A atuação regular e saudável de uma empresa, além da execução eficiente das suas atividades típicas, depende do desempenho de uma série de processos administrativos internos que dão suporte ao front office (atividades da empresa que têm contato direto com o cliente). Assim, especialmente quando existe a necessidade de negociar com fornecedores e clientes, expedientes de validação dos dados desses agentes são muito importantes para a segurança nas negociações. Sabendo disso, a Serasa Experian criou o Confirmação Cadastral.

A Confirmação Cadastral é uma solução que garante ao empresário mais segurança e previsibilidade às suas ações negociais. A partir de dados cadastrais concretos e atualizados dos parceiros e clientes, é possível saber se eles realmente existem, se estão em situação regular e se as informações fornecidas coincidem com os registros da Serasa Experian.

Na prática, esse tipo de solução aumenta o rigor, por exemplo, na formulação da base de clientes, além de fornecer um subsídio informativo valioso sobre a situação financeira de terceiros, o que reduz a probabilidade de calotes, fraudes e problemas com a inadimplência no futuro.

Para que você entenda melhor o funcionamento e os diferenciais da Confirmação Cadastral, preparamos este artigo para apresentar o mais novo serviço da Serasa Experian. Continue a leitura e confira!

A importância da validação e atualização de dados cadastrais

Hoje, sobretudo em razão da alta competitividade do mercado, as empresas precisam ser extremamente criteriosas com as questões que envolvam o financeiro. Erros e prejuízos nesse quesito podem dificultar a manutenção saudável do negócio e inviabilizar novos investimentos, por exemplo.

Nesse ponto, é preciso ter plena ciência sobre quem são as pessoas com as quais se negocia. É preciso saber se os parceiros e fornecedores são realmente quem dizem ser, se estão financeiramente estáveis e se são capazes de honrar os compromissos assumidos com a sua empresa.

Nenhum empresário quer ter a surpresa desagradável de saber que um dos seus fornecedores simplesmente faliu e não cumprirá com o contrato de fornecimento firmado, por exemplo. Pior que isso, é descobrir que se fechou um contrato com uma empresa irregular, cuja razão social está associada a outro negócio de outro ramo.

Por isso, a validação e atualização das informações cadastrais de parceiros e clientes é de suma importância. Esse tipo de cuidado deve anteceder qualquer decisão de crédito ou qualquer fechamento de contrato. Essa validação é o primeiro passo para se estruturar a relação com terceiros, evitando negociações improdutivas e arriscadas.

Confira os detalhes da Confirmação Cadastral

Apesar de ser uma solução extremamente útil no cenário empresarial atual, seu funcionamento é bastante simples. Para que entenda melhor o Confirmação Cadastral, imagine a seguinte situação: uma empresa especializada na venda de calçados não está totalmente segura para fechar um contrato de fornecimento de longo prazo com um novo fornecedor.

Como a empresa não conhece esse fornecedor, pois ele não faz parte da sua rede de parceiros, a decisão de fechamento de um contrato é um tanto arriscada. É preciso ter um suporte informativo básico sobre esse novo parceiro para garantir mais segurança ao processo de negociação. É justamente nesse ponto que o Confirmação Cadastral pode ser muito útil.

A partir da solução da Serasa Experian, o empresário poderá ter a certeza de informações como:

  • situação do CNPJ desse parceiro;
  • se os endereços divergem do que me foi informado;
  • se a razão social coincide com a que foi informada;
  • data da abertura da empresa — dado muito útil para se avaliar se o histórico de atividades é compatível com o que consta em documentos fornecidos;
  • os telefones informados indicam que a empresa é de onde consta nos dados fornecidos.

De modo geral, a Confirmação Cadastral oferece uma base de dados extremamente confiável para que se confronte informações e se identifique eventuais discrepâncias que possam gerar riscos às negociações. Assim, fica claro que essa ferramenta tem um valor estratégico para:

  • prevenir fraudes: o próprio fraudador saberá que está diante de uma ferramenta que dificulta muito mais as suas ações maliciosas;
  • otimizar a tomada de decisão da diretoria da empresa: com informações seguras e confiáveis, é possível definir, por exemplo, a necessidade de se solicitar mais dados ou documentos comprobatórios ao fornecedor ou novo cliente.

Confirmação Cadastral e Consulta Serasa Experian: opções completas

Como as negociações entre empresas, clientes e parceiros deve se pautar na transparência e confiança, o Confirmação Cadastral oferece um reforço valioso nesse quesito. No entanto, a Serasa Experian pode tornar essa experiência ainda mais eficiente e segura com a utilização conjunta com outras soluções de proteção.

A exemplo, o uso conjunto da Confirmação Cadastral com a consulta de CNPJ e CPF Serasa Experian torna as etapas que antecedem o fechamento de um contrato muito mais sólidas. As consultas ajudam a garantir uma avaliação mais detalhada da empresa ou de um cliente (PJ ou PF) com o qual se pretende negociar, levantando uma série de dados, como:

  • score de crédito;
  • consulta CNPJ e CPF;
  • existência de dívidas e pendências em instituições financeiras;
  • cheques devolvidos;
  • existência de protestos;
  • falências e ações judiciais;
  • consultas anteriores feitas à Serasa Experian;
  • dados societários;
  • endereço, telefones e outros dados cadastrais;
  • CNAE e muito mais.

Fica claro, portanto, que o usuário dessas soluções da Serasa Experian tem um reforço importante em diferentes etapas do processo de negociação. Desde o estágio inicial, em que se tem a necessidade de confirmar informações e qualificar melhor fornecedores e clientes, até estágios posteriores, em que se busca avaliar os riscos e possibilidades para a concessão de crédito e vendas a prazo, por exemplo, há uma ferramenta especializada e completa para garantir maior rigor e segurança.

No dia a dia, a empresa que faz a confirmação cadastral tem muito mais chances de receber o valor combinado e em dia, conforme ajustado. Por outro lado, quem não se preocupa com esse tipo de medida pode se submeter a situações arriscadas e até ilegais, sem mesmo ter consciência.

Se um serviço é prestado para uma empresa que não existe,por exemplo, essa prática pode se enquadrar até mesmo como lavagem de dinheiro. Situação que pode ocasionar problemas judiciais e gastos à sua empresa para provar que agiu de boa-fé e dentro da legalidade.

Por fim, os negócios que não apoiam suas decisões em dados concretos e seguros nos dias de hoje, sem dúvida, estão muito mais suscetíveis a sofrer com fraudes e outros riscos. Operar às cegas não é nem um pouco recomendado para quem busca atuar de forma regular, eficiente e rentável. Pensando nisso é que a Serasa Experian desenvolveu o Confirmação Cadastral.

Tem interesse em aproveitar todos os benefícios que as soluções da Serasa Experian podem agregar ao seu negócio? Então, acesse nosso site e conheça melhor a Confirmação Cadastral e todos os relatórios e tipos de consultas de CNPJ e CPF