A grande quantidade de empresas inadimplentes é uma realidade no Brasil. Essa situação é preocupante, visto que implica em Score baixo, negativação, e o devedor não consegue financiar imóvel e nem fazer empréstimos em bancos. Logo, é preciso buscar maneiras para regularizar essas dívidas, afinal, a saúde financeira do seu negócio é muito prejudicada por conta disso.

Somado a isso, é importante ser consciente antes de pensar em empreender, pois, várias são as responsabilidades legais que precisam ser obedecidas. É o caso, por exemplo, de pagamento de tributos.

Por isso, pensando em te ajudar a entender como consultar as dívidas do se u CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e proteger suas finanças, criamos esse passo a passo. Boa leitura!

Qual a importância de consultar o CNPJ?

O CNPJ é o número que identifica determinada empresa, ou seja, a pessoa jurídica. Usando uma comparação simples, é a relação que o CPF tem com a pessoa física. Logo, para saber como está a situação do seu empreendimento, basta fazer uma consulta colocando o número de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

Dessa maneira, o empreendedor ou o colaborador responsável pela parte administrativa consegue encontrar todas as dívidas e pendências da empresa e tentar regularizá-las o mais rápido possível. A notícia boa é que essa pesquisa pode ser feita de forma online e gratuita, ou seja, não é preciso gastar horas tentando resolver isso em filas da Receita Federal.

A consulta de CNPJ é uma prática corriqueira entre os empresários, seja para informar se o negócio está ativo, ou para avaliar os seus dados de cadastramento. Outro ponto importante é que a transparência de informações ajuda o empreendedor a selecionar melhor os seus parceiros, evitando cair em golpes ou em outras situações envolvendo irregularidades fiscais.

Assim, uma empresa que deseja ser bem reconhecida no mercado precisa se esforçar para manter a sua reputação e o "nome limpo", quitando todas as dívidas a fim de não gerar dor de cabeça.

Ter um negócio próspero requer muito esforço e dedicação e, quando o assunto é regularidade financeira, todo cuidado é pouco. Então, o ideal é manter um planejamento das entradas e saídas do seu negócio e não fazer contas a longo prazo. Afinal, dívidas registradas no CNPJ interferem muito na hora de tentar obter crédito.

Agora que entendemos a importância da consulta de CNPJ para o seu negócio, vamos entender como consultar dívidas no CNPJ!

Como consultar dívidas no CNPJ?

Saber como consultar dívidas em um CNPJ é uma dúvida recorrente entre os empresários. Para descobrir a regularidade do seu negócio, é preciso seguir alguns passos, que listaremos, abaixo, para facilitar esse processo!

CND Federal

A inscrição na dívida ativa federal é constatada pela Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União. Esse é um documento que indica a situação do CNPJ na Receita Federal e na Procuradoria.

Logo, para emitir esse documento, basta entrar no site da Receita Federal e digitar o número do CNPJ da empresa em questão. Além disso, é possível pesquisar os outros empreendimentos com os quais você fecha parceria.

Aplicativo Dívida Aberta

Esse aplicativo também ajuda a consultar as suas dívidas de maneira rápida e bastante eficiente. Ele está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, sendo uma ferramenta que agiliza a sua busca.

Regularize

Após fazer um cadastro simples pelo site Regularize, a PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional) permite o acesso aos serviços, como a certidão de regularidade fiscal, a negociação e o pagamento de pendências e a consulta de dívidas.

Portal do Empreendedor

Esse site é direcionado exclusivamente aos microempreendedores individuais para emitir certidões da situação da empresa, como o FGTS e INSS. Logo, para usar esse serviço, é preciso informar a numeração do CNPJ.

Somado a isso, por meio desse portal, o indivíduo tem a possibilidade de pesquisar as dívidas do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI), ou seja, o tributo que deve ser pago todo mês.

Cadin

O cadastro informativo de créditos não quitados do setor público federal (Cadin) é um recurso em que os órgãos e entidades da Administração Pública registram no banco de dados o CPF e CNPJ de todos os seus devedores. Existem estados do Brasil que utilizam essa ferramenta, constando nela todas as pendências regionais.

Outra informação importante: o Cadin é comandado pelo Banco do Brasil. Então, para acessar as informações do seu CNPJ, o primeiro passo é realizar o seu credenciamento no Registrato que, por sua vez, é um sistema do Banco Central que fornece de maneira detalhada os relatórios sobre as suas parcerias com outras instituições financeiras, como conta corrente.

É possível acessar o Sisbacen ( Sistema Integrado ao Banco Central) com o cadastro no Registrato e consultar as suas dívidas do CNPJ, além de conferir as melhores condições de pagamento.

Consulta de CNPJ com o FGTS

O depósito do FGTS dos colaboradores tem plena ligação com o CNPJ. Logo, para você consultar se a sua empresa está cumprindo com todas as obrigações financeiras, é preciso acessar o site da Caixa Econômica Federal.

Ferramenta de monitoramento do CNPJ

Com o mundo da tecnologia, alguns recursos foram incorporados no universo corporativo para facilitar as atividades e reduzir erros. Nesse sentido, é possível consultar o CNPJ e monitorá-lo por pesquisas junto aos órgãos de proteção ao crédito. Assim, essa alternativa ajuda o empresário a acompanhar a situação do seu negócio em tempo real.

Diante disso, monitorar o CNPJ da sua marca é uma atitude que precisa ser feita com recorrência pelas empresas, seja ela grande ou uma PME (pequena e média empresa). Ela é uma forma de analisar as pendências do seu negócio e evitar futuros constrangimentos com fornecedores ou, até mesmo, clientes. Além disso, você recebe relatórios detalhados sobre como anda o setor financeiro da sua marca e acompanha o Score de maneira detalhada.

Os débitos trabalhistas do empreendimento também ficam salvos como dívidas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Nesse sentido, para tentar resolver esse problema, é importante acessar a página do Tribunal Superior do Trabalho e informar o CNPJ da sua empresa.

Por isso, é importante que você tenha uma ferramenta como o Saúde do Seu Negócio, da Serasa Experian, que realiza o monitoramento da sua empresa e, caso haja alguma negativação, dívida ou até mesmo informação importante sobre ela, te avise por e-mail.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre as principais formas de consultar as dívidas no CNPJ, procure manter a renda da sua empresa bem regulada, a fim de evitar aborrecimentos para a sua empresa, como falta de credibilidade no mercado e impedimento na concessão de empréstimos.

Gostou do post apresentado? Então, não perca tempo e entre em contato conosco para saber como podemos ajudar sua empresa a manter o CNPJ em dia!