Sabe aqueles clientes que não quitam suas dívidas até a data de vencimento e acabam ficando inadimplentes? É muito comum que durante o processo de expansão da sua empresa você se depare com algum caso assim. Saber como definir o risco de inadimplência pode ser uma solução para evitar esse tipo de situação.

A realidade é que a inadimplência consiste em um grande motivo de dor de cabeça para os empreendedores. Além de ter que dispor de um tempo para cobranças e desgastes na relação com os devedores, também é origem de vários furos do caixa e de baixa previsibilidade no faturamento.

Quanto maior for o número de clientes inadimplentes na empresa, mais instável será o fluxo de caixa. Isso tem como consequências a baixa potencialidade de investimentos no crescimento do negócio e, até mesmo, a possibilidade de ficar com o nome sujo.

É primordial para o dono de uma empresa conhecer a fundo todo o conceito e como definir o risco de inadimplência de um cliente. Quer saber mais sobre como podemos ajudar você? Prossiga com a leitura deste artigo, que vamos falar sobre o que é, qual é a importância de analisar esse cenário e descobrir os riscos da inadimplência!

O que é inadimplência?

O conceito de inadimplência é simples de entender: trata-se do não pagamento de uma dívida. Apesar de algumas pessoas confundirem com outros termos dentro do contexto financeiro, podemos dizer que no primeiro momento, é apenas a falta de cumprimento da obrigação que o cliente tem perante a empresa.

É usado frequentemente para descrever a situação do consumidor diante de uma instituição ou órgão de proteção de crédito. Entretanto, também é possível encontrar esse termo em setores como o jurídico, uma vez que representa a falta com um dever, podendo ser financeiro ou não.

A inadimplência do consumidor só é uma condição atribuída oficialmente a uma dívida quando for devidamente registrada nos órgãos de regulação, como a Serasa. Essas companhias são responsáveis por monitorar e acompanhar as dívidas. Por isso, é necessário entender quais as características de alguém inadimplente.

Lidar com esses clientes inadimplentes é realmente uma habilidade a ser adquirida pela empresa. Afinal, apenas ligar e cobrar não é a certeza de que ele vai quitar essa dívida. É interessante analisar o perfil desses clientes inadimplentes e quais as melhores formas de abordagem para cada um deles.

Separamos três tipos de clientes inadimplentes. Provavelmente, alguns deles são compatíveis com o que você encontra na sua base:

  • devedor desorganizado: a falta desse pagamento tem origem em uma má gestão das próprias contas e suas responsabilidades. Normalmente, são mais fáceis de lidar e costumam pagar logo após a primeira cobrança;
  • devedor ocasional: é aquele perfil que gosta de manter suas obrigações em dia, porém, alguns problemas pontuais acabam obrigando a sujar o nome uma vez ou outra. Exige um pouco mais de cuidado na hora da cobrança, por ser relacionada a um problema pessoal;
  • devedor negligente: esse é o mais difícil de lidar, pois já é acostumado a dever, sem ao menos se preocupar com os débitos em aberto. É acostumado com cobranças e a formas de fugir, podendo exigir uma ação legal da empresa.

Por que é importante saber como definir o risco de inadimplência dos clientes?

É conveniente lembrar que qualquer taxa de inadimplência vinda do cliente é prejudicial para as empresas. Será uma questão que pode impactar a operação do negócio, e isso pode significar o início de uma bola de neve de prejuízos financeiros!

Uma gestão financeira bem estruturada no negócio garante um planejamento dos caminhos que a empresa vai seguir, qual o melhor setor para investir e afins. Logo, quanto maior o número de clientes em inadimplência, mais desequilibrado é o seu fluxo de caixa e seu planejamento.

Outro fator importante de fazer essa análise é que se você conceder crédito para qualquer pessoa, naturalmente as chances de surgirem clientes inadimplentes são maiores. Porém, se não analisar profundamente e decidir não liberar aquele crédito, provavelmente, vai perder bons consumidores, que têm grande potencial.

Tendo esses pontos em vista, é altamente recomendável descobrir como definir o risco de inadimplência de um cliente e que soluções podemos trazer.

Como descobrir o risco de inadimplência do cliente?

As formas de descobrir o risco de inadimplência do cliente são muitas, mas o principal é fazer uma pesquisa sobre esse cliente e avaliar os riscos, entendendo quando pode ser bom para empresa e quando não.

Separamos 3 formas de avaliar os riscos, para ajudar no dia a dia do seu negócio. Confira!

1. Análise de crédito

Fazer uma análise de crédito é um dos principais pontos para fazer suas vendas com o mínimo risco possível. Para essa análise, a tecnologia entra em ação para cruzar todos os dados cadastrais e qual a pontuação dos consumidores sobre compras e pagamentos já feitos. Com essas informações, a tomada de decisão em cima do potencial cliente é realizada de forma mais certeira.

2. Gestão de dados

Imagine se, ao tentar entrar em contato com o cliente inadimplente, você descobre que os dados informados estão errados? Claramente, isso vira um pesadelo, certo?

Dessa forma, é fundamental que você tenha uma boa base de dados, atualizados periodicamente, para verificar o endereço, telefone, e-mail e qualquer dado que sua empresa precise.

3. Relacionamento fortalecido e constante

Manter uma boa relação com seu cliente traz diversos benefícios para o negócio, um deles é a diminuição de dívidas. O engajamento da empresa com o cliente mostra que esse serviço é válido para o dia a dia, então, entra nas prioridades de pagamento desse consumidor, reduzindo a inadimplência.

Mantenha vários canais de comunicação, tais como: e-mail, SMS, telemarketing, WhatsApp, entre outros. Além disso, faça ações para contato com esse cliente, com a máxima de “quem não é visto, não é lembrado”.

Como as soluções da Serasa Experian podem ajudar nesse sentido?

Agora que entendeu como é salutar para sua empresa não ter clientes inadimplentes e que precisa de caminhos para reduzir seus riscos, você deve estar se perguntando: “mas e agora, como eu realmente coloco isso em prática?”. A Serasa tem algumas soluções para ajudar!

Há um produto focado na pesquisa cadastral do seu cliente, em que você apenas coloca o CPF ou CNPJ do seu potencial comprador. Então, a Serasa Experian faz todo o trabalho de análise, a fim de reduzir o risco de inadimplência na negociação.

Você pode escolher o nível da sua pesquisa. Entre eles, apenas consultar os dados cadastrais, identificar se esse consumidor já tem algum tipo de dívida, ou ter consultas mais avançadas e com mais detalhamento da pessoa.

Também existe um produto para sua base de inadimplentes: aqueles clientes a quem já se cansou de cobrar e está até desistindo de continuar telefonando. Recuperamos até 40% das dívidas, voltando para você aquele dinheiro que era considerado perdido.

Portanto, saber como definir o risco de inadimplência de um cliente é de alta relevância para que você mantenha sua empresa funcionando da melhor forma. Afinal, ter clientes devedores causa desperdício de tempo e diminui as possibilidades de novos investimentos no crescimento do negócio.

Agora que sabe de tanta coisa importante, não perca as melhores possibilidades para deixar seu negócio mais protegido. Conheça mais sobre as soluções da Serasa Experian e entenda como podemos ajudar!