Realizar a consulta de CPF é uma prática comum adotada em empresas que têm uma política de concessão de crédito bem-estruturada. Entretanto, ainda é possível encontrar muitos negócios que não adotam esse tipo de prática. E isso pode causar transtornos relacionados ao aumento da inadimplência.

Afinal, por que avaliar a situação cadastral de clientes por meio da consulta CPF? De que forma esse tipo de iniciativa ajuda na segurança das suas negociações? Quando consultar CNPJ e CPF?

Neste post, vamos ajudá-lo a entender melhor como esse assunto se aplica à rotina de gestão e à política de crédito da sua empresa. Além disso, abordaremos os cuidados e as boas práticas que devem ser adotados para melhorar a segurança das suas operações e outras dicas importantes sobre o assunto. Boa leitura!

Consultas de CNPJ e CPF: veja como é fácil com a solução da Serasa Experian para a sua empresa

O que é a situação cadastral de um CPF?

A situação cadastral de um CPF é um serviço oferecido por empresas especializadas. ela é feita com base em um banco de dados e oferece informações acerca da situação financeira de uma pessoa física junto ao mercado.

Dessa forma, ao consultar a situação cadastral de um CPF você tem condições de identificar diversas informações. Dá para ver a existência de dívidas com empresas privadas ou instituições bancárias, protestos de títulos e qualquer outro atraso em obrigações financeiras associado àquele Cadastro de Pessoa Física.

Como a situação cadastral impacta nas negociações?

Conhecer a situação cadastral de um CPF é muito importante nas suas negociações. Isso porque permite ter acesso prévio ao histórico financeiro daquele cliente, fator relevante na liberação de crédito.

As empresas elaboram políticas de crédito focando na segurança de suas operações. Assim, elas conseguem verificar se um determinado cliente tem condições de honrar com os compromissos que pretende assumir.

Avaliando a situação cadastral, é possível identificar o perfil daquele cliente, as condições financeiras e particularidades relacionadas à liberação de crédito. Além disso, ao consultar o CPF, a empresa está se protegendo contra o risco de inadimplência, um problema sério, que impacta diretamente nas finanças e no desempenho do negócio junto ao mercado.

Como consultar a situação cadastral?

Para consultar a situação cadastral, você deve buscar os serviços de empresas especializadas no assunto. É importante optar por serviços que contem com uma boa base de dados, já que ela faz toda a diferença na hora de ter acesso a informações qualificadas.

Ainda, para fazer a consulta é necessário ter acesso aos dados do seu cliente. Geralmente, o nome e o número do Cadastro de Pessoa Física são suficientes.

Como efetuar a consulta CPF com a Serasa Experian?

A Consulta ao CPF é uma solução de análise do CPF que tem como objetivo minimizar o risco de inadimplência. A solução faz parte de uma boa gestão financeira e auxilia no alcance dos resultados esperados em uma política de concessão de crédito.

Por meio do Consulta de CPF, os clientes usuários do serviço conseguem verificar a situação do cadastro de clientes e fornecedores, bem como analisar informações relacionadas ao seu score de crédito. Tais informações ajudam no processo de tomada de decisões envolvendo suas negociações, além de favorecer o estabelecimento de critérios para concessão de crédito.

Para fazer uma avaliação de acordo com as necessidades de cada cliente, o programa de Consulta Serasa trabalha com quatro tipos de análises: confirmação cadastral, identificador de dívidas, consulta intermediária e consulta completa.

Sabemos que um dos grandes problemas da inadimplência está associado a uma eventual falta de dinheiro no caixa. Isso pode resultar em dificuldades para a empresa cumprir com suas obrigações, gerando problemas que podem vir a afetar a operacionalização do negócio.

Afinal, com índices elevados de inadimplência, a empresa pode vir a deixar de pagar os fornecedores e colaboradores, gerando uma situação delicada para as finanças do negócio.

Passo a passo de como utilizar o serviço de consulta de CPF

Para utilizar os serviços de consulta CPF oferecidos pela Serasa Experian você deve seguir um passo a passo simples. Tudo pode ser feito online, por meio do site da Serasa Experian. A plataforma, além dos serviços de consulta ao CPF, oferece outros serviços que podem ser combinados de acordo com as necessidades de cada empresa.

Para consultar o CPF, na página inicial do site, na lateral direita superior, há duas opções de botões: “já sou cliente” e “cadastrar”. Você deve escolher a opção que se encaixa no seu caso. Se for cliente, selecione "já sou cliente", porém, se ainda não usa os serviços da Serasa Experian, você deve selecionar a opção "cadastrar".

Após fazer o cadastro, você pode comprar os créditos para começar a usar os serviços. Se você já é cliente, mas está com o saldo zerado, deve fazer a compra para prosseguir. Com o saldo, você já consegue fazer a sua pesquisa de CPF.

Dessa forma, depois de incluir os créditos na conta, já é possível realizar a análise do CPF ou o CNPJ, a partir do tipo de consulta desejado — confirmação cadastral, identificador de dívidas, consulta intermediária e consulta completa.

No site, que é intuitivo e de fácil acesso, você preenche o campo com informações sobre o CPF a ser consultado. Em poucos segundos, o sistema vai gerar um relatório com todas as informações atreladas aquele cadastro.

Por meio dos serviços da Serasa Experian, você consegue qualificar a sua política de crédito. Dá ainda para automatizar as análises de crédito, contando com informações sempre atualizadas. Isso porque os dados são provenientes de órgãos oficiais e da própria Serasa Experian, que possui o maior banco de dados da América Latina.

É importante destacar que todos os tipos de consulta contam com a chamada análise preditiva. Essa análise sinaliza o que é mais indicado fazer em cada caso, com o propósito de minimizar o risco de inadimplência.

Como você pôde ver, a consulta de CPF é um serviço importante no âmbito da estratégia de gestão financeira de qualquer negócio. Com informações concretas e atualizadas, você garante mais segurança para a sua empresa, minimizando o risco de inadimplência e qualificando as suas operações.

Gostou deste artigo sobre consulta ao CPF? Então aproveite para conhecer os serviços de consulta de CPF e CNPJ oferecidos pela Serasa Experian!