Na rotina das pequenas e médias empresas, ter uma boa organização financeira é fundamental. E para isso, controlar o fluxo de caixa é o primeiro passo para não deixar que nada desequilibre as contas do seu negócio. É a partir da planilha de fluxo de caixa que os empreendedores conseguem apurar e projetar o saldo disponível para ter capital de giro, cobrir eventuais gastos ou até mesmo aplicar em melhorias, lançamentos de novos produtos ou rentabilização.

O princípio básico da planilha de fluxo de caixa é registrar todos os recebimentos (vendas à vista e a prazo), pagamentos (compras, despesas etc.) e previsões (o que você poderá receber e o que já sabe que deverá pagar).

É possível que, de início, você encontre alguma dificuldade no preenchimento do fluxo de caixa. Mas quanto antes você colocar isso em prática, mais rapidamente verá como esse tipo de controle pode ajudar na tomada de decisões. Afinal, com a planilha, dá para prever a entrada e saída de recursos e, assim, avaliar suas ações com base nos números registrados.

Disponibilidade de caixa e liquidez da empresa

Com a planilha de fluxo de caixa, as PMEs conseguem ter uma visão do presente e do futuro, podendo avaliar de forma mais clara a disponibilidade de caixa e a liquidez da empresa. São informações que ajudam os empreendedores a, por exemplo:

  • Antecipar decisões como a redução de despesas sem o comprometimento do lucro;
  • Planejar de investimentos, como promoções para liquidar o estoque;
  • Avaliar se será preciso fazer algum tipo de empréstimo;
  • Observar possíveis dificuldades financeiras possam ser evitadas ou minimizadas.

Então aproveite a nossa planilha gratuita para conhecer a origem e o destino de todo o dinheiro movimentado no dia a dia de sua empresa. Veja o que está entrando e saindo do seu fluxo de caixa para fazer com que o seu negócio continue no rumo do sucesso.