Algumas empresas costumam viver um desafio no mercado, que é o desejo de oferecer mais oportunidades ao público e crescer com isso versus controlar os riscos e tentar preservar sua segurança. Um exemplo disso é a ideia de conceder crédito para o consumidor.

Dar uma nova possibilidade para um cliente, muitas vezes, é o que vai fazer o seu negócio crescer, certo? Porém, essa nem sempre é uma decisão tão fácil, já que existe a chance de inadimplência e outros problemas.

Vamos explorar um pouco mais esse assunto? Aproveite para descobrir como aumentar a segurança nesse processo para tentar minimizar os riscos envolvidos.

Qual a importância de oferecer crédito para o consumidor?

Uma empresa pode ter diferentes perfis de consumidores, sendo que um desses grupos, talvez, seja formado por pessoas que precisam de algum benefício para ter acesso a determinados recursos que sua renda mensal não permite. Como assim?

Por exemplo, um trabalhador que recebe cerca de 3 mil reais por mês não consegue comprar um eletrodoméstico que custe todo o seu salário, já que tem outras obrigações financeiras mensais. Então, o parcelamento no cartão de crédito permite que ele adquira o item desejado e pague as prestações ao longo do tempo.

O que a loja fez foi conceder crédito para o seu cliente, confiando que ele pagaria a dívida criada com a compra — o que acaba sendo um diferencial positivo e influenciando o relacionamento com o público, para não falar do volume de vendas. No Brasil, isso é muito comum, mas existem outras formas de oferecer crédito, como a liberação de empréstimos, financiamentos, entre outras.

A importância de fazer isso é aumentar a acessibilidade das pessoas que desejam realizar sonhos (como ter uma casa própria, um automóvel ou, até mesmo, um eletrodoméstico) ou que precisam, simplesmente, garantir a qualidade de vida, pagando as contas do dia a dia.

Em momentos de crise financeira, como a que vivemos com a pandemia do coronavírus no mundo inteiro, a oferta de crédito é ainda mais importante para a retomada da economia.

Como ter segurança ao conceder crédito?

O problema de conceder crédito para quem, teoricamente, "não tem dinheiro" é correr o risco da dívida. Por isso, ter mais segurança nesse processo é uma grande vantagem, especialmente, para os PMEs (pequenos e médios empreendedores ou pequenas e médias empresas).

Não dá para oferecer crédito sem qualquer tipo de critério ou análise, até porque isso influencia os limites cedidos para cada perfil. Isso é, basicamente, o que os bancos fazem quando uma nova conta é aberta. O crédito que uma grande empresa tem para fazer suas movimentações financeiras não é o mesmo que um adolescente sem emprego formal recebe. Acompanhe, aqui, as nossas dicas de como aumentar a segurança.

1. Busque informações dos clientes

O primeiro passo é pesquisar informações sobre cada cliente para descobrir um pouco do seu comportamento como consumidor. Pode ser que você chegue à conclusão de que é melhor não realizar determinadas vendas, enquanto outras podem ser "liberadas".

Ainda que o risco quase sempre vá existir, estar ciente do histórico de cada um é importante — inclusive, para estabelecer os limites de crédito.

2. Tenha suporte especializado

Outra forma de reduzir o risco de ter que lidar com problemas é buscar suporte jurídico. Procure um bom profissional de advocacia para receber todas as orientações sobre o que pode acontecer, definindo em conjunto as estratégias de como agir em cada caso. Um contador também é capaz de ajudar nesse sentido.

3. Exija alguma forma de garantia

Essa é uma sugestão que não se aplica a todo tipo de situação, mas em alguns casos, é possível exigir garantias se o pagamento não for cumprido. Isso é muito comum em contratos de aluguel e empréstimo, quando um patrimônio ou um fiador é vinculado ao processo. Mais uma vez, o suporte jurídico vai ajudar a entender qual o melhor caminho.

4. Cuide da sua saúde financeira

Não deixe que a segurança financeira do seu negócio fique nas mãos de outras pessoas. Mesmo que a concessão de crédito possa trazer benefícios, você só deve fazer isso se for uma opção viável, considerando o seu atual capital de giro.

A inadimplência é como um fantasma que "assombra" pessoas e empresas. A partir do momento que você vende algo para alguém, o risco existe, e não há como ter 100% de garantia de que algum tipo de problema não vai ocorrer. Portanto, faça uma boa gestão financeira para não ficar tão vulnerável.

Como usar o Serasa Recomenda?

O Serasa Recomenda é a plataforma ideal para simplificar todo esse processo de decisão na hora de conceder crédito a um consumidor. Com ela, há facilidade de fazer a consulta e conferir a recomendação de uma instituição séria, que faz análise de crédito em tempo recorde.

Então, não é preciso mais perder tempo com isso, observando uma série de relatórios e tentando decifrar informações. O que o vendedor quer logo saber? Se ele pode ou não pode vender para determinado cliente. Ele também precisa descobrir até qual limite deve vender, se o perfil é bom, neutro ou ruim (arriscado).

Com o Serasa Recomenda, é possível conferir esse tipo de dado imediatamente. Um detalhe importante e que deve ser lembrado é a inexistência de garantias. A Serasa não garante o pagamento, mas faz a recomendação sobre um perfil ser positivo ou negativo.

O objetivo é facilitar a rotina de decisões com uma solução de fácil usabilidade, rápida e com dados reais do histórico financeiro de cada um. Assim, qualquer pessoa consegue aumentar a segurança do seu negócio ao fazer uma análise prévia dos seus parceiros, sendo eles pessoas físicas e/ou jurídicas.

Sabendo da importância de conceder crédito para o seu consumidor, nada melhor do que fazer isso de forma mais segura para tentar não colocar em risco a saúde financeira do negócio, concorda? Então, não tenha mais dúvidas e otimize seu tempo com o Serasa Recomenda!

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