrarem na sua conta.

Existem três tipos principais de consultas de CNPJ: o Identificador de Dívidas, a consulta intermediária e a consulta completa.

Preencha o campo CNPJ a ser consultado

Após selecionar a consulta desejada, basta preencha o campo com o CNPJ que você deseja consultar.

Visualize o seu relatório

Com o dado de CNPJ informado, basta aguardar a geração do relatório. Nele, você vai ter acesso a todas as informações de forma organizada e associadas à consulta escolhida.

Como você pode ver ao longo deste artigo, realizar negociações de forma segura pode fazer toda a diferença para o desenvolvimento do seu negócio. No caso de vendas, o empresário tem condições de descobrir se existem pendências no CNPJ de um cliente em potencial, além de acessar informações sobre o seu histórico de pagador.

Com isso, é possível estabelecer estratégias mais seguras para concessão de crédito, recebimento de pagamento parcelado ou de negociações à vista. Ainda, antes de fechar negócio com um fornecedor, novo ou recorrente, a consulta ao CNPJ permite a você conhecer melhor a situação do seu parceiro de negócios, identificando como ele se encontra antes de decidir sobre a compra de algum produto ou serviço.

É inegável a relevância e os benefícios que a consulta ao CNPJ de empresa trazem para a segurança de suas negociações. Verificar a situação dos seus clientes e parceiros na maior base de dados da América Latina é uma forma de agregar valor às suas operações.

Aqui, vale destacar uma dica importante: cuidado com a fonte das informações consultadas. Evite acessar sites e plataformas que oferecem relatórios parciais ou incompletos acerca dos dados que realmente são necessários para as suas negociações.

O conjunto de informações obtido por meio das consultas de CNPJ na Serasa Experian proporciona uma base consistente do mercado. Com isso, auxilia o gestor que busca entender a situação financeira de seus clientes e fornecedores, negociando com mais segurança.

Os desafios dos pequenos negócios no cenário atual

Vivemos um momento novo e desafiador. As mudanças no comportamento de mercado e de consumo demandaram das empresas criatividade e a adoção de mecanismos eficientes de gestão.

Se antes já era importante adotar uma boa estratégia para redução dos riscos de inadimplência, agora, essa necessidade se tornou algo imprescindível. Afinal, o cenário atual aponta para um risco maior no aumento da inadimplência, que pode acarretar queda da receita e, consequentemente, dificuldade de pagar salários e outras despesas.

Em alguns casos, índices muito altos de inadimplência podem representar a ruína de uma organização empresária. Somado a isso, a mudança brusca no comportamento de consumo aponta para um risco de escassez de matérias-primas, o que pode levar ao aumento do seu preço.

A manutenção da saúde financeira deve considerar todas as particularidades do momento que estamos vivendo e a necessidade de manter uma estrutura organizada e sólida. É preciso focar uma gestão preventiva e direcionada para uma política adequada de concessão de crédito.

A importância de gestão de risco de crédito

Quando se fala em proteção financeira, cenário atual e consulta ao CNPJ de empresas, entra em cena a chamada gestão de risco de crédito. Trata-se de um processo adotado pelas empresas no desenvolvimento de soluções focadas na redução da inadimplência. Essa técnica passa pela análise de crédito e outras práticas.

A finalidade de estabelecer essa metodologia é se concentrar em estratégias que visem à diminuição e à proteção de risco de crédito. Isso ocorre por meio da tomada de decisões direcionadas ao desenvolvimento do negócio.

Na prática, ela ajuda a criar dentro da empresa uma cultura de crédito consistente e alinhada com as demandas e características do mercado. Ainda, permite o desenvolvimento dos colaboradores para que eles identifiquem os riscos envolvidos em negociações, tomando decisões mais precisas e administrando processos e fluxos de forma adequada.

A partir da adoção de processos e metodologias certeiras, é possível proteger o seu negócio do risco de crédito. É nesse escopo que se encontra a ferramenta de consulta ao CNPJ de empresa.

A necessidade de cautela na contratação de fornecedores

Quando se fala em consultar o CNPJ da empresa, não devemos focar apenas os clientes que são pessoas jurídicas e pretendem obter crédito junto ao seu negócio. A verificação deve levar em consideração, também, os fornecedores.

Na prática, você sabe que toda a produção da sua empresa é afetada pela cadeia de suprimentos, ou seja, os fornecedores cumprem um papel fundamental no seu negócio. Assim, a atuação deles impacta diretamente o fluxo de trabalho, o cumprimento dos prazos e, consequentemente, o atendimento ao seu cliente final.

Dessa maneira, quanto mais eficaz for a gestão de fornecedores, maiores serão os benefícios experimentados pelo seu negócio. Além disso, bons parceiros contribuem diretamente para o crescimento da sua empresa.

É justamente por isso que se faz necessário ter cautela na contratação de fornecedores. Além de consultar o CNPJ com informações sobre o score e histórico do parceiro, é fundamental monitorar constantemente os seus resultados.

A questão do monitoramento não se aplica apenas aos fornecedores. Ela se estende também ao consumidor. Assim, a dica é que você não realize apenas a consulta ao CNPJ durante o processo de fechamento do negócio, mas também, faça monitoramentos constantes de clientes e parceiros.

A gestão de fornecedores, entre outros benefícios, favorece o aumento da competitividade, tanto em relação à precificação quando à qualidade dos produtos. Além disso, traz valor agregado para produtos e matérias-primas e melhora a relação entre vocês.

Essa necessidade de cautela impacta a relação com fornecedores, clientes e outros parceiros, já que é preciso ter garantias sobre a prestação de serviços e a idoneidade das empresas. Na prática, todos saem ganhando!

Você gostou deste artigo sobre consulta ao CNPJ de empresas? Então, aproveite para entrar em contato conosco e comece agora mesmo a realizar suas consultas.

Publicada em 24/11/2020 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: