Como ser um bom vendedor: veja dicas para melhorar seu trabalho

Aprenda Serasa Sebrae
como ser um bom vendedor

Há quem diga que para trabalhar com vendas é preciso ter talento. A afirmação tem sentido, afinal, dispor de habilidades para realizar esse tipo de trabalho certamente traz facilidades. Mas a verdade é que, ainda que você não se considere uma pessoa que ‘nasceu para trabalhar com vendas’, é possível, sim, com dedicação, se tornar um bom vendedor.

Como em todas as áreas da nossa vida, o conhecimento e o bom planejamento são a chave do sucesso. Pensando nisso, elaboramos este post com dicas de como se tornar um bom vendedor. Confira, na sequência!

Qual a importância de ser um bom vendedor?

O profissional de vendas é visto, muitas vezes, como aquela pessoa que só quer empurrar o produto “goela abaixo” do cliente. Ou que fica a todo instante ‘perseguindo’ consumidores na área da loja.

Porém, quando se aprende as técnicas certas para ser realmente um profissional da área, você pode quebrar esses estereótipos. Assim, torna-se um grande aliado do seu comprador, apresentando sempre as melhores condições na sua visão.

Por isso, descobrir maneiras de como ser um bom vendedor é fundamental para conseguir mais vendas e ter sucesso no negócio. É pela área de vendas, em síntese, que entram os recursos da empresa.

Mas como ser um bom vendedor?

Fazer uma pesquisa aprofundada sobre a empresa onde você trabalha e conhecer bem quais são os produtos ou serviços que ela comercializa é o primeiro passo para ser um vendedor de sucesso. Afinal, ninguém pode vender aquilo que não conhece bem, certo?

Depois, é importante identificar o perfil do seu público-alvo e buscar formas de se comunicar diretamente com ele. Descobrir quais são as preferências dessas pessoas, o que elas buscam, como agem é uma das principais missões.

Com isso em vista, estude o seu portfólio atual, entendendo os principais benefícios e características que tornam seus produtos essenciais para seu cliente.

Nesse momento, uma dica é ‘pensar com a cabeça do cliente’. Você pode, por exemplo, se perguntar: “se eu viesse aqui comprar, quais diferenciais destacariam esse produto dos concorrentes e me fariam priorizá-lo para a decisão final?”.

Quais são os principais perfis de clientes?

Para quem está estudando como ser um bom vendedor, uma excelente estratégia é conhecer os principais perfis de clientes. É somente após entender como ele pensa que você consegue ajustar a sua comunicação.

Sendo assim, ter uma maior compreensão da história do seu cliente, quais são as possíveis dores que ele tem, e como ele reage a determinadas situações vai impactar diretamente a sua forma de abordar.

Para ajudar a entender mais sobre esse público-alvo e suas formas de pensar, separamos para você alguns perfis de cliente. Veja, a seguir.

Cliente de perfil pragmático

Esse perfil já sabe o que quer, é prático e objetivo, mas normalmente é mais resistente a tomar a decisão de compra. Por ser um dos mais desafiadores de lidar, você precisa demonstrar segurança e conhecimento sobre as características dos produtos e seus benefícios.

Pergunte, também, acerca do que ele busca, entendendo as necessidades e sendo objetivo ao mostrar a solução que se encaixa perfeitamente ao que ele procura.

Cliente de perfil analítico

Esse perfil, como o próprio nome diz, é o que gosta de analisar tudo antes de comprar. Ele é o que vai no Google e já sabe todas as informações quanto ao produto e aos seus concorrentes.

É por isso que você precisa dispor de total atenção e preparação para sanar todas as dúvidas que possam surgir, pois se ele perceber que o vendedor não sabe algo, naturalmente, vai desistir por falta de confiança.

Cliente de perfil afável

Perfil mais amável e comunicador, gosta de ter aquela conversa com alguém tão atencioso e gentil como ele. Demonstrar mais proximidade, como se fosse um amigo ao seu lado, e vontade de resolver o problema dele com o produto que vai ser a melhor solução possível, é o caminho para conquistar a venda com esse perfil.

Cliente de perfil expressivo

O mais emotivo dos perfis: esse é aquele cliente que age completamente pelo emocional e gosta de ser o “centro das atenções”. Ao abordar essa pessoa, você pode ser mais despojado e falar diretamente sobre emoções. Mas cuidado para não sair da sua postura profissional, do contrário, pode acabar perdendo essa venda por parecer amador.

Por que ter autoridade no momento da negociação?

Quem é que gosta de ir em um clínico geral quando a dor é no tornozelo? Claro que procuramos o especialista sobre aquela dor específica. Na área de vendas, não é diferente.

Ser uma autoridade no assunto, no caso de um profissional de vendas primoroso, significa ser um especialista naquela área, causando mais confiança no relacionamento entre vendedor e comprador.

Sendo assim, os vendedores mais confiantes e especialistas costumam ser os que vendem mais. Mas tenha cuidado aqui: a confiança excessiva pode afastar você do cliente, pois ele pode entender que você não quer saber dele, mas apenas demonstrar o que sabe.

Nesse sentido, o ideal para você, que deseja saber como ser um bom vendedor, é ter uma escuta ativa, entendendo todas as dores e necessidades daquele cliente. Dessa forma, na hora certa de apresentar os produtos, você age naturalmente com a postura de quem conhece a fundo a forma de ajudá-lo.

Como realizar um bom pós-venda?

Vivemos na era digital e, por essa razão, ter um bom relacionamento com o cliente é essencial. Afinal, as más experiências com empresas são facilmente compartilhadas nas redes sociais, o que não é positivo para o negócio, certo? Entender como ser um bom vendedor, portanto, é essencial!

O primeiro passo é sempre vender e negociar com honestidade sobre os detalhes do produto, para prevenir futuros problemas. Faça pesquisas com os clientes da base, que já compraram, entenda como foi o pós e peça feedbacks, para sempre melhorar esse relacionamento com o cliente e ter pessoas fazendo o marketing positivo para a empresa.

Saber como ser um bom vendedor e seguir as dicas citadas é o caminho para aumentar o seu número de vendas, além de obter um maior faturamento e construir um negócio de sucesso. Se você ainda realizar um bom pós-venda, todo esse cenário vai levar à conquista de uma avaliação bem mais positiva do cliente.

Gostou de descobrir a importância de ser um bom vendedor e como se preparar melhor? Então, continue aqui no blog e veja dicas de como vender mais.

Publicada em 30/06/2022 - Fonte: Aprenda Serasa Sebrae
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: