Consultar CPF negativado é uma atitude importante para fazer negócios mais seguros e evitar problemas com o pagamento. Afinal, se o cliente consta na lista de negativados, é sinal de que ele teve dificuldades em quitar as suas dívidas em algum momento.

A inadimplência, infelizmente, é um problema comum a diversas empresas e pode comprometer a saúde financeira e prejudicar o crescimento do negócio. Por isso, é fundamental que os empresários adotem estratégias para minimizar os riscos.

Nesse caso, a consulta ao CPF de clientes se torna uma estratégia significativa. Dessa forma, você pode avaliar o histórico de compras e pagamentos e garantir mais segurança para a transação.

Por que consultar o CPF negativado de um cliente?

A inadimplência é um problema para muitas pessoas e empresas, e a situação se tornou ainda mais frequente devido ao contexto atual, já que parte da população teve a renda reduzida e encontrou dificuldades para pagar as contas.

O resultado disso é um número expressivo de inadimplentes no país — segundo dados da Serasa Experian, mais de 63 milhões de consumidores não pagaram as suas contas em dia nos últimos meses. Tal fato está relacionado com o pagamento de bancos e cartões, compras no varejo, serviços, telefonia, entre outros.

Diante disso, é recomendado consultar o CPF ou CNPJ de clientes antes de realizar uma venda para reduzir os riscos. Assim, ao se informar sobre o histórico de pagamento do seu possível cliente, você consegue entender o perfil de pagador dele e pode estabelecer condições mais seguras para o contrato.

É arriscado negociar com um cliente negativado?

O processo de negativação acontece quando um cliente deixa de pagar as suas contas. Após a data de vencimento da fatura, é comum que as empresas apliquem ações de cobrança para negociar juros e prazos e conseguir o pagamento de forma mais rápida.

Se a estratégia não apresentar resultados, o credor pode enviar os dados do cliente para órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa Experian. Depois disso, o devedor tem um prazo de até 10 dias para realizar o pagamento antes de ser negativado e encontrar dificuldades para ter acesso a crédito, financiamento e compras a prazo.

Sendo assim, o risco de fazer negócio com um cliente negativado é a inadimplência, afinal, se ele já deixou de pagar contas antes, que garantia você tem que isso não acontecerá novamente, não é mesmo?

Contudo, a sua empresa pode estipular uma política de vendas com critérios para definir se o cliente tem perfil baixo, médio ou alto risco, dependendo da quantidade de dívidas, do tempo que ele está negativado, entre outros dados. É possível avaliar o histórico do cliente e entender se a negativação aconteceu por uma única conta no passado ou se é algo recorrente, por exemplo.

O fato de a pessoa estar com dívidas recentes pode indicar que ela está passando por um momento financeiro ruim, portanto, aprovar uma venda a prazo pode ser um risco para o seu negócio. Sendo assim, é importante consultar o CPF dos clientes e tomar decisões estratégicas.

Se a decisão for pela venda, você pode adotar formas de pagamento mais seguras, como o cartão de crédito. Assim, mesmo que o consumidor não pague a fatura, o seu pagamento será garantido por parte da operadora do cartão. Contudo, é preciso ter em mente que as taxas aplicadas nesse modelo de pagamento influenciarão seu lucro.

Como consultar o CPF negativado de um cliente?

Muitos empresários deixam de realizar a consulta ao CPF de clientes por imaginar que o processo é burocrático. Entretanto, é possível fazer isso de forma online e facilitada.

Para fazer a consulta basta acessar o site da Serasa Experian e fazer um cadastro rápido, depois disso, você deve comprar créditos, ou optar por uma assinatura, para realizar a pesquisa — o serviço apresenta bom custo-benefício e pode ser personalizado de acordo com os interesses e objetivos da empresa.

Após o cadastro, acesse a plataforma para Consulta Serasa Experian e insira o CPF desejado para obter a informação. Assim, você conseguirá avaliar se o cliente tem dívidas no sistema, protestos, entre outros dados.

Como monitorar um cliente e mitigar riscos de inadimplência?

A avaliação dos clientes deve ser um processo contínuo, pois mesmo um cliente tradicional e bom pagador pode ter problemas para liquidar as contas em dia.

Nesse sentido, realizar um monitoramento do documento de seus clientes ou parceiros é uma atitude positiva para ser avisado caso haja alguma alteração. A estratégia ajuda a tomar decisões mais acertadas ao fazer o negócio e evita perdas financeiras no futuro.

Essa solução da Serasa Experian se aplica para empresas que fazem negócios com outras companhias, sejam clientes ou fornecedores. Com o serviço de monitoramento de clientes você pode acompanhar até 100 CNPJs e receber alertas quando houver alterações em algum documento. Há um plano gratuito, e também é possível contratar um plano detalhado para proteger a sua empresa de perdas financeiras no futuro.

Além do monitoramento de clientes, você também pode acompanhar o próprio CNPJ com a solução Saúde do seu negócio e ser avisado quando consultarem os documentos da empresa, ou dos sócios, e em caso de pré-negativação. Assim, você conseguirá tomar atitudes para resolver a situação e evitar que isso comprometa o perfil de pagador da sua companhia.

As vendas são imprescindíveis para o sucesso e o crescimento da empresa. Contudo, esse processo deve ser feito de forma adequada para ter segurança no acordo. Consultar CPF negativado é uma medida significativa para estabelecer condições de pagamento mais seguras e reduzir os riscos de inadimplência.

Achou as nossas informações interessantes? Quer conhecer as soluções da Serasa Experian para proteger o seu negócio? Então, acesse o site e saiba mais!