Veja como consultar dívidas no CNPJ

Negócios
consultar dividas cnpj

A concretização de vendas é essencial para o sucesso de um negócio, mas pequenas e médias empresas também precisam adotar estratégias para evitar fraude e inadimplência, entre outras situações. Diante disso, consultar dívidas no CNPJ é uma prática importante para vender com segurança e garantir a saúde financeira do empreendimento. Você sabe como isso funciona e como realizá-lo?

O processo pode ser feito em três ocasiões: para consultar o próprio CNPJ, para consultar dívidas de terceiros e para monitorar clientes recorrentes. A pesquisa é feita de forma rápida e prática nos sites dos órgãos de proteção ao crédito.

Quer saber mais? Então, confira o texto e veja as dicas que separamos sobre o assunto!

Negocie com mais segurança. Consulte o CNPJ e o CPF dos seus clientes

Por que consultar dívidas no CNPJ?

A consulta ao CPF é uma prática comum no mercado antes de autorizar vendas a prazo, mas nem todas as companhias realizam a pesquisa ao fazer negócio com pessoas jurídicas. Contudo, só é possível conhecer o perfil de pagador de um cliente após uma pesquisa mais aprofundada sobre ele, sendo assim, a atitude se torna significativa para proteger as finanças da empresa.

Ao consultar dívidas de novos clientes, você conseguirá identificar a capacidade de pagamento deles e poderá adotar estratégias de vendas mais adequadas às suas políticas. Por exemplo, se a pessoa apresenta dívidas recentes, o risco de uma venda a prazo pode ser alto, portanto, uma alternativa para proteger a empresa poderia ser aceitar o pagamento com cartão de crédito para não ter problemas com atraso ou inadimplência. De qualquer forma, caberá às empresas a definição sobre suas políticas de crédito, de acordo com seus próprios critérios e análises.

A pesquisa ao documento de seus fornecedores também é um passo relevante para estabelecer parcerias que podem ser mais confiáveis e duradouras, já que assim você pode confirmar a reputação deles no mercado.

Outra recomendação é consultar dívidas no seu próprio CNPJ. Dessa forma, você tem a chance de resolver as pendências financeiras da empresa antes que tal fato comprometa o perfil dela e dificulte a obtenção de empréstimos, compras a prazo, etc.

Sendo assim, os principais benefícios da consulta ao CNPJ são:

  • Ajuda a reduzir o risco de inadimplência;
  • Ajuda a prevenir fraudes;
  • Pode aumentar as chances melhores parcerias com fornecedores;
  • Ajuda a identificar a melhor forma de pagamento para o negócio;
  • Contribui com a saúde financeira da empresa.

Quais são as informações disponíveis na consulta de CNPJ?

Ao realizar uma consulta de CNPJ você tem acesso a uma série de informações que podem aumentar a segurança da transação, o que pode favorecer que o pagamento de seus clientes será realizado na data. Além de dívidas com bancos e empresas é possível analisar:

  • dados cadastrais;
  • score de crédito;
  • cheques devolvidos;
  • protestos;
  • informações societárias.

Vale destacar que o acesso a essas informações pode variar de acordo com as necessidades da sua empresa e do pacote contratado. Se você vai fazer uma negociação de alto risco, por exemplo, é importante analisar o máximo de dados para tomar decisões acertadas.

Como consultar dívidas no CNPJ de terceiros?

Engana-se quem pensa que consultar dívidas no CNPJ é algo complicado ou voltado apenas para grandes companhias. O processo pode ser feito de maneira online, e você não precisa ter uma grande equipe para isso, basta ter acesso à internet e incluir a sua estratégia na política de vendas da empresa.

A Serasa Experian é uma das melhores opções para quem deseja identificar o perfil financeiro dos clientes, pois conta com uma ampla base de dados, além de soluções diversificadas.

A Consulta CNPJ Serasa Experian é um exemplo disso. Com essa ferramenta, você consegue descobrir se o terceiro tem dívidas ativas ou outras pendências financeiras. O processo ajuda a fechar vendas com um cliente pela primeira vez e pode ajudar também a estabelecer acordos com fornecedores, reduzindo riscos para o negócio.

Como monitorar dívidas de clientes recorrentes?

Além de consultar o CNPJ de novos clientes, é recomendado monitorar clientes de forma recorrente. Mesmo que a sua empresa nunca tenha tido contratempos com o pagamento de determinado cliente, ele pode ter um problema com as finanças no futuro e atrasar com as obrigações, comprometendo o fluxo de caixa do seu negócio.

Ter acesso a informações de qualidade e atualizadas é uma atitude importante para estabelecer acordos mais seguros. O processo pode ser feito de maneira facilitada com a solução de Monitoramento de CNPJ da Serasa Experian — dessa forma, você recebe avisos em caso de negativação nos CNPJs que estão na lista.

A ferramenta pode ser utilizada por negócios de todos os portes e conta com um plano gratuito para o acompanhamento de até 100 CNPJs de clientes ou fornecedores e permite receber notificações pelo site ou por e-mail, quando houver alterações nos documentos.

Como consultar dívidas ativas no CNPJ da sua empresa?

Assim como a inadimplência de clientes, ter o CNPJ negativado é um grande transtorno para a saúde financeira da sua empresa — tal fato dificulta empréstimo, financiamento e compras a prazo, por exemplo. Sendo assim, é papel de todo gestor evitar uma situação como essa.

É fundamental manter as contas em dia para que a empresa não entre na lista de negativados. Contudo, cenários turbulentos como o atual podem aumentar o imprevisto com as finanças e comprometer o pagamento de suas contas. Nesse momento, realizar o acompanhamento do CNPJ é uma boa estratégia para se antecipar a possíveis negativações e resolver a situação antes que o problema se torne ainda maior.

Para ajudar nessa missão, você pode contar com a ferramenta Saúde do Seu Negócio, da Serasa Experian. Ela permite monitorar o CNPJ da companhia e o CPF dos sócios para receber alertas em caso de solicitação de negativação e, também, para evitar fraudes, caso alguém utilize os documentos da empresa indevidamente.

Essas são as principais dicas para consultar dívidas no CNPJ. A verificação do CNPJ e do CPF contribui com a segurança de suas vendas, e a plataforma da Serasa Experian é uma das melhores soluções para isso! Com ela, você encontra a ferramenta ideal para o seu negócio e pode fazer consultas de forma rápida e prática.

Gostou das dicas do post? Quer saber mais sobre as soluções da Serasa Experian? Então, converse com a nossa equipe de especialistas e descubra a melhor opção para o seu negócio!

Publicada em 22/02/2021 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: