Consulta de CNPJ: como ver protestos, empresas canceladas ou ativas na Receita Federal.

Gestão
quando-utilizar-as-consultas-de-cpf-e-cnpj

O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é a sigla referente ao número de identificação de uma empresa na Receita Federal – órgão subordinado ao Ministério da Fazenda que administra e fiscaliza diferentes tributos federais. No dia a dia dos empresários no geral, é comum realizar a consulta do CNPJ de um parceiro de negócios na Receita Federal para entender se a empresa está ativa ou inativa, como também para verificar a situação desse mesmo parceiro em relação a protestos e outras pendências.

Pensando em facilitar essa operação de consulta de CNPJ na Receita Federal, é comum que os responsáveis por uma empresa busquem opções gratuitas na Internet. Embora, no detalhamento das informações sobre um parceiro de negócios, a opção de consultar órgãos governamentais e outros sites com modelos isentos de pagamento ou gratuitos oferece relatórios incompletos que não fornecem as informações que são realmente necessárias para dar mais segurança a uma negociação.

Inicialmente, para entender porque esse modelo de consultar gratuitamente pode não ser efetivo, é fundamental saber como consultar e entender quais informações serão disponibilizadas por cada órgão governamental ou empresa. Por isso, preparamos uma lista com as principais recomendações e para que serve o relatório dos principais sites que oferecem consultas de CNPJ. Confira e conheça a consulta ideal para a sua empresa realmente negociar com mais segurança.

Consulta de CNPJ na Receita Federal

A consulta na Receita Federal é gratuita e, para realizá-la, basta digitar o número do CNPJ corretamente no campo para ter acesso ao comprovante de inscrição e da situação cadastral da empresa.

Recomendação Serasa - Consulta CNPJ e CPF dos seus Clientes, para MEIs e ME
Consulta de CNPJ na Receita Federal traz informações sobre confirmação e situação cadastral.

O comprovante de inscrição é a declaração da Receita Federal de que a empresa consultada realmente existe, e a situação cadastral apresenta como o documento consultado se encontra no órgão entre as opções de ativo, inativo, baixado ou cancelado.

Nesse tipo de consulta, é possível visualizar as informações básicas para saber se um CNPJ realmente existe e se ele está ativo. Em casos de que a empresa não exista ou o seu documento se encontra em uma situação inativa, baixada ou de cancelamento, não é recomendado seguir na negociação com esse parceiro sem ter mais detalhes sobre quais são as suas garantias empresariais.

É importante destacar que confirmar a existência de uma empresa e saber se a mesma está ativa não proporciona informações relevantes para quem busca conhecer o histórico financeiro de um cliente ou fornecedor, nem para um empresário tomar uma decisão baseada no comportamento desse parceiro em relação a honrar seus pagamentos e dívidas.

Consulta de CNPJ e CPF de MEI no Portal do Empreendedor

O Portal do Empreendedor é o site do órgão do Governo Federal que presta serviços com foco no Microempreendedor Individual e oferece um pacote de soluções para MEIs, desde a abertura e formalização do CNPJ até assuntos do dia a dia, como gestão e emissão de notas fiscais.

Com a atuação exclusiva para o Microempreendedor Individual, o Portal do Empreendedor oferece uma consulta gratuita que aponta se o CNPJ de MEI está cancelado. Caso o documento ainda esteja ativo ou se enquadre em outro porte, nenhuma informação será exibida.

O benefício desta consulta é a possibilidade de realizá-la pelo CNPJ, como também pelo CPF atrelado a ele. Embora, o relatório do Portal do Empreendedor apresente apenas uma informação referente a exclusivamente um porte de negócio, fazendo com que essa consulta seja uma opção inviável como base para um empresário tomar suas decisões em uma negociação.

Pesquisa de protestos judiciais no site do Cartório de Protestos BR

O IEPTB (Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil) é a entidade de classe que representa os Cartórios de Protestos do Brasil e uma de suas finalidades é realizar pesquisas para facilitar o acesso a informações de protestos em todo o território nacional.

A consulta de protestos no site é gratuita e apresenta informações sobre os últimos 5 anos de um determinado CNPJ ou CPF.

O resultado é útil para empresários se embasarem em relação a situação de um parceiro no âmbito judicial, mas, assim como as outras consultas, a pesquisa de protestos também não apresenta informações realmente úteis para quem busca informações relevantes para a sua tomada de decisão.

Mais consultas de CNPJ e CPF

Além das consultas de CNPJ e CPF nos sites da Receita Federal e do Portal do Empreendedor, existem empresas que oferecem relatórios mais completos com informações sobre diversos aspectos compiladas em um relatório. O principal ponto para quem escolhe entre uma consulta e outra é entender o que está disponível em cada relatório e como cada informação pode ajudar a sua empresa.

Serasa Score - Conheça já o seu
A Serasa Experian oferece uma consulta completa de CNPJ e CPF.

Neste momento, lembramos que apenas a consulta de CNPJ e CPF na Serasa Experian oferece a credibilidade e a confiança do maior banco de dados da América Latina para que empresários e gestores possam acertar em suas decisões. São 2 modelos – pré-pago ou pós-pago – com relatórios que contém uma lista completa de dados para qualquer negócio:

Situação e Confirmação Cadastral
Serasa Score CNPJ
• Dívidas em bancos e empresas
• Cheques devolvidos
• Protestos
• Falências e ações judiciais
• Consultas à Serasa
• Informações societárias
• Antecessores
• Endereço, telefone e outros
• CNAE e endereços

O conjunto de dados oferecido pelas consultas de CNPJ e CPF na Serasa Experian proporciona uma base de informações do mercado com consistência para quem busca entender a fundo como está a situação financeira de seus clientes e fornecedores na hora de negociar com segurança.

Quer seguir em uma negociação com informações relevantes para acertar nas decisões? Não consulte sites que oferecem relatórios parciais ou incompletos sobre as informações que realmente são necessárias para as suas negociações. Acesse agora o site da Serasa Experian para empresas e conheça o histórico financeiro e o risco de inadimplência de seus clientes e fornecedores com quem entende o seu negócio de verdade.

Gostou deste artigo? Faça o download para ler mais tarde.

Publicada em 03/10/2019 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: