Como consultar um CNPJ? Confira todas as opções aqui!

Negócios
como consultar cnpj

Você tem dúvidas sobre como consultar um CNPJ? Essa iniciativa é importante para estabelecer acordos mais seguros, tanto com clientes empresariais quanto com fornecedores.

Como você sabe, gestores e empresários devem estar atentos às melhores estratégias para garantir o sucesso do negócio. Nesse sentido, a consulta ao documento de clientes e parceiros se torna significativa, pois reduz risco de inadimplência e golpes.

Contudo, para ter bons resultados, é necessário que isso seja feito com certa frequência e nos canais adequados. Tem dúvidas sobre o assunto e quer entender como consultar CNPJ corretamente? Então, continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância de consultar o CNPJ?

A consulta ao CNPJ pode ser aplicada em três casos: ao fazer negócio com clientes empresariais, antes de acordos com fornecedores e para avaliar o perfil financeiro do seu empreendimento. Independentemente da modalidade escolhida, se for realizada corretamente, sem dúvida, ela será vantajosa. Alguns benefícios da estratégia são:

  • conferir dados cadastrais atualizados;
  • analisar existência de dívidas anteriores e score positivo;
  • reduzir risco de fraudes e inadimplência;
  • estabelecer acordos mais seguros, alinhados com o perfil do cliente ou do fornecedor;
  • evitar negativações para a sua empresa.

Quando a consulta de CNPJ é recomendada?

Consultar o CNPJ de empresas é positivo para evitar inadimplência e para proteger as finanças do seu negócio. Além disso, você pode consultar e monitorar o documento da sua companhia para melhorar o perfil financeiro dela perante o mercado. A pesquisa de CNPJ é útil para empreendimentos de variados portes e segmentos.

Se a sua empresa oferece serviços de tecnologia, por exemplo, pode pesquisar o documento do cliente antes de fechar o acordo para definir a forma de pagamento mais adequada. O mesmo acontece com negócios que trabalham com venda de produtos ou matérias-primas, entre outros ramos.

Como o procedimento é simples, é possível incluir essa atividade na política de vendas para que ela seja realizada antes de todo o acordo. Veja, no tópico a seguir, como fazer essa consulta!

Como realizar a consulta do CNPJ?

Agora que você já entendeu a importância dessa estratégia, chegou o momento de descobrir como fazer a consulta de CNPJ. Vamos lá?

O CNPJ, ou Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, é a identificação de toda empresa na Receita Federal. Ele é obrigatório tanto para grandes companhias quanto para PMEs, ONGs, entre outros formatos, sendo necessário para regularizar a atividade, emitir nota fiscal, contratar colaboradores etc.

Uma das formas de consultar um CNPJ é, justamente, pelo site da Receita Federal. Ao ingressar no portal, basta incluir o número do documento para ter acesso à inscrição e à situação cadastral da empresa. Essa atitude é essencial para verificar se o estabelecimento existe, de fato, e evitar qualquer tipo de golpe.

Além desse procedimento, é possível fazer uma consulta em um órgão de proteção ao crédito para analisar o perfil financeiro dos seus consumidores, descobrir a existência de dívidas e tomar decisões mais acertadas na negociação. A consulta é simples, basta realizar um cadastro na plataforma, finalizar a contratação e incluir o número do documento.

A Serasa Experian é uma boa solução para isso. Por lá, você pode contratar créditos e definir o tipo de pesquisa de acordo com as necessidades do negócio — há relatórios mais simples e outros mais completos, que apresentam informações societárias, protestos, cheques devolvidos, entre outros dados.

Posso consultar o CNPJ pelo CPF?

Como existem consultas de CPF e CNPJ, algumas pessoas podem achar que o cadastro é integrado. No entanto, vale destacar que são processos distintos. Sendo assim, para manter a segurança dos dados, não é possível averiguar o perfil de pessoa jurídica apenas com o CPF do dirigente.

Você pode pesquisar o documento do dono ou sócio de uma empresa para avaliar o perfil dele, mas tenha em mente que os dados não serão completos, já que muitas informações podem estar atreladas somente ao CNPJ.

E a consulta do CNPJ por nome, é possível?

A consulta de CNPJ pelo nome também não é viável, mas, hoje em dia, é fácil descobrir o número de identificação de uma empresa a partir da razão social ou do nome fantasia dela. Uma das opções para isso é com uma busca pela internet.

Outra dica é acessar o portal Redesim, do Governo Federal, que permite pesquisar pessoas jurídicas. Nesse caso, é preciso preencher um cadastro na plataforma para consultar os dados de um estabelecimento pelo nome empresarial.

Contudo, a melhor atitude é realizar um cadastro do seu cliente, ou fornecedor, solicitando dados como CNPJ, endereço e telefone para ter esses itens atualizados e fazer a consulta de forma facilitada.

O que devo fazer para consultar o CNPJ da minha empresa?

Por fim, se você deseja descobrir o perfil da sua companhia, também é possível verificar o documento dela. O processo é semelhante à consulta de terceiros e você terá conhecimento sobre score, existência de dívidas, entre outros.

Além disso, se quiser ampliar a segurança do negócio, uma ferramenta interessante é o monitoramento de CNPJ. Assim, a consulta é feita de forma automática e contínua e você receberá avisos em caso de alterações, como pré-negativação.

O procedimento é vantajoso para aplicar ações de correção rápidas e evitar que contratempos comprometam a reputação da sua empresa perante o mercado. Na plataforma da Serasa Experian, você pode contratar o monitoramento ideal aos objetivos e ao perfil da organização.

A solução ainda pode ser aplicada com o CNPJ de clientes. Dessa forma, você consegue acompanhar a sua carteira com facilidade e pode definir estratégias de pagamento mais acertadas, caso haja alguma mudança no perfil deles.

Entender como consultar CNPJ de forma correta é um passo importante para a saúde financeira e a proteção da empresa. Dessa forma, você tem acesso a dados atualizados para estabelecer negociações mais seguras. Por isso, não deixe de adotar esse procedimento e buscar um órgão confiável para obter informações de qualidade!

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre as consultas de CNPJ na Serasa Experian e como elas podem ser úteis para a sua empresa? Então, acesse o nosso site e entre em contato conosco!

Publicada em 28/04/2021 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: