Consulta a CPFs na Serasa Experian: 4 consultas para negociar com clientes

Negócios
consulta cpf serasa

A consulta de CPF oferecida pela Serasa Experian é um serviço fundamental para as empresas que buscam realizar uma gestão financeira qualificada. A prática, quando adotada de forma estratégica, contribui para a proteção do negócio, reduzindo riscos de inadimplência e ampliando as oportunidades de crescimento.

Embora a consulta prévia para concessão de crédito seja uma prática comum em muitos negócios, algumas empresas ainda não utilizam os serviços de consulta ao CPF e CNPJ na sua rotina de gestão financeira. As consequências podem gerar prejuízos; por isso, é necessário investir em conhecimento sobre o assunto e criar planos de negociação mais alinhados com a realidade do mercado.

Neste artigo, vamos ajudá-lo a conhecer melhor os serviços de consulta ao CPF da Serasa Experian, os impactos que a estratégia pode gerar na sua empresa e a sua importância para a proteção do seu negócio. Confira!

A importância da consulta ao CPF para a negociação

Uma negociação envolve diversas etapas. Em todas as operações que for necessário conceder prazo para pagamento ou qualquer outra forma de crédito, é fundamental realizar uma consulta de CPF ou CNPJ.

Talvez você esteja se perguntando se realmente vale a pena investir nesse serviço e de que forma ele pode ser efetivo nos resultados financeiros da sua empresa.

A consulta ao CPF é uma estratégia direcionada para a redução do risco de inadimplência. Este tipo de situação, quando não controlada, afeta diretamente os lucros das empresas, gerando prejuízos que podem impactar até mesmo a continuidade dos negócios.

Isso significa mais segurança para quem negocia, além de ser uma ótima fonte de informações sobre clientes e fornecedores. Com a consulta ao CPF é possível ter acesso a dados confiáveis sobre os seus parceiros de negócio.

A segurança se estende às negociações, uma vez que, ao criar uma política de concessão de crédito que preveja consultas de CPF, você garante mais sucesso nas suas vendas e direciona seus negócios para os clientes com maior potencial.

Outro aspecto interessante e que vale a pena ser considerado diz respeito à prevenção contra golpes. Uma análise de crédito ajuda a proteger a sua empresa e o próprio cliente de eventuais tentativas de golpe.

Infelizmente, é muito comum encontrar fraudadores que utilizam dados de consumidores, realizando transações ilegais que causam prejuízos à empresa e ao próprio titular das informações.

Medidas preventivas como a consulta ao CPF ajudam o empresário a avaliar o histórico do cliente e seus hábitos e a existência de eventuais incongruências que possam indicar uma tentativa de fraude, reduzindo, assim, os riscos das operações.

Como consultar o CPF de clientes na Serasa Experian

As etapas do processo de consulta Serasa Experian ao CPF dos clientes vão depender fundamentalmente do tipo de consulta a ser realizada.

Em linhas gerais, o interessado deve obter o número do CPF a ser consultado, acessando o site da Serasa Experian, clicando em “Soluções para Empresas” e então em “Consulta de CNPJ ou CPF”. Na plataforma, o cliente deve realizar um cadastro, informando os dados da empresa ou seus dados pessoais.

Após a conclusão do cadastro, o passo seguinte é a compra dos créditos que serão utilizados nas consultas. Há diferentes valores disponíveis que podem ser escolhidos de acordo com a demanda de consultas a ser realizada.

Antes de utilizar os serviços, é necessário concluir a compra dos créditos, que pode ser feita mediante cartão de crédito ou boleto bancário.

Depois de processado o pagamento, basta acessar o seu perfil e realizar a consulta. Estão disponíveis serviços como: consulta completa, consulta intermediária, identificador de dívidas e confirmação cadastral. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas.

As consultas recomendadas para garantir a segurança das negociações e vendas

A Serasa Experian oferece diferentes tipos de consultas que podem ser utilizadas de acordo com as necessidades de cada empresa. Confira as principais características de cada uma delas!

1. Completa

A consulta completa é uma das mais utilizadas pelos clientes da Serasa Experian. Com ela, é possível ter acesso:

  • ao Serasa Score com Positivo;
  • à verificação da existência de dívidas em bancos e empresas;
  • aos cheques devolvidos;
  • aos protestos em cartórios de títulos e protestos;
  • à existência de falências e ações judiciais;
  • a roubo, furto ou extravio de documentos;
  • a consultas à Serasa Experian e SPC;
  • a participações em quadros societários de pessoas jurídicas;
  • a dados como endereço, telefone e outros.

2. Intermediária

A consulta intermediária é mais restrita e oferece alguns dos serviços listados no serviço anterior, são eles:

  • Serasa Score com Positivo;
  • verificação da existência de dívidas em bancos e empresas;
  • cheques devolvidos;
  • protestos em cartórios de títulos e protestos;
  • falências e ações judiciais;
  • roubo, furto ou extravio de documentos;
  • acesso a dados cadastrais como endereço, telefone entre outros.

3. Identificador de dívidas

O indicador de dívidas é um serviço básico, mas que pode ser útil para a sua empresa. Ele oferece acesso aos seguintes serviços:

  • identificação de existência de dívidas vinculadas ao CPF consultado (sem detalhamento das dívidas);
  • acesso a dados cadastrais como endereço, telefone, entre outros;
  • situação do documento de Cadastro de Pessoa Física na Receita Federal.

Confirmação cadastral

O serviço de confirmação cadastral, por sua vez, traz um panorama com histórico e informações relevantes a respeito do CPF que está sendo consultado. Confira a seguir os principais serviços atrelados a esse produto:

  • dados cadastrais vinculados ao CPF consultado;
  • nome completo, data de nascimento, sexo, nome da mãe, situação cadastral e e-mail;
  • até cinco endereços;
  • até cinco telefones;
  • faixa de poder aquisitivo.

A Serasa Experian é referência no mercado quando o assunto é consulta a informações cadastrais e dados para análise de crédito. Com os nossos serviços, é possível cuidar da saúde financeira da sua empresa, reduzindo o risco de inadimplência e aumentando as oportunidades de fechar bons negócios.

Como você pôde ver, além de garantir a proteção do seu negócio, a consulta a base de dados da Serasa Experian permite que você conheça o seu cliente e minimize a ocorrência de fraudes. Em um ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo, a empresa que se protege se destaca em meio a sua concorrência.

Quer saber mais sobre como contratar os serviços de consulta ao CPF da Serasa Experian? Acesse o nosso site e comece a usar a ferramenta agora mesmo!

Publicada em 21/12/2020 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: