A Black Friday e o Natal estão se aproximando e com isto aumentam as perspectivas de vendas de diversos segmentos. Mesmo com a pandemia, só na Black Friday em 2020, a data registrou crescimento de faturamento em torno de 25% sobre o ano de 2019. 

A média de descontos esperada pelos consumidores ao redor do mundo fica em 45%. Aqui no Brasil, a média fica em torno de 56%. 

Mesmo com as boas projeções de faturamento, isso não quer dizer que essas datas especiais trarão mais saúde financeira para as empresas. Por isso, visando ajudar você, empreendedor, a se preparar para essas datas, criamos algumas dicas que você confere a seguir!

Dicas para preparar seu caixa para a Black Friday e para o Natal

Antes de conhecer as dicas, vale lembrar que a black friday e o natal é um momento desafiador para o caixa, já que não só apenas os descontos que devem ser bem calculados, mas o gestor também precisa equilibrar os pagamentos para fornecedores, visando maior disponibilidade de estoques e muitas vezes disponibilizar maiores prazos de pagamento.

Com tanta expectativa e possibilidades de ganhos é preciso estar financeiramente organizado, mas como você vai se preparar? 

As dicas que separamos para te ajudar a preparar o seu negócio, são:

  • Tenha claro o que você vai fazer;
  • Projete suas vendas e disponibilidade de estoque;
  • Calcule seus descontos e condições de pagamento;
  • Acompanhe seus resultados;
  • Não deixar de olhar o futuro;

Abaixo, vamos entender melhor essas dicas!

Tenha claro o que você irá fazer 

  • Planeje as ações que você realizará. 
  • Defina o período de ofertas, se será somente o dia ou se você pretende utilizar o mês, ou uma semana. 
  • Use todos os canais de vendas que você possui, inclusive as redes sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram entre outras). 
  • Gerencie o custo fixo da empresa e planeje os gastos com divulgação da data, lembrando que estes gastos incrementais também afetarão seu fluxo de caixa. 

Projete suas vendas e disponibilidade de estoque 

  • Faça projeções das suas vendas para estas datas, saiba qual é a necessidade de capital de giro e o valor de caixa mínimo da empresa para manter seus compromissos em dia. 
  • Verifique como está o nível do estoque e mantenha ajustado de acordo com as vendas projetadas. 
  • Cuidado para não inflar os estoques na expectativa de venda unicamente pela data. A Black Friday é uma data de comparação de preços pelos clientes. 
  • Negocie com os fornecedores descontos adicionais na compra de mercadorias que serão promovidas no período e pesquise o valor das mercadorias que serão repostas. 
  • Aproveite a data para incrementar seu volume de vendas com produtos que estão parados no estoque. 

Calcule seus descontos e condições de pagamento

  • Calcule os descontos de modo que o preço cobrado seja suficiente para cobrir o custo da mercadoria, gastos variáveis, impostos, comissões e uma margem de lucro.  
  • Conheça seu ponto de equilíbrio. 
  • Calcule a margem de contribuição ponderada das suas vendas. 
  • Analise antecipadamente os prazos de pagamentos que você poderá conceder e não deixe de analisar o risco de crédito dos seus clientes, evitando calotes e atrasos. 
  • Ao começar realizar as ações para o consumidor, você pode incentivar a antecipação dos recebimentos. Uma boa forma é conceder um desconto adicional que incentive o pagamento por PIX. 

Acompanhe seus resultados 

  • Utilize uma planilha de fluxo de caixa para anotar todos os recebimentos e pagamentos, com isto você poderá identificar eventuais períodos em que a empresa pode ficar sem dinheiro e corrigir rumos, se for necessário.  
  • Monte uma demonstração de resultados e acompanhe o desempenho do seu negócio.  

Não deixar de olhar o futuro 

  • Fidelize o cliente com um ótimo atendimento, assim ele poderá recomprar no período da ação e ainda se tornar um cliente frequente. 
  • Esta é a época em que os clientes estão propensos a comprar, então ofereça além dos descontos, disponibilidade de produtos e atenda ao consumidor com as melhores ofertas, sem comprometer a saúde financeira do seu negócio. 

Prepare-se e boas vendas, com saúde financeira! 

Esse conteúdo foi criado pelo Sebrae para o Projeto Aprenda Serasa Sebrae!