A Black Friday e o Natal estão se aproximando e com isto aumentam as perspectivas de vendas de diversos segmentos. Mesmo com a pandemia, só na Black Friday em 2020, a data registrou crescimento de faturamento em torno de 25% sobre o ano de 2019.
A média de descontos esperada pelos consumidores ao redor do mundo fica em 45%. Aqui no Brasil, a média fica em torno de 56%.
Mesmo com as boas projeções de faturamento, isso não quer dizer que essas datas especiais trarão mais saúde financeira para as empresas. Por isso, visando ajudar você, empreendedor, a se preparar para essas datas, criamos algumas dicas que você confere a seguir!
Dicas para preparar seu caixa para a Black Friday e para o Natal
Antes de conhecer as dicas, vale lembrar que a black friday e o natal é um momento desafiador para o caixa, já que não só apenas os descontos que devem ser bem calculados, mas o gestor também precisa equilibrar os pagamentos para fornecedores, visando maior disponibilidade de estoques e muitas vezes disponibilizar maiores prazos de pagamento.
Com tanta expectativa e possibilidades de ganhos é preciso estar financeiramente organizado, mas como você vai se preparar?
As dicas que separamos para te ajudar a preparar o seu negócio, são:
- Tenha claro o que você vai fazer;
- Projete suas vendas e disponibilidade de estoque;
- Calcule seus descontos e condições de pagamento;
- Acompanhe seus resultados;
- Não deixar de olhar o futuro;
Abaixo, vamos entender melhor essas dicas!
Tenha claro o que você irá fazer
- Planeje as ações que você realizará.
- Defina o período de ofertas, se será somente o dia ou se você pretende utilizar o mês, ou uma semana.
- Use todos os canais de vendas que você possui, inclusive as redes sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram entre outras).
- Gerencie o custo fixo da empresa e planeje os gastos com divulgação da data, lembrando que estes gastos incrementais também afetarão seu fluxo de caixa.
Projete suas vendas e disponibilidade de estoque
- Faça projeções das suas vendas para estas datas, saiba qual é a necessidade de capital de giro e o valor de caixa mínimo da empresa para manter seus compromissos em dia.
- Verifique como está o nível do estoque e mantenha ajustado de acordo com as vendas projetadas.
- Cuidado para não inflar os estoques na expectativa de venda unicamente pela data. A Black Friday é uma data de comparação de preços pelos clientes.
- Negocie com os fornecedores descontos adicionais na compra de mercadorias que serão promovidas no período e pesquise o valor das mercadorias que serão repostas.
- Aproveite a data para incrementar seu volume de vendas com produtos que estão parados no estoque.
Calcule seus descontos e condições de pagamento
- Calcule os descontos de modo que o preço cobrado seja suficiente para cobrir o custo da mercadoria, gastos variáveis, impostos, comissões e uma margem de lucro.
- Conheça seu ponto de equilíbrio.
- Calcule a margem de contribuição ponderada das suas vendas.
- Analise antecipadamente os prazos de pagamentos que você poderá conceder e não deixe de analisar o risco de crédito dos seus clientes, evitando calotes e atrasos.
- Ao começar realizar as ações para o consumidor, você pode incentivar a antecipação dos recebimentos. Uma boa forma é conceder um desconto adicional que incentive o pagamento por PIX.
Acompanhe seus resultados
- Utilize uma planilha de fluxo de caixa para anotar todos os recebimentos e pagamentos, com isto você poderá identificar eventuais períodos em que a empresa pode ficar sem dinheiro e corrigir rumos, se for necessário.
- Monte uma demonstração de resultados e acompanhe o desempenho do seu negócio.
Não deixar de olhar o futuro
- Fidelize o cliente com um ótimo atendimento, assim ele poderá recomprar no período da ação e ainda se tornar um cliente frequente.
- Esta é a época em que os clientes estão propensos a comprar, então ofereça além dos descontos, disponibilidade de produtos e atenda ao consumidor com as melhores ofertas, sem comprometer a saúde financeira do seu negócio.
Prepare-se e boas vendas, com saúde financeira!
Esse conteúdo foi criado pelo Sebrae para o Projeto Aprenda Serasa Sebrae!