Como conquistar clientes? Confira 6 dicas dos nossos especialistas

Relacionamento com o cliente
como conquistar clientes

Saber como conquistar clientes, sejam eles novos ou antigos, é um dos caminhos mais curtos para que uma empresa consiga alcançar o sucesso operacional. Afinal, em um cenário de extrema competitividade, ter a fidelidade e a satisfação dos destinatários dos serviços/produtos da empresa é o que muitas vezes determina sua permanência no mercado.

Por essa razão, estabelecer uma relação qualificada e duradoura com a base de clientes é uma das demandas mais latentes dentro dos negócios atualmente. Nesse sentido, alinhar produtos e serviços às necessidades e dores do consumidor, otimizar o atendimento ao cliente e melhorar a qualidade e o valor das ofertas estão entre os principais objetivos de empresários.

Dessa forma, diante da importância desse tema, preparamos este material com a finalidade única de ajudar você a conquistar clientes. A seguir, nossos especialistas reuniram 6 dicas estratégicas para fortalecer a relação com os antigos clientes e melhorar a aquisição de novos. Continue a leitura e confira o que preparamos!

O poder do marketing de relacionamento

Quando o objetivo de um negócio é conquistar clientes, não há qualquer dúvida de que o marketing de relacionamento é uma das ferramentas mais eficientes. Essa prática, de forma simples, está ligada às ações realizadas com a finalidade de se aproximar do público, criando uma ligação mais afetiva com ele, a partir de campanhas promocionais, abordagens personalizadas e atendimento de excelência, por exemplo.

O marketing de relacionamento, na prática, é uma estratégia ampla, já que foca na qualificação da relação da empresa com o seu cliente, seja ele novo ou antigo. Como reflexo, tem-se uma base de consumidores mais satisfeita e nutrida acerca dos produtos e diferenciais do negócio, o que facilita sua fidelização e a divulgação da marca.

Em um cenário de extrema competitividade, em que diversas empresas ofertam os mesmos produtos e serviços, conquistar um espaço na mente do consumidor se torna uma tarefa bastante desafiadora. Fazer mais do mesmo certamente não trará resultados, já que esse consumidor tem inúmeras opções à sua disposição, podendo ir em busca daquela que seja mais atrativa.

Nesse cenário, fica claro que os diferenciais são pontos de grande importância para a melhor percepção do cliente sobre as ofertas da empresa. Por isso, investir em ações e estratégias capazes de se aproximar do consumidor, gerar interesse e fazer com que ele perceba as vantagens de negociar com a sua empresa é fundamental. É justamente nesse ponto que o marketing de relacionamento se mostra tão efetivo.

A experiência do cliente como vantagem competitiva

Como vimos, o marketing de relacionamento é uma forma altamente eficaz para conquistar e fidelizar o cliente. Ao focar na experiência do consumidor enquanto se relaciona com o negócio, o marketing consegue atingir o seu imaginário, gerando valor e identificação às propostas da empresa.

Hoje, em um mercado amplo, em que ofertas similares e até mesmo idênticas são comuns, a experiência do cliente conta muito. Se o consumidor pode achar o que ele precisa em diferentes locais, é natural que ele vá querer se relacionar com a empresa que oferece outros benefícios, como uma experiência mais rica, agradável e personalizada.

6 dicas para conquistar e manter clientes

A vantagem competitiva está justamente na qualificação da experiência do consumidor ao se relacionar com a empresa. Para alcançar esses benefícios, confira a seguir 6 dicas para conquistar e manter os clientes!

1. Entenda o que o seu cliente quer e precisa

O primeiro passo para conquistar clientes é, sem dúvida, entender quais são as suas dores e demandas mais latentes. Com essa noção, a empresa conseguirá ser muito mais precisa e eficiente em suas abordagens, buscando formas de atender e solucionar cada demanda com exatidão e agilidade.

Para isso, no entanto, é preciso traçar um perfil do seu cliente, conhecendo-o melhor. Munido de informações relacionadas aos hábitos, faixa etária, localização e sexo, por exemplo, podem facilitar bastante o processo e otimizar as interações. Sem dúvida, os resultados serão ainda melhores com esse tipo de abordagem.

2. Desenvolva estratégias de comunicação e marketing personalizadas

Como vimos, a experiência do cliente conta muito para o processo de fidelização. Justamente por isso, desenvolver estratégias de comunicação e marketing personalizadas é fundamental para qualificar essa experiência.

