O desejo de empreender é um impulso que praticamente está em todas as pessoas, em algum momento de suas vidas. O que as leva a tornar esse sonho real são características que ajudam a dar um empurrão a mais a elas, como perseverança, senso de oportunidade e coragem. Algumas das personalidades empreendedoras mais inspiradoras e bem-sucedidas em todo o mundo estão nesse grupo.

Um dos desafios do empreendedorismo no Brasil é justamente o incentivo inicial a esses profissionais que desejam abrir um negócio próprio, com oferta de linhas de crédito atraentes, por exemplo. Além disso, é preciso uma boa dose de conhecimento sobre a legislação tributária e sobre processos de gestão. Por fim, um olhar empreendedor atento à inovação.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre as características que podem fazer de você um empreendedor de sucesso e mencionar algumas personalidades mundiais que podem ajudar a inspirar você a abrir a própria empresa. Aproveite a leitura!

As características das personalidades empreendedoras

Senso de oportunidade

Ser capaz de antecipar-se às tendências de mercado e gerar novas oportunidades de negócio são características essenciais para quem quer ser bem-sucedido ao abrir uma empresa. Assim, é preciso agir com proatividade, buscar constantemente o crescimento dos seus negócios e saber aproveitar oportunidades que, muitas vezes, apenas você é capaz de identificar.

Orientação por metas

Outro ponto positivo para quem deseja tornar-se um empreendedor de sucesso é o estabelecimento de metas claras, possíveis e visionárias, que devem ser estabelecidas no médio e no longo prazo. Para isso, você deve saber perseguir novos desafios e ter uma visão clara do seu negócio e do mercado em que pretende atuar. Mais do que isso, precisa criar metas e estabelecer indicadores para acompanhamento dos resultados.

Perseverança

Para o bom empreendedor, uma pedra no caminho nunca deve ser considerada como um obstáculo, mas instrumento para aprender e desenvolver-se cada vez mais em seus objetivos. Essa é uma característica de pessoas que não desistem ao se deparar com problemas. Para além disso, sabem reavaliar seus planos para melhorar seus processos a partir das dificuldades que se apresentam, esforçando-se mais do que a média para que seu negócio cresça.

Disposição para correr riscos

Lembra-se de que falamos em coragem, logo no início deste artigo? Ela é fundamental para que os empreendedores assumam desafios e riscos, de forma calculada, é claro! Nesse sentido, é necessário estar sempre de olho em alternativas para a tomada de decisões. O profissional também deve fazer avaliações constantes do seu negócio e do mercado, reduzindo as chances de errar e mirando, sempre, no sucesso.

4 empreendedores de sucesso para inspirar você

Há muitas histórias de empresários que obtiveram sucesso ao longo de suas carreiras. Se você estudar cada uma delas, vai perceber que as características que mencionamos no tópico anterior são comuns a todos eles. Veja esses 4 exemplos que separamos para você!

1. Luiza Trajano

A Magazine Luiza já existia quando Luiza Trajano era criança. Foi criada pelos seus tios, que ofereceram a ela um emprego de balconista, aos 12 anos de idade. Desde aquela época, ela já era considerada competente. Mas alguns anos mais tarde, ela comprovou as razões que a colocam na posição entre as personalidades empreendedoras que você deve seguir.

Em 1992 ela criou o conceito de lojas virtuais, antes de a internet ser tão popular. Foi isso que fez com que a Magazine Luiza chegasse onde não havia loja física, como em São Paulo. Seu olhar inovador sobre os negócios tornou a rede uma das maiores do Brasil.

A maior aposta dela para o sucesso é o desenvolvimento de relações mais humanas, tanto entre a empresa e seus empregados, quanto junto aos seus consumidores. Para isso, ela usa como forte aliada a tecnologia, aproximando as pessoas e otimizando os processos.

2. Larry Page

Cofundador e CEO do Google, Larry Page sonhou, em 1996, com a criação da empresa que hoje é uma das mais famosas e influentes do mundo. Na época, ele tinha apenas 23 anos de idade e passou uma madrugada inteira escrevendo os detalhes do projeto.

O Google investe milhões, anualmente, em desenvolvimento e pesquisa, com o objetivo de se manter como uma verdadeira fábrica de inovação. Não à toa que o site é o líder no mercado de buscas na internet e dita as regras desse segmento desde então.

A forma pouco convencional com que administra seus funcionários também faz sucesso entre os empreendedores mais modernos. Chamada de 70-20-10, consiste em ter 70% do seu quadro voltado às atividades da empresa, 20% em expansão e áreas adjacentes. Por fim, os 10% restantes têm seu foco na criatividade.

3. Alexandre Costa

Um negócio que foi iniciado com a venda de ovos de Páscoa de porta em porta e que, hoje, é uma das grandes fabricantes de chocolate, com franquias espalhadas por todo o país. Daria para resumir assim a história da Cacau Show, fundada por Alexandre Costa com muita persistência e um tanto de suor.

Pode ser difícil de acreditar, mas a empresa foi aberta com US$500 iniciais de investimento e apenas um funcionário, quando ele tinha 17 anos de idade. Agora, são mais de 800 lojas franqueadas dessa empresa 100% nacional.

4. Jeff Bezos

Nossa lista com as personalidades empreendedoras que devem inspirar você a abrir seu negócio termina com o criador da Amazon, Jeff Bezos. Uma das suas principais características, seguindo o exemplo dos demais, é a coragem. Ele saiu de Nova York e foi até Seattle em busca dos melhores programadores de softwares dos Estados Unidos para criar sua loja de livros virtual.

Mesmo assim, não foi fácil: foram precisos seis anos até que ele visse pela primeira vez o seu negócio ter lucro. Ou seja, não faltou persistência a esse empreendedor, que costuma dizer que é preciso afastar-se da empresa em alguns momentos para resgatar a criatividade e, assim, ter novas ideias de produtos e negócios.

Empreender tem sido, cada vez mais, o caminho escolhido pelas pessoas que desejam ter sucesso na carreira no Brasil. Para isso, como vimos, é preciso ter coragem, saber planejar e ter um olhar atento ao futuro, além de organização e objetivos claros. Esperamos que essas personalidades empreendedoras que apresentamos a você ajudem a inspirá-lo em suas conquistas!

E então? O que achou dessas histórias? Você está pronto para ser mais um empreendedor de sucesso e, quem sabe, ter seu nome apontado em uma lista como essa? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude a inspirar mais pessoas!