Quando o objetivo é melhorar a rentabilidade de um negócio, expandir sua atuação e aumentar suas vendas, uma das primeiras ações que vêm à mente do empresário é buscar novos clientes. Embora exista uma estreita relação entre a aquisição de clientes e a performance financeira da empresa, prospectar, qualificar e converter novos leads não é uma tarefa simples.

O mercado é competitivo, de modo que existem muitos negócios oferecendo os mesmos serviços e produtos. Por essa razão, conquistar a atenção do cliente se torna ainda mais desafiador, além de exigir ações de prospecção mais estratégicas, personalizadas e efetivas.

Nesse ponto, com apoio da tecnologia e da inteligência dos dados, é possível reverter o cenário e alcançar resultados mais satisfatórios na difícil tarefa de buscar novos leads. Com o objetivo de contribuir com o seu negócio, a Serasa Experian coloca à disposição a solução Prospecção de Clientes, que garante um suporte informativo valioso nessa hora.

A seguir, preparamos um artigo completo para apresentar esse serviço e mostrar como ele pode ajudar você e a sua empresa a impactar novos clientes. Acompanhe!

O que é preciso em uma estratégia efetiva para buscar novos clientes?

Como dito, aumentar a carteira de clientes na dinâmica atual do mercado é uma tarefa complexa. Com tantos concorrentes disputando espaço na mente e no gosto do consumidor, atrair sua atenção depende, cada vez mais, de diferenciais e estratégias com abordagens únicas.

Nesse cenário, para ser efetivo em suas ações, é preciso adotar algumas medidas. Entre elas, não podemos deixar de citar:

  • estudo do mercado;
  • adoção de ferramentas estratégicas, como listas de prospecção;
  • conhecimento sobre o perfil do consumidor;
  • investimentos em inbound marketing;
  • adaptação às novas tendências e hábitos da atualidade;
  • confecção de materiais de divulgação e apresentação;
  • acompanhamento de métricas;
  • definição de personas;
  • presença online.

Além disso, é necessário estabelecer um padrão de vendas mais consultivas, em que as demandas do cliente sejam o foco. Do mesmo modo, é preciso entregar soluções, serviços e produtos condizentes com as necessidades e dores do público, pois o nível de personalização da oferta faz muita diferença.

Quais são os cuidados necessários ao desenvolver essas estratégias?

Atualmente, o mercado empresarial é bastante amplo. O consumidor moderno tem à sua disposição uma gama variada de propostas, além de acesso fácil e rápido às informações, o que o possibilita fazer pesquisas e pensar bastante antes de qualquer decisão.

Essa realidade precisa ser considerada na hora de desenvolver estratégias de prospecção, de modo que o consumidor tenha acesso fácil e claro à proposta da sua empresa, aos diferenciais dos seus produtos e serviços e, com isso, tenha uma percepção melhor. Na prática, alguns cuidados são necessários na hora de planejar e executar estratégias de prospecção, como:

  • entender as dores e necessidades do consumidor;
  • empregar uma abordagem eficiente, utilizando o canal mais adequado;
  • aprender com os erros e acertos dos concorrentes;
  • definir metas;
  • mensurar resultados;
  • inovar nas propostas;
  • investir nos meios online e no uso inteligente de dados;
  • entregar valor ao consumidor, a partir de benefícios, vantagens e diferenciais exclusivos, por exemplo.

Além disso, ao desenvolver uma estratégia de prospecção de clientes, a empresa deve entender que o consumidor está mais crítico e exigente, que as suas decisões de compra são mais bem fundamentadas.

Por essa razão, o cliente vai preferir negociar com empresas que passam mais credibilidade e que apresentam sua oferta de maneira clara. Daí a importância de se nutrir bem o lead e auxiliá-lo no processo de decisão.

Como buscar novos clientes para a sua empresa?

Uma dúvida muito comum dos empresários está, justamente, em como captar novos clientes para o negócio. A tarefa não é simples e demanda muito mais do que a contratação de uma empresa de marketing e divulgação de campanhas em mídias sociais.

O segredo para captar novos clientes está na informação. Buscar dados relevantes junto ao mercado e concorrência vai fazer toda a diferença em suas estratégias de captação. A seguir, elencamos algumas dicas práticas que podem ajudar a atrair novos clientes para a sua empresa. Confira!

Tenha a estratégia de vendas definida

Essa dica consiste em um plano detalhado dos melhores processos que podem ser aplicados para gerar vendas e aumentar as receitas da empresa. Uma boa estratégia de vendas pode ser composta por pesquisa de mercado e de clientes em potencial, políticas de contato e gerenciamento de contas.

Dessa forma, ela é uma diretriz para alcançar determinado objetivo, um plano de execução.

Estude a fundo o seu cliente

A segunda dica é: conheça o seu público. Para saber como atrair o interesse de um cliente em potencial, você deve entender quais são as suas necessidades e de que forma o seu produto/serviço pode supri-las.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil estabelecer um plano de ação focado em ampliar as vendas. O método mais eficaz de obter informações precisas e relevantes sobre os seus clientes é por meio de pesquisas mercado.

Elas podem ser feitas presencialmente ou online. Quando mais amplo for o estudo, mais qualificadas serão as informações obtidas.

Como já destacamos, a sua empresa deve entregar soluções, serviços e produtos condizentes com as necessidades e dores do seu público, pois o nível de personalização da oferta vai fazer toda a diferença.

Entenda os seus concorrentes

Conhecer os seus clientes não é suficiente, você também precisa estudar e entender como se comporta a sua concorrência. Com isso, deve usar as boas práticas como um fator de inspiração e as falhas como um aprendizado e oportunidade de oferecer aos consumidores um serviço/produto mais adequado.

Os erros praticados pelos seus concorrentes não podem ser repetidos pela sua empresa. Por outro lado, as boas práticas devem servir como fonte de aprendizado para que o seu negócio faça igual ou melhor.

Tenha um diferencial

Por fim, você deve entregar aos seus consumidores algo que a sua concorrência não esteja oferecendo. Esse "algo a mais" pode fazer toda a diferença na hora de conquistar a atenção do seu público e atrair o interesse dessas pessoas para a sua marca.

Sabemos que o mercado é altamente competitivo, de tal forma que existem muitas empresas oferecendo os mesmos serviços e produtos. Por isso, conquistar a atenção e o interesse do cliente se torna ainda mais desafiador, além de exigir ações de prospecção mais estratégicas, personalizadas e efetivas.

Como buscar novos clientes com a solução da Serasa Experian?

Com apoio da solução Prospectar Clientes, sua empresa é capaz de montar, em poucos cliques e etapas, a partir de filtros exclusivos, uma lista personalizada para buscar novos consumidores.

Essa lista é formulada com base em características aderentes aos produtos e serviços com os quais o seu negócio trabalha. Isso otimiza bastante as abordagens do marketing e o nível de personalização das interações, por exemplo.

Nesse sentido, a solução permite que você defina o público (empresas ou pessoas físicas) e determine o número de registros que deseja adquirir — levando em conta a estratégia do seu negócio e o capital disponível para esse tipo de investimento.

Além disso, os filtros estratégicos disponíveis na ferramenta ajudam você a definir e atingir com ainda mais precisão o perfil do público que deseja prospectar. Por exemplo, o Prospecção de Clientes segmenta a seleção a partir de variáveis, como:

  • estado, cidade, bairro ou até um raio específico de abrangência;
  • sexo;
  • faixa etária;
  • score de crédito;
  • estado civil;
  • poder aquisitivo;
  • risco de inadimplência.

No caso da formulação de listas compostas por empresas, a ferramenta permite não só a segmentação quanto a localização, de acordo com características como:

  • ramo de atuação (CNAE);
  • porte da empresa;
  • faturamento presumido;
  • tempo de mercado.

Quais as vantagens do Prospecção de Clientes?

Além de todos os pontos positivos já mencionados, convém destacarmos outros diferenciais. Confira!

Amplitude da base de dados

Com essa solução, a sua empresa poderá criar listas de prospecção com uma amplitude bastante grande. Para se ter ideia, a base é retirada da Receita Federal, que conta com registros de mais de 218 milhões de pessoas e 38,5 milhões de empresas (ativas e inativas).

Conveniência para acessar o conteúdo

As listas podem ser geradas e baixadas de forma prática, via internet, sem qualquer dificuldade pelo usuário. Essa possibilidade traz muita comodidade no acesso aos dados, eliminando, por exemplo, a necessidade de se buscar registros em diferentes localidades e repositórios.

Flexibilidade dos custos

A cobrança pelo uso do Prospecção de Clientes é realizada por meio de cartão de crédito ou boleto, sem qualquer dor de cabeça. A grande vantagem é a flexibilidade nos custos, já que o usuário pode definir a quantidade de registros que deseja ter em sua lista e, com isso, o valor a ser investido na aquisição.

Por fim, se a necessidade do seu negócio é buscar novos clientes de forma mais ágil, precisa e econômica, a Serasa Experian tem a solução ideal. Como vimos, o Prospecção de Clientes é uma solução completa, que se apoia na inteligência dos dados e na maior base de informações de consumidores e empresas do país.

Esse é um recurso para oferecer amplitude, alto grau de segmentação, segurança e precisão nas buscas. Esses fatores são extremamente importantes para a formulação de listas de prospecção realmente úteis para as estratégias do seu negócio.

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