Como desenvolver uma base de contatos para prospecção?

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base de contatos

Quando se trata de impulsionar a prospecção e o crescimento de um negócio, muitas empresas conhecem a importância de se ter uma boa base de contatos para promover novos conteúdos e produtos e, assim, fechar mais vendas de forma efetiva.

Nesse ponto, algumas instituições esbarram na alternativa de comprar listas de leads, o que não costuma trazer bons resultados. Se dedicar à construção da sua própria carteira de clientes pode ser mais trabalhoso, no entanto, essa é a melhor saída. Isso porque você garante um conjunto de contatos de pessoas realmente interessadas no que sua empresa tem a oferecer.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para orientar você sobre os benefícios de criar sua própria base de contatos qualificada e como fazer isso, com o auxílio de ferramentas e boas práticas. Continue a leitura e saiba mais!

Por que você precisa de uma base de dados qualificada?

Contar com uma base de contatos consolidada e qualificada impacta positivamente o desempenho de um negócio praticamente em todas as suas áreas. Especialmente para as vendas e o marketing, esse recurso ajuda gestores e profissionais a desenhar ações de divulgação e prospecção certeiras e mais produtivas.

Isso acontece porque o próprio banco de dados já fornece informações-chave para o desenvolvimento de campanhas focadas para o público-alvo, trazendo um melhor retorno. Veja as principais vantagens de se investir nessa empreitada:

  • ter a oportunidade para atrair novos clientes;
  • saber como se comunicar com clientes em potencial de forma personalizada, a partir de segmentações importantes;
  • ampliar a carteira e atingir clientes de outras localidades;
  • encurtar o ciclo de vendas ao entregar conteúdo relevante, estudar e estimular leads;
  • aumentar a produtividade e a eficácia do time de vendas, pois ele tem a chance de trabalhar com leads mais preparados e no momento certo de compra;
  • melhorar o relacionamento com o cliente e a retenção, por conta da construção de autoridade e confiança via entrega de conteúdos relevantes.

Como montar uma base de dados qualificada?

Agora que você está convencido de que ter sua própria base de contatos e investir na sua construção são medidas importantes para o crescimento do seu negócio, vamos explicar como você pode começar a desenvolvê-la. Isso é possível por meio da implementação de uma série de ações, online e offline, que guiarão a empresa a ter uma lista de leads verdadeiramente qualificada. Entenda melhor a seguir:

Ações offline

O mundo online oferece um milhão de oportunidades de levantar contatos de leads, muitos que nem mesmo conheciam seu negócio antes. Contudo, não podemos ignorar estratégias válidas de captar dados de modo offline. Por exemplo, se a empresa participa de eventos, é possível gerar fichas de cadastros e pedir as informações básicas dos interessados como nome e e-mail.

Além disso, empresas podem se beneficiar ao fazer parcerias com outros empreendimentos. Se seu negócio fornece produtos para um restaurante e, para isso, tem uma transportadora como parceira, pode negociar com esse fornecedor para entrar em contato com outros de seus clientes e, assim, prospectar outros estabelecimentos.

Ações online

São várias as táticas de marketing digital que podem ser adotadas para captar leads. Você pode apostar em:

  • produção de conteúdo: crie um blog ou um canal online para postar conteúdos que eduquem seu cliente. Desenvolver materiais ricos e gratuitos, como e-books, webinars e guias também é uma ótima ideia para passar conhecimentos para o lead e garantir que ele se sinta mais confiante em sua decisão de compra;
  • criação de landing pages: trata-se de uma página desenhada especificamente para a conversão, com um design que permite que um lead deixe seu contato para conseguir baixar um voucher, e-book ou algum material do tipo;
  • cupons de desconto ou sorteio: são tipos de promoção que dão certo na hora de atrair pessoas interessadas no seu produto. Para participar ou ganhar o bônus, elas têm que se cadastrar e deixar seu contato, enriquecendo a base;
  • ofertas de contato: são links para o site da empresa nos quais o cliente pode solicitar coisas específicas como um orçamento, uma avaliação ou uma demonstração;
  • redes sociais: por meio dos canais nas mídias sociais, a empresa potencializa a divulgação de suas postagens e suas landing pages, fazendo com que estas atinjam um número maior de pessoas.

Qual a importância da segmentação da base de dados?

Quando a empresa conseguir aumentar sua base de contatos, é essencial estudar a fundo esses leads e buscar maneiras de classificá-los de acordo com: seus interesses, etapa do funil etc — a fim de tratar cada grupo de forma diferenciada e humanizada, customizando o conteúdo e as ofertas de acordo com suas necessidades.

Segmentar a base de contatos será fundamental para otimizar as conversões, colaborando para o aumento da satisfação e da fidelização. Pode-se fazer isso levando em conta critérios como:

  • região: estado ou parte do país onde moram, o que revela mais sobre seus hábitos de compra e preferências;
  • interesse: ao analisar o histórico de compras do cliente, percebe-se seu grau de interesse sobre certos produtos e serviços e, com isso, é mais fácil enviar ofertas certeiras;
  • gostos e estilos: separa contatos de acordo com suas preferências e desejos, atraindo a atenção de quem realmente gosta do que será ofertado;
  • datas sazonais: divide pessoas pensando no mês do aniversário ou datas que elas costumam comprar mais, como Black Friday;
  • tempo de cadastro: possibilita criar uma régua de relacionamento, que permite que mensagens e ofertas sejam enviadas considerando o tempo de contato que a pessoa tem com a empresa.

Como a Serasa Experian pode ajudar a construir sua base de contatos?

A Serasa Experian possui um portfólio rico de soluções para dar suporte a empresários ao longo do processo de desenvolvimento e validação da sua base de contatos. Aqui, podemos destacar:

  • Lista Online: oferece filtros exclusivos para guiar a empresa a criar uma lista personalizada que a auxilie a encontrar novos clientes, conforme as características do seu negócio;
  • Infobusca: por meio de uma navegação dinâmica, essa solução permite identificar e localizar empresas e consumidores, além de possibilitar também a consulta de dados, o histórico e informações exclusivas do contatos, para que a empresa possa vender mais e com segurança;
  • Confirmação Cadastral: viabiliza a validação de dados para a construção de uma base de contatos corretos e atualizados, o que é crucial para reduzir riscos e ter sucesso com a prospecção e as estratégias de marketing.

Investir na criação da sua base de contatos sólida, apesar de ser uma iniciativa trabalhosa, compensa e funciona de fato. Ao se empenhar nisso, você entende como enviar a mensagem certa para um lead que de verdade deseja ou necessita comprar o que você oferta. Dessa maneira, você não perde tempo nem dinheiro e ainda potencializa os resultados da sua prospecção, bem como o relacionamento com seu público.

Achou este post interessante? Se sim, confira nossa planilha de prospecção de clientes para se organizar melhor e aperfeiçoar o desempenho de suas vendas!

Publicada em 24/02/2020 - Fonte: Serasa Experian
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