Agindo dessa forma, a empresa consegue adaptar melhor suas ações, escolhendo os canais mais adequados, a linguagem mais apropriada e o tipo de estratégia mais efetiva. Por exemplo, ações focadas em canais digitais precisam ser mais condizentes com os usuários desses meios, isto é, pessoas mais dinâmicas, que buscam informações mais trabalhadas e objetivas.

3. Garanta que o cliente consegue entrar em contato

Da mesma forma que a empresa precisa chegar até o cliente, o cliente também precisa chegar até a empresa. Assim, é muito importante que o seu público tenha à disposição ferramentas funcionais para entrar em contato sempre que necessário.

Esse é um dos pontos mais importantes para manter o cliente satisfeito. Isso porque os canais de atendimento são essenciais para que o destinatário dos seus serviços/produtos consiga solucionar dúvidas, solicitar suporte, registrar queixas ou, até mesmo, negociar de forma mais ágil.

4. Ofereça promoções e surpreenda seu cliente

Surpresas positivas são sempre bem-vindas, quando o objetivo é conquistar clientes. Quando se vai além das expectativas, um efeito comum é o aumento da admiração, valorização e respeito pela empresa — atributos de suma importância não só para a fidelização dos clientes, mas também para a divulgação da marca e aquisição de novos.

Para isso, é possível focar em diferentes estratégias para surpreender os novos e antigos usuários dos seus serviços. A exemplo, pode-se explorar ações como:

  • oferta de brindes e descontos especiais;
  • envio de mensagens em datas comemorativas;
  • ligações para saber se o cliente está satisfeito e se necessita de alguma ajuda da empresa;
  • benefícios de fidelização;
  • promoções especiais e efetivamente vantajosas, entre outras.

5. Treine sua equipe

Dificilmente uma empresa consegue a admiração e respeito do consumidor, quando as interações feitas por suas equipes de vendas e atendimento não são qualificadas. A falta de treinamento dos profissionais, nesse ponto, pode impactar diretamente o sucesso na prospecção de novos clientes, assim como dificultar a fidelização dos antigos.

Por essa razão, é muito importante que a empresa invista nos seus recursos humanos, alinhando-os com o nível técnico e estratégico, necessários para se oferecer um atendimento de qualidade e memorável ao cliente.

Hoje, vivemos na era dos dados e informações, de modo que muitas decisões são tomadas com base em análises. Nesse cenário, é importante que as equipes estejam preparadas para lidar com essa realidade, utilizando ferramentas modernas e metodologias baseadas no uso estratégico das informações.

6. Desenvolva sistemas de avaliação da satisfação

Métricas e indicadores são ferramentas muito produtivas na hora de ajudar a empresa a melhorar sua atuação perante o cliente. Sistemas de avaliação podem auxiliar gestores e líderes a conhecer e entender as principais fragilidades do negócio, assim como os pontos que geram mais insatisfação, por exemplo. Dessa forma, encontrar soluções e otimizar a experiências do cliente se torna algo mais simples e preciso.

Saiba como o InfoBusca pode ajudar

A tecnologia é uma das principais aliadas das empresas na atualidade, servindo de apoio para as mais variadas atividades, sejam elas operacionais, sejam estratégicas. No caso da gestão de relacionamento com o cliente não é diferente! A solução InfoBusca da Serasa Experian é prova disso.

Esse serviço é capaz de otimizar processos e até ações de relacionamento e marketing da sua empresa, funcionando como uma excelente vantagem competitiva. Por meio de uma plataforma simples e dinâmica, é possível identificar e localizar consumidores e empresas no mercado a partir de caracteres como:

  • nome;
  • razão social
  • CPF e CNPJ;
  • endereço ou telefone.

A plataforma também fornece informações exclusivas, relacionadas a diferentes aspectos, como:

  • perfil demográfico;
  • Mosaic;
  • Afinidade e preferências de compra.

Assim, com o reforço de uma base de mais de 200 milhões de CPFs e 30 milhões de CNPJs, a sua empresa consegue os clientes da sua empresa — inclusive os inativos e antigos. Isso é possível com leitura de mercado e do consumidor de forma muito mais ampla e precisa, otimizando assim as estratégias de marketing, ofertas de produtos, serviços e muito mais.

Agora que você já sabe como conquistar clientes, não pare por aqui. Aproveite os diferenciais e vantagens que a Serasa Experian pode agregar aos processos da sua empresa. Entre em contato conosco e conheça melhor as nossas soluções!

Publicada em 13/11/2019 - Fonte: Serasa Experian
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