Você já imaginou o tamanho do problema que sua empresa teria se a maior parte de seus clientes fosse inadimplente? Às vezes, empresários de pequenas e médias empresas não calculam como as vendas a prazo podem ser delicadas e impactar o fluxo de caixa do negócio. Afinal, não existe a certeza de que todos os pagamentos serão feitos até a data limite esperada. Contudo, é possível se precaver por meio de uma consulta ao CPF completa. Mas como fazer isso de uma maneira prática, precisa e segura?

A melhor solução do mercado para efetuar a confirmação cadastral de clientes é a Consulta da Serasa Experian. Por meio da maior base de dados da América Latina que contempla dados positivos, você passa a ter uma visão ampla quanto à probabilidade real de vir a sofrer um calote, além de contar com uma sugestão de crédito baseada nos hábitos de compra do seu consumidor. Dessa forma, você protege sua empresa contra uma série de consequências.

Além disso, ainda existem muitos riscos financeiros que podem ser evitados com a consulta ao CPF. Para conhecer eles, continue a leitura a seguir!

1. Inadimplência

Em primeiríssimo lugar na lista de riscos a serem evitados, uma consulta completa ao CPF livra sua empresa do temido aumento da taxa de inadimplência. Levar esse índice ao zero é, em tese, praticamente impossível, mas mantê-lo em níveis aceitáveis e seguros é algo totalmente alcançável.

Para tanto, você deve ter à disposição os meios necessários para realizar uma análise de crédito detalhada de todos os clientes. Nunca é demais lembrar que existem prazos de pagamentos a serem cumpridos pela organização. Caso as contas a receber atrasem ou não se concretizem, ela fica sujeita a vivenciar um efeito dominó difícil de ser contornado.

2. Fraudes com cheques

Uma consulta de CPF exemplar também é determinante para manter qualquer empresa distante da recepção de cheques sem fundos ou, pior, fraudados. Nesse tipo de situação, nem importa se o pagamento é à vista, já que o dinheiro em negociação simplesmente não existe. Quando muito, a quantia em questão não pertence ao portador do cheque, que o está usando para praticar um golpe.

Muitas vezes, tanto a empresa quanto o verdadeiro titular da conta corrente utilizada para a fraude são prejudicados. Isso significa que o problema pode atingir proporções gigantescas, principalmente se o volume financeiro for elevado.

Também não é difícil imaginar que tal imbróglio tende a comprometer a imagem da empresa envolvida. Isso porque a aceitação de cheques fraudados transmite a investidores e clientes a impressão de que a organização não adota medidas seguras durante suas transações financeiras. Caso a falha se torne recorrente, os efeitos nocivos em curto, médio e longo prazo tendem a ser ainda mais graves.

3. Prejuízos na negociação com fornecedores

Ao vender um produto ou serviço, tudo o que o gestor quer é que, chegado o dia do pagamento, o dinheiro caia na conta da empresa. No entanto, existe uma espécie de relógio em funcionamento. Qualquer defeito em uma das peças impacta negativamente a fluência de todo o sistema.

Na prática, basta recordar que a irregularidade do dinheiro que entra no caixa da empresa afeta a quitação de débitos com os fornecedores. Diante de tal circunstância, o risco de perda de parcerias fundamentais para a manutenção do negócio é considerável.

Na melhor das hipóteses, pagar os fornecedores com atraso gera desconfiança, o que provoca dificuldades na hora de negociar os valores de novos pedidos. Então, fazer consultas de CPF completas e constantes é igualmente imprescindível para sustentar a harmonia de toda a cadeia de suprimentos do seu negócio.

4. Meios e formas de pagamento inseguros

A partir do momento em que análise de crédito se torna parte indispensável da rotina da sua empresa, ela começa a trabalhar somente com opções de pagamento seguras. O exemplo comentado anteriormente a respeito dos cheques fraudados também se aplica aos cartões de débito, essencialmente se usados em transações online.

Com base no histórico de comportamento do cliente no mercado, é possível ter uma noção mais nítida a respeito das chances de complicações. De acordo com o resultado da análise de crédito, você terá plenas condições de decidir concretizar determinada venda somente por meio de cartão de crédito, por exemplo.

Aqui, uma eventual inadimplência atinge a administradora do cartão, e não o caixa do seu negócio. Desse modo, você se protege de ocasionais fraudes online.

5. Impactos negativos na projeção financeira

Empresas que se acostumam com a demora para receber pagamentos apresentam grandes dificuldades no momento de exercer um procedimento muito importante: a projeção de fluxo de caixa. Quando a gestão financeira de um negócio se perde, ela coloca em xeque a sobrevivência dele.

Independentemente do cenário adverso de um dado recorte econômico, ter ciência quanto às entradas e às saídas financeiras em períodos específicos é indispensável ao crescimento de um negócio. Basta pensar que projeções financeiras precisas e pontuais exibem a situação real das finanças.

Tal conhecimento, por sua vez, determina a qualidade do planejamento orçamentário e financeiro da organização. Em outras palavras, o gestor terá uma ideia mais clara do quanto poderá aplicar em investimentos sem comprometer os recursos disponíveis. Mesmo que precise realizar um empréstimo, ele também saberá qual é a melhor época para fazê-lo.

6. Ações maliciosas

Devido aos índices de inadimplência registrados no Brasil, o medo de ser vítima de inadimplência aflige a maior parcela dos empresários brasileiros. A esse fato se soma outro: a probabilidade de ver a marca da empresa envolvida em episódios graves de ações maliciosas.

Existem pessoas que se passam por clientes, quando, na verdade, estão dispostas a praticar crimes. Via de regra, as empresas jamais devem embasar sua política comercial em aspectos externos, que podem enganar os vendedores.

Em vez disso, o processo de tomada de decisão sobre como negociar deve estar pautado em dados sólidos, que algumas pessoas tentam ocultar. Todo o conjunto de procedimentos de verificação, é claro, pode ser conduzido de maneira discreta. Para tanto, você só precisa ter em mãos a ferramenta de monitoramento apropriada.

7. Falsidade ideológica

Por fim, e como extensão do risco anterior, nós temos a falsidade ideológica. Muitas das ações maliciosas que acarretam em inadimplência e prejuízos incalculáveis a uma empresa são caracterizados pelo uso de dados pessoais furtados.

Por meio de ações de hacking, como o popular phising, um cliente precioso para sua empresa pode ter seu CPF usado indevidamente em uma compra. Evitar pessoas que tentam se passar por outras é mais uma das vantagens de operar com um mecanismo de análise completo, como o Consulta Serasa Experian.

Atuante há mais de 50 anos no mercado nacional, a Serasa Experian desenvolve e atualiza soluções essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Por meio da maior base de dados da América Latina, nós nos dedicamos inteiramente à segurança financeira do seu negócio. Uma das formas de atingirmos esse objetivo é oferecendo uma consulta ao CPF e CNPJ completa e com alto grau de precisão, que contempla os dados positivos e facilita sua tomada de decisão com uma sugestão de limite de crédito para pessoa jurídica e a renda estimada no caso de pessoas físicas.

Para saber mais detalhes sobre o assunto, confira todas as vantagens do Consulta Serasa agora mesmo!