Como escolher os canais de divulgação online certo para seu negócio?

Negócios
canais de divulgação

Escolher bem os canais de divulgação online é um passo importante para posicionar bem o seu negócio e garantir que ele seja encontrado por seu público-alvo. São diversas as opções disponíveis para quem deseja divulgar sua empresa na internet, como redes sociais, e-mail marketing, blog, mídia paga, entre outros.

No entanto, para divulgar a empresa e fortalecer a reputação da marca, é preciso escolher os canais certos para ter resultados expressivos. Afinal, não adianta criar perfis em diversas redes sociais se seu público prioritário não tem o hábito de usar esse tipo de ferramenta, por exemplo.

Para acertar na escolha dos canais na internet, considere, entre outros pontos, onde está sua concorrência, em quais canais o seu público-alvo está mais presente e analise as possibilidades financeiras do negócio. Sem mais demoras, confira as dicas para escolher os canais de divulgação online mais adequados para seu negócio!

Tenha objetivos bem definidos

Um dos desafios na gestão de microempresas é exatamente acertar na escolha dos canais em que o negócio será divulgado. Afinal, o orçamento para área muitas vezes é restrito. Com isso, o gestor não pode correr o risco de errar e investir em canais que não darão resultados.

O primeiro passo para acertar na escolha é saber quais são os objetivos da empresa com o uso dos canais. Um negócio que quer fortalecer sua reputação para, indiretamente, aumentar as vendas de seu produto ou serviço pode se beneficiar de um blog.

Por outro lado, uma empresa que tem como objetivo aumentar a interação com toda a sua base de consumidores pode investir em redes sociais. Já um negócio que tem como meta principal aumentar a retenção de clientes pode escolher canais que permitam uma comunicação mais personalizada e segmentada, como e-mail marketing. Geralmente, a estratégia de uma empresa conjuga canais diversos, cada um deles alinhado com determinado objetivo estratégico da companhia.

Saiba onde seu público-alvo está

Para localizar qual canal o seu público costuma usar, defina e detalhe quem são as personas que deseja atingir, seus hábitos, costumes e comportamento de compra.

Mapear os canais mais usados pelo público-alvo é garantia de que sua empresa estará presente onde potenciais clientes realmente estão. Afinal, de nada adianta criar um blog incrível se seus consumidores não têm o hábito de consumir esse tipo de conteúdo.

Veja como sua concorrência se posiciona

Além de identificar os canais virtuais mais usados pelo público-alvo, para se manter competitivo no mercado, é preciso entender também a estratégia dos principais concorrentes. Nesse sentido, analise a estratégia digital das empresas que atuam no mesmo mercado que seu negócio. Veja não só os canais mais utilizados, mas o tom de voz usado, a frequência de envios/postagens etc.

Saber como a concorrência se posiciona ajuda seu negócio a criar uma estratégia ainda mais efetiva, pois já pode trabalhar a partir dos erros e acertos de outras empresas. Além da observação da concorrência, não deixe ainda de fazer o benchmarking e avaliar o uso de canais por empresas que são referências em seus setores. Muitas vezes você pode aproveitar algo e usar na própria estratégia, com as devidas adaptações às características da sua empresa e mercado de atuação.

Revise canais de divulgação já usados

Outro passo importante para ser bem-sucedido na hora de escolher os canais de divulgação online é fazer uma avaliação sincera e objetiva das estratégias que já foram usadas. Essa revisão dos canais é importante para não cometer os mesmos erros em relação ao tema e para entender melhor como é a interação do público-alvo com a marca na internet.

Se a empresa já investiu grande parte do seu orçamento em mídia paga, mas o retorno ficou longe do esperado é importante entender se esse é realmente o melhor canal ou se vale a pena diversificar os investimentos, direcionando parte da verba para a criação de um blog corporativo, por exemplo.

Tenha atenção às possibilidades financeiras

Ao definir os canais de divulgação online que serão usados pela empresa é preciso considerar, ainda, o quanto está disposto a gastar. Algumas estratégias certamente exigirão mais investimento do que outras.

Caso pretenda priorizar as redes sociais, por exemplo, pode ser necessário contratar uma equipe especializada ou, pelo menos, uma agência para cuidar dos perfis da empresa. O ideal é conjugar o dinheiro que tem disponível para os canais que estão mais alinhados com os objetivos que sua empresa deseja atingir.

É preciso, ainda, ter flexibilidade. Em alguns momentos pode ser interessante fazer o investimento em mídia paga, em outros, apenas aproveitar o fluxo gerado com esse mesmo investimento.

Garanta que todos os canais tenham a mesma identidade

Além de escolher os canais de divulgação online certos para sua empresa, é essencial criar uma estratégia integrada, garantindo que o tom de voz usado assim como a identidade visual sejam os mesmos independentemente da mídia.

É importante que o cliente tenha identificação com a empresa, lendo um post em seu blog ou recebendo um e-mail marketing sobre o lançamento de um produto. Certifique-se de que os canais representam a imagem que sua marca quer passar para clientes e mercado.

Parte importante da estratégia de uma empresa é escolher os canais de divulgação certos para o seu negócio. Em um mundo cada vez mais digital, nada mais natural do que optar por meios online para divulgar produtos, serviços e o negócio em si.

São diversas as alternativas à disposição do gestor, de e-mail marketing a blog, passando por redes sociais e mídia paga. Todos eles têm espaço em uma estratégia de marketing digital, mas para garantir que seu negócio está investindo no canal certo, é essencial ter os cuidados necessários, como analisar hábitos do público-alvo, verificar onde está a concorrência e o investimento está disposto a fazer.

Coloque nossas dicas em prática agora mesmo e aumente suas chances de escolher os canais de divulgação online certos para sua empresa, seja para prospecção ou fidelização de clientes.

Gostou deste conteúdo sobre como escolher os canais de divulgação online mais adequados? Então não deixe de conferir também estas dicas incríveis para conquistar mais clientes!

Publicada em 19/05/2020 - Fonte: Serasa Experian
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe: