Como buscar novos clientes para sua empresa?

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buscar novos clientes

Quando o objetivo é melhorar a rentabilidade de um negócio, expandir sua atuação e aumentar suas vendas, uma das primeiras ações que vem à mente do empresário é buscar novos clientes. Embora exista uma estreita relação entre a aquisição de clientes e a performance financeira da empresa. Prospectar, qualificar e converter novos leads não é uma tarefa simples.

O mercado é competitivo, de modo que existem muitos negócios oferecendo os mesmos serviços e produtos. Por essa razão, conquistar a atenção do cliente se torna ainda mais desafiador, além de exigir ações de prospecção mais estratégicas, personalizadas e efetivas.

Nesse ponto, com apoio da tecnologia e da inteligência dos dados, hoje é possível reverter o cenário e alcançar resultados mais satisfatórios na difícil tarefa de buscar novos leads. A Serasa Experian, com o objetivo de contribuir com o seu negócio, coloca à disposição a solução Prospecção de Clientes, que garante um suporte informativo valioso nessa hora.

A seguir, preparamos um artigo completo para apresentar mais esse serviço da Serasa Experian e mostrar como ela pode ajudar você e a sua empresa a impactar novos clientes. Acompanhe!

O que é preciso para uma estratégia efetiva para buscar novos clientes?

Como dito, aumentar a carteira de clientes na dinâmica atual do mercado é uma tarefa complexa. Com tantos concorrentes disputando espaço na mente e no gosto do consumidor, atrair sua atenção depende cada vez mais de diferenciais e estratégias com abordagens únicas.

Nesse cenário, para ser efetivo em suas ações, é preciso adotar algumas medidas, entre elas não podemos deixar de citar:

  • estudo do mercado;
  • adoção de ferramentas estratégicas, como listas de prospecção;
  • conhecimento sobre o perfil do consumidor;
  • investimentos em inbound marketing;
  • adaptação às novas tendências e hábitos da atualidade;
  • confecção de materiais de divulgação e apresentação;
  • acompanhamento de métricas;
  • definição de personas;
  • presença online.

Além disso, é necessário também estabelecer um padrão de vendas mais consultivas, em que as demandas do cliente sejam o foco. Do mesmo modo, é preciso entregar soluções, serviços e produtos condizentes com as necessidades e dores do público, pois o nível de personalização da oferta hoje faz muita diferença.

Quais são os cuidados necessários ao desenvolver essas estratégias?

Atualmente, o mercado empresarial é bastante amplo. O consumidor moderno tem à sua disposição uma gama variada de propostas, além de acesso fácil e rápido às informações, o que o possibilita fazer pesquisas e pensar bastante antes de qualquer decisão.

Essa realidade precisa ser considerada na hora de desenvolver estratégias de prospecção, de modo que o consumidor tenha acesso fácil e claro à proposta da sua empresa, aos diferenciais dos seus produtos e serviços e, com isso, tenha uma percepção melhor. Na prática, alguns cuidados são necessários na hora de planejar e executar estratégias de prospecção, como:

  • entender as dores e necessidades do consumidor;
  • empregar uma abordagem eficiente, utilizando o canal mais adequado;
  • aprender com os erros e acertos dos concorrentes;
  • definir metas;
  • mensurar resultados;
  • inovar nas propostas;
  • investir nos meios online e no uso inteligente de dados;
  • entregar valor ao consumidor, isso a partir de benefícios, vantagens e diferenciais exclusivos, por exemplo.

Além disso, ao desenvolver uma estratégia de prospecção de clientes a empresa deve entender que o consumidor está mais crítico e exigente, que as suas decisões de compra hoje são mais bem fundamentadas.

Por essa razão, o cliente vai preferir negociar com empresas que passam mais credibilidade e que apresentam sua oferta de maneira clara. Daí a importância de se nutrir bem o lead e auxiliá-lo no processo de decisão.

Como buscar novos clientes com a solução da Serasa Experian?

Com apoio da solução Prospectar Clientes da Serasa Experian, sua empresa é capaz de montar, em poucos cliques e etapas, a partir de filtros exclusivos, uma lista personalizada para buscar novos consumidores.

Essa lista é formulada com base em características aderentes aos produtos e serviços com os quais o seu negócio trabalha, o que otimiza bastante as abordagens do marketing e o nível de personalização das interações, por exemplo. Nesse sentido, a solução permite que você defina o público (empresas ou pessoas físicas) e determine o número de registros que deseja adquirir — levando em conta a estratégia do seu negócio e o capital disponível para esse tipo de investimento.

Além disso, os filtros estratégicos disponíveis na ferramenta ajudam você a definir e atingir com ainda mais precisão o perfil do público que deseja prospectar. Por exemplo, o Prospecção de Clientes segmenta a seleção a partir de variáveis como:

  • estado, cidade, bairro ou até um raio específico de abrangência;
  • sexo;
  • faixa etária;
  • score de crédito;
  • estado civil;
  • poder aquisitivo;
  • risco de inadimplência;

No caso da formulação de listas compostos por empresas, a ferramenta permite não só a segmentação quanto a localização, de acordo com características como:

  • ramo de atuação (CNAE);
  • porte da empresa;
  • faturamento presumido;
  • tempo de mercado.

Quais as vantagens do Prospecção de Clientes?

Além de todos os pontos positivos já mencionados ao longo deste artigo, convém destacarmos outros diferenciais. Confira!

Amplitude da base de dados

Com essa solução, a sua empresa poderá criar listas de prospecção com uma amplitude bastante grande. Para se ter ideia, a base é retirada da Receita Federal, a qual conta com registros de mais de 218 milhões de pessoas e 38,5 milhões de empresas (ativas e inativas).

Conveniência para acessar o conteúdo

As listas podem ser geradas e baixadas de forma prática, via internet, sem qualquer dificuldade pelo usuário. Essa possibilidade traz muita comodidade no acesso aos dados, eliminando, por exemplo, a necessidade de se buscar registros em diferentes localidades e repositórios.

Flexibilidade dos custos

A cobrança pelo uso do Prospecção de Clientes é realizada por meio de cartão de crédito ou boleto, sem qualquer dor de cabeça. A grande vantagem é a flexibilidade nos custos, já que o usuário pode definir a quantidade de registros que deseja ter em sua lista e, com isso, o valor a ser investido na aquisição. Por fim, se a necessidade do seu negócio é buscar novos clientes de forma mais ágil, precisa e econômica, a Serasa Experian tem a solução ideal.

Como vimos, o Prospecção de Clientes é uma solução completa, que se apoia na inteligência dos dados e na maior base de informações de consumidores e empresas do país. Esse é um recurso para oferecer amplitude, alto grau de segmentação, segurança e precisão nas buscas, fatores extremamente importantes para a formulação de listas de prospecção realmente úteis para as estratégias do seu negócio.

Então, quer aumentar a performance do seu negócio prospectando clientes de forma precisa e eficaz? Entre em contato conosco e descubra os diferenciais das soluções Serasa Experian!

Publicada em 25/11/2019 - Fonte: Serasa Experian
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