Você sabia que existe uma maneira simples e eficiente de proteger sua empresa de fraudes e, até mesmo, de complicações com inadimplência? Além disso, que essa atitude também pode aprimorar suas vendas? Para isso, basta saber como consultar CNPJ de uma empresa e adotar essa prática antes de fechar suas próximas negociações.

Essa atitude é importante porque, ao verificar os dados de clientes e fornecedores que são pessoas jurídicas, é possível observar uma série de informações que amparam a tomada de decisão sobre a melhor forma de fechar um negócio e conceder crédito.

Quer entender mais sobre a verificação de CNPJ? Então, continue a leitura!

Consulte grátis o Serasa Score da sua empresa

Por que consultar o CNPJ de empresas?

Provavelmente, você já ouviu falar sobre o score. O termo surgiu nos Estados Unidos, em meados de 1940, e é usado até os dias de hoje. Basicamente, trata-se de uma metodologia de avaliação de riscos. Na prática, são usados diferentes critérios para compreender qual é a probabilidade de uma empresa cumprir com suas responsabilidades financeiras nos próximos 12 meses.

Algumas das medidas analisadas na hora de determinar o score incluem o comportamento de compra e o perfil econômico do negócio. Como resultado, tem-se um número que varia de 0 a 1000. Mas por que estamos falando tudo isso? Porque saber como consultar CNPJ de uma empresa significa, também, conhecer sua pontuação de crédito.

A Lei n. 12.414/2011, também chamada de Lei do Cadastro Positivo, permite que qualquer instituição financeira use o score como uma forma de analisar riscos ao ofertar produtos ou crédito para seus clientes. Com isso, já é possível ter uma noção dos benefícios de realizar essa pesquisa, certo? Algumas das principais vantagens incluem:

  • conhecer a capacidade de pagamento dos clientes;
  • conferir a existência de restrições em seu nome;
  • otimizar a gestão de riscos do negócio;
  • garantir segurança nas transações;
  • minimizar atrasos ou inadimplências, etc.

Sendo assim, a principal razão para consultar score do CNPJ das empresas com as quais negocia é a maximização da saúde financeira de sua organização.

Como consultar CNPJ de uma empresa?

Caso esteja buscando por simplicidade e agilidade nesse processo, a recomendação é contar com a Consulta de CNPJ da Serasa Experian. Para isso, é necessário contratar um pacote de crédito cujo valor mínimo de recarga é de apenas R$45,00, sendo que os créditos ficam disponíveis por seis meses para você usar como quiser.

Com os créditos em mãos, é hora de fazer a pesquisa. Por meio dela, o gestor ou empresário se deparará com algumas informações e, dentre elas, classificações de score. Conforme dito, elas podem variar de 0 a 1000. Quanto maior, melhores são as chances de que a companhia em questão cumpra com suas responsabilidades. Analisar essas classificações é simples! Confira:

  • 0 a 100: a empresa em questão não é considerada apta a conseguir crédito no mercado com facilidade;
  • 101 a 250: o acesso a boas condições de crédito é considerado moderado;
  • 251 a 550: a organização pode obter boas condições de crédito;
  • 551 a 1000: é possível contar com condições especiais de crédito.

Por meio da exemplificação pelo crédito, é possível imaginar que empresas que não estão aptas a contar com boas condições de crédito têm restrições em seu nome. Então, cabe ao gestor considerar a parceria ou não e ajustar a melhor forma de pagamento para cada situação, de acordo com sua estratégia de negócio.

Como consultar meu CNPJ?

Até o momento, falamos sobre como consultar CNPJ de uma empresa. Mas você sabia que é possível conhecer o score da sua própria companhia? Diferentemente das condições apontadas acima, essa é uma consulta gratuita. Ou seja, pode ser feita pelo próprio gestor, a qualquer momento e sem custos.

A solução da Serasa Experian é considerada uma das mais precisas do mercado. Isso porque ela conta com um banco de dados completo e capaz de cruzar diversos padrões de comportamentos financeiros. Ademais, analisa o Cadastro Positivo, que armazena dados sobre o pagamento em dia das contas dos clientes.

Isso também é feito com sua empresa. Desse modo, seu negócio contará com um score registrado. Além de ser seu direito conhecê-lo, a análise atenta dessa informação tende a clarificar a forma com a qual sua companhia é vista pelo mercado. Para consultar seu CNPJ:

  • acesse o site da Serasa Experian;
  • clique em “Serasa Score”, na aba de soluções para empresas ou diretamente na página inicial;
  • pressione “Consulta CPF ou CNPJ”;
  • informe seu CNPJ, sem traços ou pontos;
  • caso seu cadastro não esteja completo, adicione as informações solicitadas na tela;
  • valide o cadastro (por SMS ou e-mail) e registre sua senha;
  • confira sua pontuação.