Consulta do score: entenda a relação com a credibilidade no mercado

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A consulta do score é importante tanto para avaliar a situação financeira dos seus clientes quanto para conhecer o perfil da sua própria empresa e de parceiros. Esse processo contribui com a credibilidade da companhia perante o mercado, afinal, uma boa pontuação de crédito pode indicar que ela tem relações e finanças sólidas.

Por isso, é importante que você, pequeno empreendedor, saiba como a consulta do score possui relação com sua credibilidade no mercado. E aí, quer saber mais sobre o assunto e como ele pode afetar o seu dia a dia? Então, continue a leitura para entender melhor o assunto!

O que é a consulta do score?

O score é um sistema de pontuação criado nos Estados Unidos, na década de 40, visando estabelecer o risco em operações de crédito. Ele é utilizado por empresas de variados portes e segmentos, como lojas e instituições financeiras, antes de liberar compras a prazo, empréstimo, cartão de crédito, etc.

A consulta do score, geralmente, é bastante conhecida pela equipe de vendas que atua com pessoas físicas, já que o procedimento ajuda a identificar a capacidade de pagamento do cliente e definir negociações mais seguras. Entretanto, ela também pode ser aplicada a empresas.

O score é uma pontuação formada pelos hábitos financeiros de pessoas físicas e jurídicas, dividido em faixas que variam de 0 a 1000. Quanto mais alta for a pontuação, mais seguro será o acordo.

Para realizar a consulta, é necessário buscar um birô de crédito, como a Serasa Experian, e informar o CPF ou o CNPJ. Depois disso, será possível analisar o score do titular e verificar o risco de inadimplência dele perante o mercado.

Para ter um bom score no CNPJ, é preciso honrar com os compromissos financeiros da empresa. Além disso, manter os dados cadastrais atualizados e ter um bom comportamento de crédito, sem pedidos excessivos de empréstimos e muitas consultas do seu CNPJ na Serasa, por exemplo, são atitudes que contribuem para a pontuação.

Como o score pode influenciar a credibilidade da empresa no mercado?

A credibilidade de uma empresa no mercado é formada por diversos fatores, como a relação dela com clientes e parceiros, a qualidade nas entregas e a saúde financeira. Nesse último caso, o score pode ser bastante positivo, já que ele:

  • demonstra equilíbrio nas finanças e estabilidade no negócio;
  • contribui em negociações com outras companhias;
  • pode facilitar o acesso a crédito com melhores condições.

Assim como a análise do perfil dos consumidores, a consulta do score também se torna positiva para a própria empresa, que pode demonstrar ao mercado ter uma boa capacidade de pagamento com uma pontuação alta.

Vale lembrar que muitas companhias fazem negócios com outras, ou seja, precisam analisar todos os detalhes para garantir um acordo seguro. Por isso, é recomendado verificar o score com atenção para evitar atitudes que podem prejudicar sua empresa.

Além disso, se existem planos de investimento em inovações tecnológicas, contratação de equipe ou expansão, por exemplo, pode ser necessário solicitar empréstimo a uma instituição financeira. Sendo assim, ter um bom score será significativo!

Antes de conceder crédito, as instituições financeiras avaliam uma série de dados para estabelecer os riscos do acordo, tais como dados cadastrais, situação financeira atual, existência de dívidas, etc.

Além disso, se o seu empreendimento tem um histórico de dívidas, o acesso a crédito pode ser mais difícil. Por outro lado, um score elevado pode contribuir para um acordo mais vantajoso, com juros e prazo de pagamento mais atrativos.

Quais são os benefícios em consultar o score da sua empresa com frequência?

A pontuação de crédito é dinâmica e pode variar de acordo com o comportamento da empresa. Sendo assim, a análise deve ser feita com frequência. Tal atitude é importante para evitar que imprevistos ou problemas nas finanças prejudiquem a sua nota.

Fraude, atrasos no pagamento de contas e negativação, por exemplo, podem afetar o score da companhia. É preciso manter a saúde financeira em dia e ter controle das contas para evitar atrasos no pagamento.

Além disso, se os documentos empresariais forem utilizados por fraudadores, a credibilidade do negócio pode ficar comprometida até que a situação seja resolvida. Verificar o CNPJ com assiduidade pode ajudar a contornar o problema com mais agilidade e evitar que transtornos por golpes se tornem ainda maiores.

Como a Serasa Experian pode ajudar nesse processo?

A consulta do score pode ser feita junto a um birô de crédito. Na Serasa Experian, você realiza isso de forma rápida e prática pelo site, basta preencher o cadastro e informar o CNPJ do seu negócio.

Caso não queira fazer consultas constantes, você pode investir em uma solução de monitoramento. Assim, receberá avisos em caso de movimentações em seu CNPJ, como uma pré-negativação, e poderá resolver as pendências antes que elas afetem o seu score.

O plano premium da ferramenta Saúde do seu Negócio, da Serasa Experian, permite acompanhar alterações no CNPJ da empresa e no documento dos sócios, e receber alertas por e-mail ou SMS. Vale lembrar que a credibilidade também pode ser influenciada pelo comportamento dos donos, então, é importante dar atenção a isso.

As soluções da Serasa Experian ainda são úteis para analisar o perfil financeiro de seus clientes. Assim, você pode fazer consultas de CPF ou CNPJ para verificar o score deles e a capacidade de pagamento para tomar decisões mais acertadas.

Afinal, a falta de pagamento por parte dos clientes pode se tornar um problema para as finanças do seu negócio e pode gerar atraso na quitação de fornecedores, por exemplo. Sendo assim, é imprescindível ter uma política de vendas e cobrança e adotar atitudes para reduzir os riscos.

Além da consulta ao CPF ou CNPJ, também é possível contar com o monitoramento de clientes. Essa solução da Serasa Experian é gratuita e você pode incluir até 100 CNPJs para receber avisos em caso de alterações.

Como foi possível perceber, a consulta do score é significativa para o negócio. Além de ser positiva para estabelecer acordos mais seguros com seus clientes, essa pontuação de crédito é muito importante para a credibilidade da empresa no mercado. Por isso, é fundamental acompanhá-la com atenção.

E então, quer conhecer o perfil da sua empresa e protegê-la? Confira as nossas soluções gratuitas para isso. Acesse o site e saiba mais!

Publicada em 22/11/2021 - Fonte: Ana Abritta
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