Em momentos de instabilidade econômica, o risco oculto, mas intimamente ligado às negociações entre empresas, clientes e fornecedores aumenta. A essa altura, não tenha dúvida de que todo bom gestor está pensando sobre o que deve fazer para ampliar a segurança de suas operações.

Nesse sentido, existe uma solução indispensável: a Consulta ao CPF e CNPJ da Serasa Experian. Com essa ferramenta, você só fechará negócios com alta probabilidade de sucesso, ou seja, sem experimentar surpresas desagradáveis lá na frente.

Quer saber como isso funciona na prática e o que sua empresa tem a ganhar? Confira todos os detalhes na sequência!

Como a Consulta da Serasa Experian ajuda a proteger a sua empresa?

Você é daqueles empresários que, diante de uma venda a prazo, sempre fica com receio de não receber o valor devido no período acordado? Se sim, saiba que essa solução da Serasa Experian foi feita especialmente para você. Isso porque ela ajuda a respaldar a difícil decisão de conceder crédito.

O melhor de tudo é que, além de contemplar os dados positivos e de contar com relatórios precisos, a consulta ao CPF e CNPJ da Serasa Experian poupa tempo na hora de avaliar a reputação dos clientes. Sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Você fica a par de eventos que acionam um alerta, como a existência de negativação, protestos e execuções judiciais.

Além disso, a solução conta com uma sugestão de renda estimada para PF baseada em diversos dados, como hábitos de compra, renda fixa e pagamentos realizados nos últimos 12 meses. No caso de PJ conseguimos estimar um limite de crédito seguro. Isso, além de auxiliar a sua tomada de decisão, fornece maior segurança em suas negociações.

Por que consultar CNPJ e CPF de clientes e fornecedores?

Caso você ainda não esteja convencido da importância de aprimorar a forma de realizar essa modalidade de consulta, acompanhe as vantagens que mencionamos, a seguir. Você perceberá que ter à disposição um mecanismo de verificação detalhado e ágil é mais que imprescindível para as empresas que almejam o sucesso em seu nicho de atuação.

Evita inadimplência

Para começar, podemos trazer à tona um mal que aflige a consciência de boa parte das pessoas que compõe o empresariado brasileiro. Sim, nós estamos falando a respeito da temida inadimplência. Definitivamente, realizar negócios com receio de receber seu pagamento na pura base do otimismo é um risco desnecessário.

A partir do momento em que você conta com o auxílio da tecnologia para maximizar a qualidade de suas deliberações, as vendas parceladas tendem a ser mais tranquilas. Afinal, o processo será levado adiante somente se o cliente atender aos critérios previamente estabelecidos pela sua empresa.

A aprovação de cada transação fica atrelada a um conjunto de dados. Em outras palavras, ela deixa de se resumir a uma conversa entre o consultor de vendas e a pessoa interessada no serviço ou produto. Com parâmetros objetivos para determinar as negociações, o índice de inadimplência da sua organização fica propenso a atingir níveis extremamente baixos.

Mantém o planejamento financeiro equilibrado

Uma vez que a taxa de inadimplência esteja sob controle, você protege as finanças do seu negócio contra o imponderável. Mesmo que o risco seja algo inerente a qualquer operação financeira, o uso de dispositivos adequados o minimiza consideravelmente.

Na prática, isso significa que o planejamento financeiro, no qual você dedicou tanto tempo e cuidado, é preservado. Desde que mantenha,em sua carteira somente clientes qualificados, você não será submetido à necessidade de, por exemplo, solicitar um empréstimo para cobrir rombos financeiros inesperados.

Vale lembrar que a relevância de manter a gestão financeira em ordem não se restringe às contas a pagar e a receber. Observe que a sobrevivência de uma pequena e média empresa, principalmente em cenários complexos, exige uma política de reinvestimentos pontuais. Para tanto, mais uma vez, o caixa precisa contar com uma boa dose de equilíbrio.

Previne golpes e ações maliciosas

Basta recorrer à Consulta ao CPF e CNPJ minuciosa para proteger o negócio de fraudes e quaisquer outras práticas mal-intencionadas. O problema, inclusive, vale tanto para as vendas presenciais quanto para as feitas em ambiente online. No entanto, é fato que o segundo tem sido muito usado por cibercriminosos.

Essencialmente no que tange às vendas de alto valor agregado, toda cautela é pouca antes de emitir autorizações que levarão o negócio adiante. Isso explica por que recorrer a um cadastro dotado de uma extensa base de dados faz toda a diferença para manter distância de golpes.

Descomplica a liberação de crédito

Como empresário, você não deveria se sentir constrangido pela necessidade de atestar as informações repassadas por um consumidor. Se formos avaliar a questão com certa profundidade, concluiremos que a situação só se torna embaraçosa quando o processo de consulta é lento.

Pior ainda se for burocrática e ineficaz, pois isso abala a credibilidade da empresa perante aquele cliente, o que pode trazer outras consequências. Não há dúvida de que, ao ver um cliente entrando pela porta do seu estabelecimento, tudo o que você quer é que ele compre e saia feliz. Assim, as chances de retorno e de novas compras são maiores.

Porém, a liberação de crédito deve constar no protocolo. Se tiver a solução ideal em mãos, você saberá exatamente o que fazer após alguns minutos. Independentemente de qual for a decisão, ela estará amparada em uma argumentação sólida.

Funcionalidades e relatórios personalizados para CNPJ e CPF

Ao todo, o método de consulta ao CPF e CNPJ da Serasa Experian oferece quatro relatórios, do mais simples ao completão. Enquanto o primeiro contempla a situação cadastral, o último abrange todo o histórico do cliente.

Nesse caso, a análise se aplica tanto ao consumo quanto às pendências financeiras e ocasionais ações judiciais. Se julgar necessário, você pode solicitar consultas ainda mais específicas.

Como utilizar a consulta ao CPF e CNPJ da Serasa Experian?

Para usufruir de todas as vantagens proporcionadas pela Consulta da Serasa Experian, basta adquirir créditos, exatamente como nos planos de celulares pré pagos. Cada tipo de consulta tem um valor diferente, sendo a Confirmação Cadastral a mais barata de todas. Para saber saber qual tipo é ideal para a sua negociação, você pode acessar esse infográfico para ver mais detalhes. Mas basicamente, quanto maior o valor envolvido na sua negociação, mais completa deve ser a consulta realizada. Eis os 4 tipos de relatórios:

  • Confirmação Cadastral — a consulta mais básica, para ter acesso à situação cadastral do CNPJ ou CPF do cliente;
  • Identificador de Dívidas — aqui, é possível ser informado a respeito das dívidas do cliente, mas sem os detalhes vinculados a elas;
  • Consulta Intermediária — nesse relatório, é possível visualizar dados relacionados ao Serasa Score, dívidas com instituições bancárias, protestos, devolução de cheques e outros;
  • Consulta Completa — no último nível, você passa a contar também com os dados ligados a informações societárias, algo primordial diante de operações caracterizadas pelo alto volume financeiro.

A Serasa Experian mantém seu compromisso de ajudar as PMEs a superarem todos os obstáculos. Por meio da consulta ao CPF e CNPJ, fortalecemos a segurança e as parcerias com as empresas que mais precisam de apoio em períodos econômicos mais delicados.

Quer saber como é a sensação de fechar negócio com seus clientes de modo realmente seguro e tranquilo? Conheça todo o diferencial das consultas de CNPJ e CPF da Serasa Experian!